top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Brasil Atual: Nunca foi tão necessário se tornar um Homem Cinza - Parte I

Atualizado: 5 de jan. de 2023



Políticas de liberação de drogas, desarmamento, desencarceramento em massa, prisão por crime de opinião. Bem vindo ao Brasil 2023! O sobrevivencialismo nunca foi tão importante como o presente cenário. Em uma situação de sobrevivência, passar despercebido pode ajudar muito a mantê-lo seguro. As habilidades do Homem Cinzento não apenas protegem você em multidões, mas quando praticadas estrategicamente, ajudam a manter você, sua família e seus suprimentos.


Nesta postagem em especial vamos falar um pouco mais sobre a Diretiva Homem Cinza. Conceito, técnicas, aplicação.



O que é a Diretiva Homem Cinza?

É a capacidade de se misturar à multidão e ser facilmente ignorada, despercebida e esquecida. É usado para proteção pessoal e para permitir que você se mova livremente em ambientes difíceis. É um método de camuflagem e disfarce urbano que pode ser usado com ou sem adereços adicionais.


Por que ser um homem cinza?

Existem muitas situações diferentes nas quais você pode não querer chamar a atenção para si mesmo. Em uma situação de crise ou sobrevivência, se for óbvio que você tem suprimentos ou ferramentas, alguém pode querer tirá-los de você.


Como ser um homem cinza?

Ser um Homem Cinzento é um comportamento humano instintivo. Todo mundo já fez isso uma vez ou outra, mesmo sem perceber. Pense em como você age instintivamente quando quer evitar alguém. Você desvia o olhar e, em seguida, tenta acalmar sua mente e atrair sua energia e emoções enquanto suaviza seu rosto em uma expressão branda. Sem fazer nenhum movimento brusco, você gradualmente se afasta e caminha calma e firmemente em uma direção diferente, talvez até usando outras pessoas na loja entre você e quem você deseja evitar ser percebido. Movimento súbito, som, movimento, ações e emoções de transmissão, são todas projetadas para atrair a atenção. Na Diretiva Homem Cinza você faz o oposto. Desenvolver as habilidades do Homem Cinza pode ajudá-lo a permanecer despercebido e seguro em situações potencialmente perigosas.


Tornando-se Invisível

A chave para se tornar invisível é passar despercebido. A melhor maneira de passar despercebido é se parecer com todo mundo. Para se misturar com a multidão, vista-se como um membro comum do grupo. Dependendo de onde você estiver, isso pode mudar. As roupas que você usa para ir à igreja são diferentes das roupas que você usaria para trabalhar ou ir a um bar.


Evite cores brilhantes. Cores vivas como vermelho, laranja e amarelo tendem a chamar mais a atenção. Aposte em cores mais neutras. Além disso, preste atenção aos acessórios. Remova ou cubra jóias ou relógios caros.


Evite também equipamentos táticos. Mantenha todas as armas bem escondidas. Conheça bem a sua área e a cultura local antes de confiar em uma moda específica.



Em situação de Crise

Em uma situação de crise, quando a comida é escassa, os cheiros de comida e de fogueira podem fazer com que outras pessoas saibam que você tem acesso a comida. O mesmo pode ser dito para o odor corporal. Estar muito limpo em uma situação de crise alerta os outros para o fato de que você tem suprimentos.


Habilidades de sobrevivência do homem cinza

  • Fique quieto Não fale com ninguém, a menos que seja necessário. Mesmo assim, mantenha-o curto e simples;

  • Conheça sua localidade e os costumes e maneiras da área,o que vai passar despercebido e o que não vai;

  • Esteja também ciente de quaisquer outros sons que você possa estar fazendo;

  • Altere o toque do seu telefone para algo normal, sem toque chamativo;

  • Seus sapatos fazem barulho? Você tem moedas ou chaves no bolso? Quanto mais quieto você estiver fisicamente, mais fácil será passar despercebido. Isso é especialmente útil ao se mover no escuro.


Como passar por uma multidão sem ser notado

  • Caminhe na mesma velocidade que a maioria da multidão. Não corra a menos que todos estejam correndo;

  • Mova-se calmamente como se soubesse para onde está indo (mesmo que não saiba).

  • Se precisar ir em uma direção diferente, abra caminho lentamente no meio da multidão na direção que deseja ir. Evite cortar a multidão em ângulos agudos;

  • Se um grupo de pessoas se separar na direção que você deseja, mova-se com eles, ficando longe o suficiente para evitar sua atenção, mas perto o suficiente para que os outros pensem que você está com eles;

  • Observe o comportamento das pessoas ao seu redor. Aja de acordo ao comportamento deles. Se você sente que não se encaixa, aja como se fosse. Aja como se você pertencesse ao meio. Um pouco de tédio chama menos atenção do que o nervosismo. É uma questão de confiança. Deixe de lado suas inseguranças pessoais no momento e lembre-se de que você está apenas procurando se misturar, não se juntar ao grupo deles. Isso tira a pressão e coloca seu foco onde você quer (em não ser notado).


Monitore suas emoções

  • Torne-se consciente de sua própria energia e níveis emocionais. Você está se sentindo estressado, com raiva, frustrado, com medo? As emoções chamam a atenção. Aprenda a mudar sua vibração emocional e reduza-a um pouco ou libere-a completamente;

  • Observe o humor das pessoas. Você não quer ser a única pessoa calma na rua depois de uma explosão.


Escaneando seu ambiente

  • Esteja ciente de seu entorno, mas faça isso discretamente, pois se você se virar de repente e olhar para alguma coisa, os outros vão perceber e olhar para lá também. Não encontrando nada, eles olharão para você e se perguntarão o que você viu ou ficarão irritados com você por fazê-los olhar. Em qualquer caso, é mais provável que eles se lembrem de você;

  • Ao escanear seus arredores, aja casualmente. Use sua visão periférica. Em vez de mover a cabeça, mova os olhos. Além disso, aproveite as superfícies reflexivas ao seu redor, como janelas de vidro ou vitrines. Se for de dia, use óculos escuros para esconder os olhos;

  • Evite contato visual. As pessoas são mais propensas a se lembrar de alguém que as olha nos olhos;

  • Não olhe para a cabeça de uma pessoa, mesmo que esteja andando atrás dela. Em vez disso, olhe para os ombros ou para além deles. As pessoas tendem a sentir quando alguém está olhando para sua cabeça. É mais provável chamar a atenção deles;

  • Esteja ciente de possíveis problemas. Esteja atento ao humor da multidão e a qualquer perturbação em potencial ao seu redor. Evite confrontos ou possíveis problemas. Se notar alguma perturbação, identificar uma ameaça em potencial ou se sentir desconfortável, não tenha medo de atravessar a rua, virar a esquina ou entrar em uma loja se necessário.


Clique no botão abaixo para continuar na Parte 2 da matéria


44 visualizações0 comentário
bottom of page