top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Stealth Profile: Furtividade e Perfil Baixo para enganar o inimigo


Para um sobrevivencialista e combatente urbano é essencial seguir a diretiva do homem cinza, que significa manter um perfil baixo para não chamar atenção, e ser descartado como alvo. Mas dentro da diretiva do homem cinza, existem várias técnicas, e seguimentos para ser uma pessoa preparada, habilidosa e agir de maneira sutil. Uma dessas técnicas de grande importância que vamos abordar hoje é a técnica Stealth Profile (Modo Furtivo). Desde os antigos ninjas a forças especiais pelo mundo, operativos e até grupos rebeldes conhecem a importância da discrição, e de não ser notado. Imagine um ambiente de tumulto, e quebra quebra você e precisa se afastar sem que os agressores te notem. Ou você está no meio de um cenário com um assassino em massa atirando em todos em um evento, e você precisa se abrigar e locomover sem ser notado, ou ainda sua residência está sendo invadida a noite e você tem que agir antes de chegarem até a sua família. Hoje vamos falar sobre a importância da furtividade no combate urbano.

Observação importante: As informações presentes nesta matéria são para o público maior de 18 anos, para fins de conhecimento didático, e treinamento combativo baseado na legítima defesa e estrito comprimento legal que estão em nossa constituição e Código Penal. O uso indevido dessas informações, bem como suas consequências é de responsabilidade única e exclusivamente de quem praticar e desobedecer a lei. Então use o cérebro.

Depois de ler a mensagem acima podem iniciar a leitura do artigo abaixo:

Mais rápido, mais eficiente, mais letal



2. O que os olhos não veem...





O conceito do homem cinza é a teoria por trás das táticas, técnicas e procedimentos para reduzir a consciência do adversário sobre sua presença ou ações, permitindo que você opere em um ambiente semi-permissivo. Não é apenas tentar ser invisível ou evitar a detecção, porque geralmente é impossível operar dentro dessas restrições. O conceito do homem cinza é basicamente uma extensão do OPSEC (Segurança Operacional), e a técnica Stealth (Furtividade) é uma extensão de ser um homem cinza. Furtividade é sobre ser capaz de entrar e sair de um lugar sem ser notado, reconhecido ou lembrado. Não é sobre ser invisível, stealth (Furtividade) é a capacidade de se mover secretamente e é realizada através de três princípios: movimento, camuflagem e ocultação. A chave para a furtividade é parecer que você pertence ao ambiente onde está, e se o seu ambiente mudar, você terá que se adaptar a ele, encaixando e se sentindo confortável no ambiente. Ou seja, camuflagem, ocultação e movimento são fluidos e mudam dependendo do ambiente. Saber se ocultar em meio a um tiroteio, e se esconder em meio a uma multidão agressiva. Ou até mesmo, como dito acima, saber se mover sem chamar a atenção, imagine que sua casa foi invadida durante a noite, e você precisa pegar os criminosos antes de chegarem a sua família.


Na natureza, como vemos acima, muitas espécies se utilizam do mimetismo, usando o recurso da camuflagem para sobreviverem. Facilitando para evitar predadores, e até mesmo auxiliando predadores a se aproximarem de sua presa sem serem vistos.



Na humanidade o recurso da furtividade sempre foi considerado uma ótima técnica de guerra. Por volta do século XIV, os ninjas que eram espiões e mercenários no Japão feudal dominava a arte da furtividade. Ninjutsu era uma arte marcial japonesa originalmente usada em espionagem e guerrilha. Se disfarçar para poder ter acesso a locais para cometem assassinatos, obterem informações, fazerem sabotagem entre várias outras coisas. Também aprendiam se mover silenciosamente, e alterar a forma de sua silhueta. Essas mesmas técnicas vemos com forças especiais, e operativos ao redor do mundo. O Mestre Masaaki Hatsumi considerado o último ninja vivo e herói no Japão ensinou suas técnicas de ninjtsu a várias forças militares pelo mundo, inclusive ganhando premiações de três presidentes americanos.

