top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Brasil Atual: Nunca foi tão necessário se tornar um Homem Cinza - Parte II


Nesta postagem vamos continuar a falar sobre as técnicas da Diretiva Homem Cinza e como aplicar em seu dia a dia. Seja em tempos de paz ou de crise. Para ver a primeira parte da matéria clique aqui.


Você deve adotar um estilo de vida de homem cinza?

É possível viver como um Homem Cinza ou é melhor tratá-lo como um alter ego? Só você pode determinar o que é melhor para você e sua situação, no entanto, aqui estão algumas coisas a considerar.


O propósito do Homem Cinza é passar despercebido. Como um alter ego, ser capaz de entrar e sair de uma persona do Homem Cinza permite muito mais liberdade para viver e aproveitar sua vida. Afinal, o propósito da Diretiva Homem Cinza é passar por uma situação para que você possa sair são e salvo em outro lugar.


Viver como o Homem Cinza como um estilo de vida em tempo integral é muito mais difícil e restritivo. Sua presença será notada em algum momento por alguém, a menos que você esteja em constante movimento ou bem escondido. Isso também não permite muita vida ou muita personalidade.


Sendo o homem cinza em seu ambiente doméstico

Embora você não precise ser um Homem Cinza em tempo integral, há momentos em que entrar no seu alter ego é útil mesmo em circunstâncias normais. Aqui estão algumas maneiras de usar as habilidades do Homem Cinzento em seu ambiente doméstico.


  • Não conte a ninguém sobre suas preparações, planos ou opiniões políticas;

  • Durante uma crise, aja como todo mundo. Compartilhe suas mesmas preocupações sobre coisas como suprimentos e falta de energia. Aja como se estivesse na mesma situação. Não deixe que eles saibam que você tem preparativos;

  • Se faltar energia, não mostre sinais óbvios de eletricidade em sua casa, mantenha as janelas escuras à noite e não ligue o gerador onde possam ouvir. Ou não continue a operar o gerador quando todos os outros ficarem sem combustível;

  • Não faça churrasco quando os suprimentos de comida estiverem baixos, a menos que você queira compartilhar ou ter seus suprimentos levados;

  • Cuidado com o que você compartilha nas redes sociais. As pessoas tendem a se lembrar de quem tem comida armazenada, especialmente quando ficam sem seus próprios suprimentos.


Como Praticar as Habilidades do Homem Cinzento


A maneira mais fácil de começar é observando as pessoas.


  • Vá a lugares diferentes com diferentes tipos de pessoas. Pense em shoppings, eventos esportivos, arrecadações de fundos, diferentes tipos de bares e restaurantes. Vá a lugares que você costuma ir e lugares que não são familiares para você.

  • Observe as pessoas que você vê. O que eles têm em comum? O que os faz se misturar? Olhe para os grupos amplos, como fãs de esportes em camisetas ou empresários em ternos, famílias com crianças e diferentes faixas etárias. Que tipos de pessoas você espera ver lá e quem se destaca inesperadamente?

  • O que eles vestem? Procure diferentes grupos de roupas, como roupas casuais, roupas de escritório, uniformes e roupas caras versus roupas baratas.

  • Qual é a temperatura emocional geral do grupo? Eles estão cansados ​​e frustrados durante a hora do rush? Eles estão com pressa no supermercado? Se divertindo em um jogo de bola?

  • Observe as pessoas que chamam sua atenção e por quê. Foi sua aparência, ações ou uma combinação de várias coisas? Além disso, dê uma segunda olhada nas pessoas que você olha sem perceber. Por que eles são menos interessantes para você? Existe alguma maneira de incorporar isso à sua persona do Homem Cinza?


O que faz um bom disfarce de Homem Cinzento?

Provavelmente, você pode se deparar com certas circunstâncias em que sua aparência atual simplesmente não funciona. Você pode modificar rapidamente sua aparência para se adequar ao grupo? Às vezes, passar despercebido pode exigir uma mudança rápida de disfarce.


  • Crie suas próprias roupas de Homem Cinza para diferentes lugares. O clássico moletom cinza pode funcionar bem para um corredor em clima frio, mas ficaria deslocado em uma praia de verão;

  • Se você estiver com pouco dinheiro, confira os brechós. É uma maneira barata de conseguir de tudo, desde roupas casuais a ternos e vestidos, sem falar nas roupas que você pode alterar facilmente para uma troca rápida de roupa também. Experimente looks diferentes em lugares diferentes.


Mude sua linguagem corporal

Há mais do que apenas roupas ou trajes. Observe qualquer maneirismo ou comportamento que chame a atenção. Observe como se sente quando você está em um lugar confortável para você versus um lugar desconhecido. Pratique acalmar suas próprias emoções enquanto combina sua expressão facial geral com a multidão. Muito nervosismo desaparece com a prática.


Experimente suas habilidades de Homem Cinzento. Vá ao supermercado ou à biblioteca e pratique seu comportamento habitual e seu disfarce de Homem Cinzento. Fique à vontade para alternar para frente e para trás para que você possa entrar em sua persona instantaneamente. Como qualquer outra habilidade, requer prática e repetição. Se alguém notar você, reserve alguns minutos e descubra o porquê. Faça os ajustes e tente novamente.


Se você continuar tendo problemas, peça a um amigo de confiança para acompanhá-lo e dizer o que você está fazendo para chamar a atenção. Todos nós temos diferentes linguagens corporais e hábitos que são óbvios para os outros, mas invisíveis para nós mesmos.


As habilidades do Homem Cinza são uma parte importante do conjunto de habilidades de sobrevivência de qualquer pessoa. Ficar despercebido e ser capaz de se misturar com a multidão pode manter você, sua família e seus suprimentos seguros e protegidos tanto em tempos de paz quanto no tempo de crise.


Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca. Semper fi.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos


E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva a tudo e a todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page