top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Fuzil ASh-12: A Russa para se ter a mão em ambientes fechados


Hoje vamos conhecer o ASh-12 uma arma desenvolvida especificamente para o combate em ambientes fechados (CQB). Pensada para uso em combates urbanos para agentes operacionais de elite esta arma é uma ferramenta que sem dúvida seria muito bem-vinda para segurança residencial para nós combatentes urbanos e sobrevivencialistas. Nesta matéria vamos conhecer o desenvolvimento e estrutura desta russa maravilhosa.  




Desenvolvimento

O ASh-12.7 (АШ-12.7, que significa "Автомат штурмовой 12,7мм" ou "Automatic rifle de assalto, 12,7mm") , é um rifle de combate dedicado a CQB / Urban Operations , ou seja desenvolvida para combate em ambientes fechados, própria para ambientes urbanos desenvolvido pela TsKIB SOO ("Central Design and Research Bureau"), of Sporting and Hunting Arms "), uma subsidiária do KBP Instrument Design Bureau de Tula, Rússia , a pedido do FSB ( Serviço de Segurança Federal ) da Rússia . A arma foi projetada com extremo poder de parada de curto alcance em mente para as unidades de combate urbano do FSB. De acordo com a imprensa russa, o primeiro lote de fuzis ASH-12.7 foi entregue ao FSB no final de 2011.

O ASh-12.7 foi rebatizado como o SHAK-12 em algum momento de 2017. Apesar da renomeação, a arma ainda mantém as marcas "ASH" no lado do receptor. A arma deve ser usada para ambientes de alto risco para aplicação da lei a curto alcance, a fim de evitar danos colaterais em massa a espectadores inocentes ou reféns. Como ele precisa cumprir essas tarefas, o ShAK-12 é feito para munições especiais de grande calibre de câmara para atender a uma variedade de propósitos para várias missões. O fuzil de assalto ShAK-12 tem um layout bullpup, com um receptor de aço estampado e um invólucro de polímero e estoque. Especula-se para usar uma ação de parafuso rotativa operada por gás. Controles de disparo incluem duas alavancas separadas; um seletor de modo de fogo na parte traseira e uma alavanca de segurança ambidestra acima do aperto da pistola.


Existem várias configurações do rifle básico; como um com uma alça de transporte integral e uma versão de topo plano com miras de ferro rebatíveis. Certas variações incluem um trilho picatinny na extremidade dianteira usado para montar lançadores de granadas de múltiplos disparos ou foregrips. Um compensador ou um supressor pode ser conectado ao focinho, o que é visivelmente muito curto na produção de ShAK-12, já que ele não se projeta para fora do receptor.




Estrutura e funcionamento

Tipo: Rifle de Batalha Bullpup

Lugar de origem: Rússia

Em serviço: 2011 – presente

Desenhista: TsKIB SOO

Fabricante: Izhmash

Produzido: 2010 – presente

Peso: 6 kg (13 lb)

Comprimento: 1,020 mm (40 pol)

Cartucho: STs-130 de 12,7 x 55 mm

Calibre: 12,7 mm (0,50 pol)

Ação: Operado a gás

Velocidade: 290-315 m / s

Taxa cíclica: 500 - 750 RPM

Alcance de disparo efetivo: 100 a 300 metros (330 a 980 pés)

Magazine: Compartimento de caixa destacável capacidade 10/20 disparos

Miras: Mira de ferro , trilho Picatinny


O ASh-12.7 é uma arma dedicada de "Combate próximo / urbano" para operações policiais de alto risco, que deve combinar alto poder de parada com penetração limitada e um "alcance perigoso" curto, para evitar danos colaterais a pessoas inocentes ou reféns. Para atingir esses objetivos, os projetistas do fuzil de assalto ASh-12.7 desenvolveram munições especiais de grande calibre, carregadas com uma variedade de balas. A munição para o ASh-12.7 é a caixa de latão sem aro de 12.7 × 55mm, de paredes retas, baseada em .338 Lapua Magnum, originalmente desenvolvida pela mesma organização que desenvolveu o rifle sniper VKS silenciado. O carregamento padrão para o ASh-12.7 é uma bala supersônica leve, com um núcleo de alumínio, exposto na frente e oco na parte traseira e parcialmente fechado em uma jaqueta bimetálica. O cartucho tem um peso de 48,14-76,08 gramas e uma velocidade inicial de 290-315 metros por segundo. Tem várias cargas; leve, pesado e uma carga duplex com duas balas de luz.


