top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Sobrevivencialismo urbano X Esquizofrenia Paranóide e demais doenças mentais


Nos Estados Unidos a mídia utiliza muito o termo Preper Downday, para se referir de forma pejorativa aos sobrevivencialistas de uma forma geral. Como um individuo paranoico com teorias de conspiração e mania de perseguição. Na verdade apesar de não ser verdade tal descrição, mas existe uma razão para essa visão equivocada. Em muitos fóruns de sobrevivencialismo é comum vermos usuários falarem que não gostam de ficar perto das pessoas, que as pessoas são perigosas, e que iniciou no mundo sobrevivencialista, para se proteger delas. Ou ainda que quase não sai de casa por que o mundo lá fora é perigoso. Mas sobrevivencialismo não é isso. Sobrevivencialismo é uma ciência, um conjunto de conhecimento e metodologias com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Ter uma vida segura, com saúde, e fortalecimento da mente, corpo e espírito, não isolar a pessoa e causar um medo descontrolado da vida social. É necessário saber a diferença entre seguir um estilo de vida, ou usar um estilo de vida como base para fortalecer as suas crenças patológicas, ao invés de procurar um profissional para ajudar. Então hoje vamos abordar as principais doenças, que possuem traços de reclusão social, e que podem fazer essas pessoas se aventurar no sobrevivencialismo como uma forma de escapismo, o que não é seguro para sua saúde, e nem para a segurança de quem inadvertidamente deixar tal pessoa entrar para o convívio de seu grupo de preparação. Sobrevivencialismo X Escapismo

Quem teve a oportunidade de assistir o filme Cloverfield rua 10, viu um homem praticante de sobrevivencialismo, com traços visíveis de delírios de esquizofrenia paranóide. Em outro filme também aborda esse tema Capitão Fantástico, onde um pai de várias crianças as criam na floresta com uma preparação sobrevivencialista nível grupo tático militar de elite. Deixando as criança apesar de inteligentes, totalmente alienadas a conceitos comuns de convívio social, e até mesmo se machucando. Existe uma linha tênue e quase imperceptível, entre a pessoa que segue e pratica o sobrevivencialimo com objetivo benéfico, e a pessoa que o utiliza para alimentar ainda mais as suas patologias. Isso por que a diferença entre os dois está em um lugar quase inacessível, a mente. Porém existe como diferenciar e perceber os portadores de tais transtornos graças aos sintomas. Quem tem amigos policiais podem perguntar, em toda delegacia sempre tem pessoas, que sempre aparecem uma vez ou outra com as histórias mais absurdas para registrar ocorrências. Foi vitima de traficantes de órgãos durante o sono enquanto dormia na rua, tem um chip alienígena no corpo. Tem ainda aqueles com uma pasta cheia de fotografias de pessoas, que elas fotografam na rua, dentro do ônibus e etc, dizendo que estão sendo perseguidas por todas as pessoas nessas fotos, que fazem parte de uma organização secreta.

Essas pessoas infelizmente são portadoras de doenças graves, e o sobrevivencialismo como trabalha com abordagens como manter o perfil baixo, analisar ambiente e pessoas em volta, técnicas de autodefesa, acaba sendo atrativo pra essas pessoas que naturalmente já são evitativas. Então agora vamos abordar algumas doenças que podem levar a esse tipo de comportamento antissocial.



a. Distúrbio de personalidade paranoica: Pessoas com transtorno de personalidade paranoide são geralmente caracterizadas por ter um padrão de longa data de desconfiança generalizada. Quase sempre acreditará que os motivos de outras pessoas são suspeitos ou até mesmo malévolos.


Indivíduos com esse distúrbio assumem que outras pessoas irão explorá-lo, prejudicá-lo ou enganá-lo, mesmo que não exista evidência que suporte essa expectativa. Embora seja bastante normal que todos tenham algum grau de paranoia em relação a certas situações em suas vidas (como se preocupar com um conjunto iminente de demissões no trabalho), as pessoas com transtorno de personalidade paranoica levam isso ao extremo - permeia virtualmente todos os relacionamento que eles têm.