O Grande general chinês Sun Tzu no seculo 544 a.C. - 496 a.C.já ensinava em sua obra "A arte da guerra" que a arte de confundir o inimigo é vencer:


"Quando capaz, finja incapacidade; quando ativo, inatividade. Quando próximo, faça parecer que está muito longe; quando longe, que está próximo. Ofereça ao inimigo uma isca para atraí-lo; finja desordem e o golpeie." É também crucial que na hora de atacar o golpe seja rápido como um raio: "Quando o trovão chega, não há tempo para proteger as orelhas", diz o mestre.


Às vezes, ser invisível é importante, mas isso é extremamente difícil ao tentar sobreviver, sendo mais fácil se misturar ao ambiente. Vamos ver abaixo principais técnicas de furtividade que poderá adotar para seu dia a dia.



Como se tornar invisível?

Como dito acima, a técnica da furtividade é a arte de permanecer sem ser detectado, a arte de ser "invisível". Para ser "invisível", os ninjas entendiam como a presença de uma pessoa é detectada. Eles aprendiam a enganar o sentido de visão, e audição do inimigo. Os ninjas aprendiam até mesmo evitar ser detectado pelo olfato do cão no local onde invadiam.


Veja algumas técnicas que podem ser aprendidas e treinadas para melhorar a sua furtividade.


Visão: Para entender melhor como a visão detecta a presença de outra pessoa, vamos fingir que está escuro. A primeira maneira de detectar a presença de uma pessoa no escuro é o movimento. O segundo caminho é a sombra, ou o contorno da silhueta de uma pessoa. Por último é a cor porque a escuridão inibe a detecção de cor. Entendendo este conceito, você também será capaz de enxergar no escuro, ou mais precisamente, você será capaz de detectar a presença de alguém no escuro. Os olhos vêem essas coisas na seguinte ordem: Movimento, silhueta e cor.


Em seguida, quando ouvimos um barulho, nossos olhos tendem a procurar a perturbação no nível dos nossos olhos. Muito raramente nossos olhos olham para cima ou para baixo para procurar a causa do ruído.


Para evitar a detecção, diminua o seu movimento quando se esgueirar no escuro. Se alguém estiver de frente para você, pare de se mover. Misture-se com a silhueta dos elementos naturais do ambiente (árvores, pedras enormes, móveis). Seus olhos serão enganados e ele não o verá. A menos, claro, que haja luz o suficiente para ver cores. Esconda-se na parte mais escura das sombras enquanto se esgueira e se esconde atrás de objetos e se agacha para parecer pequeno. Esteja ciente das fontes de luz, você não quer ficar na frente de uma lâmpada e mostrar sua sombra em movimento. Lembre-se: Os olhos veem movimento primeiro.



Audição: A capacidade auditiva varia de pessoa para pessoa, porém uma coisa é certa: Quando ouvimos algo desconhecido, isso naturalmente desperta nossa curiosidade. Você pode aproveitar as distrações para fazer pequenos movimentos em direção ao seu destino. Por exemplo, espere um ônibus barulhento passar antes de entrar em uma lixeira ou sincronizar uma janela com uma sirene alta. Se você precisa entrar em um prédio, escolha uma porta perto de um condensador barulhento.


Esses preparativos podem levar um pouco mais de tempo para serem executados, mas esses poucos momentos de paciência garantirão que suas atividades passem despercebidas e possam salvar sua vida. Um avião que passa pode cobrir o som de passos. Aproveite para se mover mais rápido. Não faça isso se alguém estiver diretamente de frente para você, seu movimento será notado.


Se você precisar andar apenas a uma curta distância sobre superfícies barulhentas, coloque um pedaço de pano sobre a superfície para andar. O pano abafará a maior parte do ruído.


Enquanto se movia no escuro, você acidentalmente fez algum barulho. A curiosidade do guarda vai garantir que ele investigue a origem do ruído.


Olfato: Isso é de conhecimento comum para os caçadores. Certifique-se que o vento está soprando seu perfume longe do cão (não para), quando se esgueirando ao redor. O cheiro é um grande gatilho de memória, por isso, ao tentar misturar, tente não ter um cheiro perceptível em você.


