top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Rifle Gilboa Snake: O AR15 cano duplo


Heje vamos conhecer a Gilboa Snake, versão israelense da AR15 só que com um grande diferencial: cano duplo. Dando a está moderna arma um enorme poder de fogo e potêncial de combate. Nesta matéria vamos ver o  desenvolvimento, estrutura desta magnifica arma que sem dúvida é perfeita para o cenário urbano atual em todo o globo.


Estrutura e funcionamento


Tipo: Fuzil de assalto Gilboa Snake

País de Origem: Israel

Empresa: Silver Shadow

Criador: Amos Golan

Cartucho: 5,56 x 45 NATO, 223 Remington

Tipo de ação: fogo seletivo

Comprimento total: 800mm

Comprimento dobrado: 495mm

Comprimento do cano: 241mm

Peso: kg 4,27

Capacidade das magazines: 30 tiros

O rifle Gilboa Snake foi desenvolvido pela empresa israelense Silver Shadow. Originalmente concebido por Amos Golan, CEO da empresa e designer do famoso sistema Cornershot.

Criador Amos Golan, que também desenvolveu a conershot.


Este conceito, anteriormente desenvolvido e testado nos EUA no programa SPIW nas décadas de 50 e 60, exigia uma arma que disparasse várias balas ao mesmo tempo ou em rajadas muito rápidas, para aumentar a probabilidade de acerto e proporcionar incapacidade mais rápida por alvo. Várias espingardas automáticas de canos múltiplos foram desenvolvidas e testadas nos EUA e em outros lugares, mas a Snake Gilboa parece ser o primeiro rifle de assalto tipo cano do mundo a sair de protótipo e atingir o status de produção.


O rifle básico Gilboa Snake é, obviamente, destinado a Forças Especiais militares e policiais, no entanto a Silver Shadow também projetou uma versão civil do rifle Snake, que tem dois gatilhos lado a lado, cada um controlando seu próprio cano, e cada um capaz somente de fogo semiautomático. O rifle Gilboa Snake tem dois canos, montados lado a lado em um único receptor, feito de liga de alumínio. Na versão de fogo seletivo, ambos os barris são conectados a um único bloco de gás com regulador de gás manual.

O único pistão de gás de curso curto corre acima e entre os canos para, simultaneamente e sincronicamente, percorrer dois transportadores de parafuso com parafusos rotativos do tipo M16. Na versão “civil”, cada cano é equipado com seu próprio bloco de gás e pistão independentes. Cada parafuso é projetado para ejetar os casos gastos para o lado, para que o rifle seja ejetado para a direita e para a esquerda através de duas janelas de ejeção simetricamente localizadas.

A versão militar do rifle Gilboa Snake possui um único gatilho e seletor de segurança / fogo de três posições, o que permite “disparos duplos” (um tiro de cada barril simultaneamente por um único gatilho) e fogo automático total (também simultaneamente de cada cano). A munição é alimentada a partir de dois compartimentos do tipo M16, inseridos independentemente em compartimentos de compartimentos gêmeos abaixo do rifle. O rifle Gilboa Snake é equipado com um sistema proprietário de molas de retorno, localizado dentro do receptor superior acima dos porta-cabos, para que possa ser equipado com estoques de ombro desmontáveis ​​e / ou laterais dobráveis ​​de vários projetos. Miras de vários tipos são instaladas usando um trilho Picatinny localizado centralmente que passa acima do receptor. Acessórios adicionais, como luzes táticas, lasers e forros podem ser acoplados ao protetor de mão de 3 trilhos.

Como vimos acima sem dúvida um ótimo equipamento para o cenário urbano. Bem que nossos policiais poderiam contar estas ferramentas em seu arsenal. E também uma ótima ferramenta para se ter para fazer a proteção de sua residência e família não concordam?


Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos


138 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page