Indivíduos com transtorno de personalidade paranoide geralmente são difíceis de lidar e geralmente têm problemas com relacionamentos íntimos. Sua excessiva desconfiança e hostilidade podem ser expressas em argumentação evidente, em queixas recorrentes, ou por indiferença aparentemente hostil. Por serem hipervigilantes para ameaças em potencial, podem agir de maneira cautelosa, reservada ou desonesta, parecendo "frios" e sem sentimentos ternos. Embora pareçam objetivas, racionais e sem emoção, eles exibem mais frequentemente uma gama de afeto lábil, predominando expressões hostis, e sarcásticas. Sua natureza combativa e suspeita pode provocar uma resposta hostil nos outros, o que serve para confirmar suas expectativas originais.


Como os indivíduos com transtorno de personalidade paranoica não confiam nos outros, eles têm uma necessidade excessiva de serem autossuficientes e um forte senso de autonomia. Daí muitos se sentirem confortáveis dentro do sobrevivencialismo. Eles também precisam ter um alto grau de controle sobre os que estão ao seu redor. Eles são frequentemente rígidos, críticos dos outros e incapazes de colaborar, e têm grande dificuldade em aceitar críticas.



Sintomas do Transtorno da Personalidade Paranoica


Isso geralmente começa no início da idade adulta, e se apresenta em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:


Suspeita, sem base suficiente, que os outros estão explorando, prejudicando ou enganando-o;


Preocupa-se com dúvidas injustificadas sobre a lealdade ou confiabilidade de amigos ou associados;


Está relutante em confiar nos outros por causa do medo injustificado de que as informações sejam usadas maliciosamente contra ele;


Lê significados ocultos, humilhantes ou ameaçadores, em comentários ou eventos benignos;


Persistentemente guarda ressentimentos (ou seja, é implacável com insultos, lesões);


Percebe ataques ao seu caráter ou reputação que não são aparentes para os outros, e é rápido para reagir com raiva ou para contra-atacar;


Tem suspeitas recorrentes, sem justificativa, quanto à fidelidade do cônjuge ou parceiro sexual.


Transtorno de personalidade paranoide geralmente não é diagnosticado quando outro transtorno psicótico, como a esquizofrenia ou um transtorno bipolar ou depressivo com características psicóticas, já foi diagnosticado na pessoa.


Existem muitas teorias sobre as possíveis causas, a maioria dos profissionais subscreve um modelo biopsicossocial de causalidade, isto é, as causas são provavelmente devidas a fatores biológicos e genéticos, fatores sociais (como a interação de uma pessoa em seu desenvolvimento inicial com sua família e amigos e outras crianças) e fatores psicológicos. (personalidade e temperamento do indivíduo, moldados pelo seu ambiente e habilidades de enfrentamento aprendidas para lidar com o estresse). Isto sugere que nenhum fator isolado é responsável, ao contrário, é a natureza complexa e provavelmente interligada de todos os três fatores que são importantes. Se uma pessoa tem esse transtorno de personalidade, a pesquisa sugere que há um risco ligeiramente maior de que esse transtorno seja “transmitido” para seus filhos.

b. Esquizofrenia

É um distúrbio grave que afeta a capacidade sensorial do indivíduo, a forma como a pessoa pensa, sente, e age. Alguém com esquizofrenia pode ter dificuldade em distinguir entre o que é real e o que é imaginário; e pode ter dificuldade em expressar emoções normais em situações sociais. A grande maioria das pessoas com esquizofrenia não é violenta, e não representa um perigo para os outros. A esquizofrenia não é causada por experiências infantis, falta de força de vontade ou falta de força de vontade, nem os sintomas são idênticos para cada pessoa.

Durante séculos a esquizofrenia era associada a possessão demoníaca.