Presença: Quando alguém olha para você, eles fazem uma varredura subconsciente de sua aparência e a arquivam rapidamente. Eles percebem os traços gerais de como você está e não necessariamente os detalhes. São esses traços amplos que você quer manipular ou diminuir.


Como você pode ver, você pode mudar algumas vezes os detalhes de alguém um pouco e as pessoas não perceberão isso mesmo se você estiver no meio de uma discussão com você. Ao manipular as principais coisas que as pessoas percebem, você pode manipular o quanto elas prestam atenção a você.


Como se move: Conhecer a paisagem local pode ser uma vantagem tremenda, pois quanto melhor você conhecer as ruas e pontos de referência locais, melhor será capaz de navegar e alterar sua rota para evitar áreas problemáticas. Ao mover-se, apareça o máximo possível para acompanhar o fluxo, caminhando com propósito, mas não com urgência. Qualquer movimento rápido chamará atenção para você e levantará suspeitas sobre seus motivos. A menos que isso impeça sua própria segurança, sempre pareça seguir o rebanho.


Agir como a multidão: Há muitas vantagens em se misturar à multidão quando ocorre um desastre. Para começar, ao não chamar a atenção para si mesmo, você será capaz de se mover mais rápida e facilmente através da multidão sem alertar os outros para o fato de que você está preparado para lidar com a situação. Além disso, misturando-se e parecendo estar entre os despreparados, é menos provável que você se torne um alvo daqueles em desespero que podem tentar tirar seu equipamento de sobrevivência da sua força. Se você precisa se separar da multidão, tente sair ao lado de um pequeno grupo de pessoas, mantendo distância suficiente para que eles saibam que você não está com eles, mas perto o suficiente para que você não pareça estar sozinho, o que torna você parece menos vulnerável.

Aja de acordo ao ambiente: Se você é a única em pé quando todos os outros estão sentados em uma mesa, você será notado. Se você está em uma biblioteca onde todos estão estudando e você está comendo um sanduíche, você será notado. Assim como sua roupa, tente fazer um inventário rápido do que a pessoa do ambiente onde quer se misturar estão fazendo e faça isso.


É a mesma coisa que quando você viaja. Se você andar por aí parecendo um turista, pode chamar a atenção de criminosos. Eles podem dizer não apenas por onde você vai e o que você faz, mas por quanto tempo você olha para algo ou como você está continuamente escaneando a área porque você não sabe exatamente onde você está.


Se você vai tentar se misturar em uma área, você não precisa apenas pensar em não usar cores que podem se destacar, olhar para a aparência geral do que todo mundo está vestindo e tentar chegar à aparência normal. Se você está em uma praia e todo mundo está usando cores tropicais brilhantes, usar algo sem graça pode realmente fazer com que você seja notado. Basicamente se resume a agir de forma natural. As pessoas têm expectativas sobre como alguém se posiciona / senta / caminha / executa certas ações / etc e se você fizer essas coisas de forma diferente de suas expectativas.

Se você está andando com a cabeça olhando para todos procurando por uma ameaça, você parece suspeito. Isso não funciona na vida real, em filmes do Jason Bourne, ou Missão Impossível. Pode funcionar como parte de uma postura defensiva para que você não se pareça com uma vítima, mas também pode chamar atenção. Se misturar e desaparecer em uma multidão é uma habilidade de sobrevivência extremamente útil também.

Proteção e ocultação: Proteção e ocultação não são a mesma coisa. A ocultação é apenas para não ser visto, enquanto uma proteção esconde e para as balas. Este poderia ser uma parede de concreto maciço vou uma coluna, ou ainda um monte de terra, pedra ou aço para se esconder atrás.

Roupas: Nem sempre é bom andar por aí com um capuz cinza ou para não carregar algo ou agir de uma forma que chame a atenção para você. É a atenção que estamos tentando evitar.