Este novo cartucho russo "calibre .50" tem certas semelhanças conceituais com uma família de cartuchos de grande diâmetro desenvolvidos nos EUA para a plataforma AR-15 , como .458 socom , .499 LWR ou .50 Beowulf , embora o russo O cartucho usa um gabinete mais longo e geralmente uma carga de bala mais pesada, seus equivalentes nos EUA geralmente são carregados com balas pesando 19 gramas / 300 gramas ou mais.


O fuzil de assalto ASh-12.7 tem um layout bullpup , com um receptor de aço estampado e um estojo de polímero / estoque. Acredita-se usar uma ação de parafuso rotativa operada por gás. Controles de disparo incluem duas alavancas separadas; um seletor de modo de incêndio (Semi / Auto) na parte traseira e uma segurança ambidestro (Safe / Fire) acima do aperto da pistola. Existem várias configurações do rifle básico. O primeiro possui uma alça de transporte integral com uma visão de dioptria traseira integrada e uma visão frontal dobrável. Um comprimento de trilho Picatinny é instalado na alça de transporte para aceitar várias vistas ópticas. Outra versão que foi observada em algumas fotos apresenta uma configuração "flat top" com um trilho Picatinny em cima do receptor, bem como miras dianteiras e traseiras instaladas em bases dobráveis. Outras variações têm um trilho Picatinny abaixo do final ou um lançador de granadas de 40mm. Dispositivos de focinho incluem um freio de boca ou um supressor rapidamente destacável. O equipamento da polícia russa com os avançados rifles de assalto ShAK-12 está em andamento.




Munição:

A munição que o ShAK-12 utiliza baseia-se na munição de 12,7 × 55 mm usada pelo rifle sniper VKS , também desenvolvido pela TsKIB SOO. Ele usa uma caixa de latão sem aro de paredes retas. A carga padrão para o ShAK-12 é uma bala supersônica leve, com um núcleo de alumínio, exposto na frente e oco na parte traseira, parcialmente fechado em uma jaqueta bimetálica. O cartucho tem um peso de 48,14-76,08 gramas e uma velocidade inicial de 290-315 metros por segundo. Tem várias cargas; cargas leves, cargas pesadas e até mesmo uma carga duplex.

As várias cargas para o ShAK-12. Da esquerda para a direita: carga leve, carga duplex, carga pesada, carga perfurante.


12,7x55mm Легкая Пуля ( Legkaya Puleya (LP)> "Bala Leve") [Peso de bala: 7 gramas (108 grões)] Bala de chumbo sabotada supersônica leve com um núcleo de alumínio;


12,7x55mm Тяжелая Пуля ( Tyazhelaya Pulya (TP)> "Bala Pesada") [Peso de Bala: 33 gramas (509 grãos)] Bala de chumbo subsônica pesada;


12,7x55mm Двухпульный ( Dvukhpul'niy (DP)> "Duplo-Marcado", "Bala Duplex") [Peso de bala: 17 gramas (262 grãos) cada] Duas balas carregadas em linha;


12,7x55mm ронебойная Пуля ( Broneboynaya Pulya (BP)> "Bala perfurante de armadura") [Peso de bala: 18 gramas (277 grãos)] Bala de chumbo com um núcleo perfurante.


Com certeza o ShAK-12 seria uma ótima aquisição para nossos policiais que muitas vezes entram em ambientes de pouco espaço com movimentação limitada como favelas  do Rio por exemplo. E também para nós sobrevivencialistas essa russa seria uma ferramenta e tanto para protegermos a nossa residência e a nossas famílias. 


Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page