A causa da esquizofrenia ainda não está clara. Algumas teorias sobre a causa desta doença incluem: genética (hereditariedade), biologia (anormalidades na estrutura ou química do cérebro); e / ou possíveis infecções virais e distúrbios imunológicos.


Genética (Hereditariedade)


A esquizofrenia também pode ser desencadeada por eventos ambientais, como infecções virais ou distúrbios imunológicos. Por exemplo, bebês cujas mães contraem a gripe enquanto estão grávidas correm maior risco de desenvolver esquizofrenia mais tarde na vida. As pessoas que são hospitalizadas por infecções graves também correm maior risco.


Os sinais da esquizofrenia são diferentes para todos. Os sintomas podem se desenvolver lentamente ao longo de meses ou anos, ou podem aparecer de forma abrupta. A doença pode entrar e sair em ciclos de recaída e remissão.



Comportamentos que são sinais precoces de esquizofrenia incluem:


Ouvindo ou vendo algo que não está lá;


Uma sensação constante de estar sendo observado;


Modo peculiar ou sem sentido de falar ou escrever;


Posicionamento corporal estranho;


Sentindo-se indiferente a situações muito importantes;


Deterioração do desempenho acadêmico ou profissional;

Uma mudança na higiene pessoal e aparência;


Uma mudança na personalidade;


Aumento da retirada de situações sociais;


Resposta irracional, zangada ou com medo dos entes queridos;


Incapacidade de dormir ou se concentrar;


Comportamento inadequado ou bizarro;


Preocupação extrema com a religião ou o ocultismo;



Tipos de esquizofrenia: Os tipos de sintomas utilizados para fazer um diagnóstico de esquizofrenia diferem entre as pessoas afetadas e podem mudar de um ano para o outro dentro da mesma pessoa que a doença progride. Diferentes subtipos de esquizofrenia são definidos de acordo com as características mais significativas e predominantes presentes em cada pessoa em cada momento no tempo. O resultado é que uma pessoa pode ser diagnosticada com diferentes subtipos ao longo de sua doença.



a2. Esquizofrenia: subtipo paranoico

A esquizofrenia paranoica é o subtipo mais comum. A característica definidora do subtipo paranóide (também conhecido como esquizofrenia paranóide) é a presença de alucinações auditivas ou pensamentos delirantes proeminentes sobre perseguição ou conspiração. No entanto, as pessoas com esse subtipo podem ser mais funcionais em sua capacidade de trabalhar e se envolver em relacionamentos do que pessoas com outros subtipos de esquizofrenia. As razões não são totalmente claras, mas podem refletir, em parte, que as pessoas que sofrem desse subtipo muitas vezes não apresentam sintomas até mais tarde na vida e atingiram um nível mais alto de funcionamento antes do início de sua doença. As pessoas com o subtipo paranoico podem levar uma vida razoavelmente normal pelo manejo bem-sucedido de seu transtorno.


As pessoas diagnosticadas com o subtipo paranoico podem não parecer estranhas ou incomuns e podem não discutir prontamente os sintomas de sua doença. Normalmente, as alucinações e delírios giram em torno de algum tema característico, e esse tema geralmente permanece bastante consistente ao longo do tempo. Os temperamentos e comportamentos gerais de uma pessoa geralmente estão relacionados ao conteúdo da perturbação do pensamento. Por exemplo, pessoas que acreditam que estão sendo perseguidas injustamente podem se irritar facilmente e se tornar hostis. Frequentemente, os esquizofrênicos paranoicos só chamarão a atenção dos profissionais de saúde mental quando houver algum estresse importante em sua vida que tenha causado um aumento em seus sintomas. Nesse ponto, os sofredores podem reconhecer a necessidade de ajuda externa ou agir de forma a atrair a atenção para si mesmos.