Se alguém está em uma multidão de pessoas que estão vestindo roupas casuais, e você usa algo drasticamente diferente, quando as pessoas fazem uma varredura rápida de todos, sua identidade será distinguida do resto.


Equipamento e habilidades: Infelizmente muitas pessoas tem mania de exibir suas armas, facas para colegas, amigos. Porém o fato de andar armado ao invés de afastar agressores farão eles se prepararem, contra você. Se você mostra o quanto é habilidoso com uma faca por exemplo, as chances de seus algozes o pegarem a traição ou usando uma arma de fogo será grande. Afinal se você sabe que vai lutar contra o Superman com todas as suas habilidades incríveis com certeza você vai atrás da kriptonita. Então não fique exibindo equipamentos ou habilidades, que você pratica autodefesa e etc. E o equipamento que você carrega diariamente por exemplo também deve ser discreto se quiser ser um homem cinza. Por exemplo, para autodefesa, você pode optar por uma caneta tática ou uma faca discreta com lamina escura por exemplo. Bolsos e bolsas estrategicamente para permitir acesso rápido aos itens chave. Objetos reflexivos, e cores brilhantes chamarão a atenção visual, para garantir que itens como a faca estejam dentro da roupa ou da bolsa, e não pendurados no cinto. A solução mais simples para transportar o seu equipamento despercebido é encontrar um saco de transporte discreto que combina bem com a sua rotina diária típica. Mochilas e bolsas de mensageiro comumente vistas em passageiros são boas escolhas, pois tendem a ser menos óbvias. Você também pode encontrar livros de bolso com interiores com compartimentados que podem facilitar e agilizar o acesso ao seu equipamento.


Treine CQB: Técnicas de Combate em Recinto Fechado – CQB inclui técnicas e táticas de entrada e deslocamento em ambiente fechado, as quais são empregadas pelos principais grupos táticos do mundo. São formas de enfrentamento em recinto confinado empregando técnicas de combate com arma de fogo a curta distância. Ótimo para você aprender a se deslocar de maneira correta e proteger a sua família, caso alguém invada sua residência. Jogos: Jogos eletrônicos do tipo stealth, como Hitman, pode oferecer ideias bem interessantes sobre furtividade, além de simular diferente situações onde você tem que ser criativo para agir sem chamar atenção.



Observação: A observação de pessoas é um ótimo professor: Depois de ter uma ideia sobre o que procurar, saia e comece a procurar. Observe como as pessoas normalmente agem em diferentes configurações, como shoppings, livrarias, etc.


Tente observar o que eles estão fazendo ou qual é o seu contexto, e como agem. Se duas pessoas estão conversando entre si, qual é o relacionamento delas? Quem tem experiência militar? Qualquer policiais disfarçados ou disfarçados? Por que eles vieram para este lugar em particular hoje? O que você acha que eles fazem para viver? Quais são os seus hobbies? Assim Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes fazia na vida real, depois de aprender com seu professor de medicina. Pratique, ficará surpreso com os resultados que terá com a pratica.

Essas dicas acima, são alguns dos princípios do stealth, utilizados pelos ninjas antigamente, e por operativos ao redor do mundo. Crie e pratique formas de desenvolver sua furtividade para sua realidade. Solte sua imaginação.

Conclusão

Se tornar um homem cinza é essencial ao combatente e sobrevivencialista urbano, porém não se trata apenas em manter o perfil baixo, mas saber ser furtivo na hora de crise. As principais forças de segurança do mundo utilizam técnicas furtivas, e muitas foram até treinadas com as técnicas de ninjtusu com o Mestre Masaaki Hatsumi. Crie formas de se tornar furtivo, e adequar os seus equipamentos que carrega no dia a dia. Esteja sempre preparado, não espere o lobo chegar a sua porta.


Dúvidas? sugestões? Deixem nos comentários. Se gostaram deem um curtir e compartilhem. E não esqueçam de clicar em um dos anúncios para nos ajudar a continuarmos com nosso trabalho. Muito obrigado.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

Colaboração:

Dr. David S.




E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva a tudo e a todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


87 visualizações0 comentário
bottom of page