top of page
  • Marsurvivor

Stealth Profile: Furtividade e Perfil Baixo para enganar o inimigo - Parte I


Para um sobrevivencialista e combatente urbano é essencial seguir a diretiva do homem cinza, que significa manter um perfil baixo para não chamar atenção, e ser descartado como alvo. Mas dentro da diretiva do homem cinza, existem várias técnicas, e seguimentos para ser uma pessoa preparada, habilidosa e agir de maneira sutil. Uma dessas técnicas de grande importância que vamos abordar hoje é a técnica Stealth Profile (Modo Furtivo).


Desde os antigos ninjas a forças especiais pelo mundo, operativos e até grupos rebeldes conhecem a importância da discrição, e de não ser notado. Imagine um ambiente de tumulto, e quebra quebra você e precisa se afastar sem que os agressores te notem. Ou você está no meio de um cenário com um assassino em massa atirando em todos em um evento, e você precisa se abrigar e locomover sem ser notado, ou ainda sua residência está sendo invadida a noite e você tem que agir antes de chegarem até a sua família. Hoje vamos falar sobre a importância da furtividade no combate urbano.


O que os olhos não veem...


O conceito do homem cinza é a teoria por trás das táticas, técnicas e procedimentos para reduzir a consciência do adversário sobre sua presença ou ações, permitindo que você opere em um ambiente semi-permissivo. Não é apenas tentar ser invisível ou evitar a detecção, porque geralmente é impossível operar dentro dessas restrições. O conceito do homem cinza é basicamente uma extensão do OPSEC (Segurança Operacional), e a técnica Stealth (Furtividade) é uma extensão de ser um homem cinza.


Furtividade é sobre ser capaz de entrar e sair de um lugar sem ser notado, reconhecido ou lembrado. Não é sobre ser invisível, stealth (Furtividade) é a capacidade de se mover secretamente e é realizada através de três princípios: movimento, camuflagem e ocultação. A chave para a furtividade é parecer que você pertence ao ambiente onde está, e se o seu ambiente mudar, você terá que se adaptar a ele, encaixando e se sentindo confortável no ambiente. Ou seja, camuflagem, ocultação e movimento são fluidos e mudam dependendo do ambiente. Saber se ocultar em meio a um tiroteio, e se esconder em meio a uma multidão agressiva. Ou até mesmo, como dito acima, saber se mover sem chamar a atenção, imagine que sua casa foi invadida durante a noite, e você precisa pegar os criminosos antes de chegarem a sua família.


Na natureza, como vemos acima, muitas espécies se utilizam do mimetismo, usando o recurso da camuflagem para sobreviverem. Facilitando para evitar predadores, e até mesmo auxiliando predadores a se aproximarem de sua presa sem serem vistos.


Na humanidade o recurso da furtividade sempre foi considerado uma ótima técnica de guerra. Por volta do século XIV, os ninjas que eram espiões e mercenários no Japão feudal dominava a arte da furtividade. Ninjutsu era uma arte marcial japonesa originalmente usada em espionagem e guerrilha. Se disfarçar para poder ter acesso a locais para cometem assassinatos, obterem informações, fazerem sabotagem entre várias outras coisas. Também aprendiam se mover silenciosamente, e alterar a forma de sua silhueta. Essas mesmas técnicas vemos com forças especiais, e operativos ao redor do mundo. O Mestre Masaaki Hatsumi considerado o último ninja vivo e herói no Japão ensinou suas técnicas de ninjtsu a várias forças militares pelo mundo, inclusive ganhando premiações de três presidentes americanos.



O Grande general chinês Sun Tzu no seculo 544 a.C. - 496 a.C.já ensinava em sua obra "A arte da guerra" que a arte de confundir o inimigo é vencer:



"Quando capaz, finja incapacidade; quando ativo, inatividade. Quando próximo, faça parecer que está muito longe; quando longe, que está próximo. Ofereça ao inimigo uma isca para atraí-lo; finja desordem e o golpeie." É também crucial que na hora de atacar o golpe seja rápido como um raio: "Quando o trovão chega, não há tempo para proteger as orelhas", diz o mestre.


Às vezes, ser invisível é importante, mas isso é extremamente difícil, sendo mais fácil se misturar ao ambiente. Vamos ver abaixo principais técnicas de furtividade que poderá adotar para seu dia a dia.


Clique no Botão abaixo para ler a segunda parte da matéria.






15 visualizações0 comentário
bottom of page