Como pode não haver características observáveis, a avaliação requer que os pacientes estejam um pouco abertos a discutir seus pensamentos. Se houver um grau significativo de suspeita ou paranoia presente, as pessoas podem relutar em discutir essas questões com um estranho.


Existe um amplo espectro para a natureza e gravidade dos sintomas que podem estar presentes a qualquer momento. Quando os sintomas estão em fase de exacerbação ou piora, pode haver alguma desorganização dos processos de pensamento. Neste momento, as pessoas podem ter mais problemas do que o habitual, lembrando eventos recentes, falando de forma coerente ou geralmente se comportando de maneira organizada e racional. Embora esses aspectos sejam mais característicos de outros subtipos, eles podem estar presentes em diferentes graus em pessoas com o subtipo paranóide, dependendo do estado atual de sua doença. Amigos ou membros da família muitas vezes podem ser necessários nesses momentos para ajudar a pessoa sintomática a obter ajuda profissional.


b. O transtorno esquizoafetivo:


É muito parecido com a esquizofrenia com um componente de humor. Além de delírios, alucinações ou pensamentos desorganizados, o paciente sofre de episódios de humor maiores (depressivos ou maníacos). Isso significa que eles não podem ser tratados apenas por um transtorno psicótico; o transtorno de humor também deve ser abordado.


c. O distúrbio esquizofreniforme

Tem características idênticas às da esquizofrenia, mas a duração dos sintomas é menor. O paciente apresentou sintomas por mais de uma semana a seis meses. Esse diagnóstico é frequentemente considerado o primeiro passo para um diagnóstico eventual de esquizofrenia, que requer sinais contínuos de distúrbio por pelo menos seis meses.

d. Transtorno da personalidade esquizotípica:


Desenvolve-se no início da idade adulta e é caracterizado por déficits generalizados nas habilidades sociais e interpessoais, comportamento excêntrico, desconforto na formação de relações pessoais íntimas, bem como distorções cognitivas e perceptivas. O portador desse tipo de transtorno, pode ter ideias de referência. Estes são diferentes dos delírios de referência, nos quais o comportamento de uma pessoa é alterado pela crença de que algo é referencial a eles pessoalmente. Por exemplo, você acredita que os redatores de notícias estão enviando mensagens codificadas em seus artigos para você coletar e tentar decodificar os mesmos jornais novamente todos os dias. Ideias de referência não levam a comportamentos alterados. Você pode acreditar que ocorrências não são meras coincidências, mas sim sinais sobre o seu próprio futuro. No entanto, seu comportamento é inalterado.


Nesse mesmo sentido, o pensamento mágico, superstições e fantasias bizarras são comuns no transtorno de personalidade esquizotípica. Semelhante à esquizofrenia, o paciente pode experimentar paranóia, afeto inadequado, ansiedade social, sensações corporais incomuns ou fala estranha (por exemplo, metafórica, excessivamente elaborada, vaga). Às vezes, um paciente pode atender a esse critério antes do início da esquizofrenia ou de outro transtorno psicótico (denominado “pré-mórbido”).

e. Transtorno da Personalidade Esquiva


O transtorno da personalidade esquiva é caracterizado por sentimentos de extrema inibição social, inadequação e sensibilidade a críticas negativas e rejeição. No entanto, os sintomas envolvem mais do que simplesmente ser tímido ou socialmente desajeitado. Transtorno de personalidade esquiva provoca problemas significativos que afetam a capacidade de interagir com os outros e manter relacionamentos no dia-a-dia. Cerca de um por cento da população geral tem transtorno de personalidade esquiva. Os sintomas do transtorno de personalidade evitante incluem uma variedade de comportamentos, como:


Evitar trabalho, atividades sociais ou escolares por medo de críticas ou rejeição. Pode parecer que você é frequentemente mal recebido em situações sociais, mesmo quando não é esse o caso. Isso ocorre porque as pessoas com transtorno da personalidade esquiva têm um baixo limiar para críticas e, muitas vezes, imaginam-se inferiores aos outros. Baixa autoestima e Auto-isolamento também são características.


Quando em situações sociais, uma pessoa com transtorno da personalidade esquiva pode ficar em silêncio por medo de dizer a coisa errada, corar, gaguejar ou ficar envergonhado. Você também pode gastar muito tempo estudando ansiosamente os que estão à sua volta em busca de sinais de aprovação ou rejeição.


Uma pessoa que tem um transtorno de personalidade esquiva está ciente de ser desconfortável em situações sociais e, muitas vezes, se sente socialmente inepta. Apesar dessa autoconsciência, comentários de outras pessoas sobre sua timidez ou nervosismo em ambientes sociais podem parecer críticas ou rejeição. Isto é especialmente verdadeiro se você for provocado, mesmo que seja de boa índole, por evitar situações sociais.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-5), uma pessoa diagnosticada com transtorno de personalidade esquiva precisa mostrar pelo menos quatro dos seguintes critérios:


Evita atividades ocupacionais que envolvem contato interpessoal significativo, devido a temores de críticas, desaprovação ou rejeição;


Não está disposto a se envolver com as pessoas, a menos que tenham certeza de serem amadas;


Mostra contenção dentro de relacionamentos íntimos por causa do medo de ser envergonhado ou ridicularizado;


Está preocupado em ser criticado ou rejeitado em situações sociais;


É inibido em novas situações interpessoais por causa de sentimentos de inadequação;


Vê a si mesmo como socialmente inapto, pessoalmente desagradável ou inferior aos outros;


É invulgarmente relutante em assumir riscos pessoais ou em se envolver em novas atividades, porque elas podem ser embaraçosas.


O comportamento de esquiva pode ser comumente visto em crianças ou adolescentes, mas o diagnóstico de um transtorno de personalidade não pode ser feito na infância porque a timidez, o medo de estranhos, o constrangimento social ou a sensibilidade às críticas costumam ser uma parte normal do desenvolvimento da criança e do adolescente.



f. Agorafobia


Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade, no qual você tem medo, e evita lugares ou situações que podem fazer com que você entre em pânico e faça você se sentir preso, impotente ou envergonhado. Você tem medo de uma situação real ou antecipada, como usar o transporte público, estar em espaços abertos ou fechados, ficar na fila ou estar na multidão.


A ansiedade é causada pelo medo de que não há uma maneira fácil de escapar ou buscar ajuda se a ansiedade se intensificar. A maioria das pessoas que têm agorafobia desenvolvem-na depois de ter um ou mais ataques de pânico, fazendo com que se preocupem em ter outro ataque e evitem os locais onde isso pode acontecer novamente.


Pessoas com agorafobia muitas vezes têm dificuldade em se sentirem seguras em qualquer lugar público, especialmente onde multidões se reúnem. Você pode sentir que precisa de um companheiro, como um parente ou amigo, para ir com você a lugares públicos. O medo pode ser tão grande que você pode se sentir incapaz de sair de casa.


O tratamento de agorafobia pode ser desafiador porque geralmente significa confrontar seus medos.



Os sintomas típicos da agorafobia incluem medo de:


Ser deixado em casa sozinho;


Multidões ou esperando na fila;


Espaços fechados, como cinemas, elevadores ou pequenas lojas;


Espaços abertos, como estacionamentos, pontes ou shoppings;


Usando o transporte público, como um ônibus, avião ou trem;


Essas situações causam ansiedade porque você tem medo de não conseguir escapar ou procurar ajuda se começar a sentir pânico ou se tiver outros sintomas incapacitantes ou embaraçosos.



g.Transtorno do pânico e agorafobia


Algumas pessoas têm um transtorno do pânico, além de agorafobia. Transtorno do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade em que você experimenta ataques repentinos de medo extremo que atingem um pico em poucos minutos e desencadeiam sintomas físicos intensos (ataques de pânico). Você pode pensar que você está totalmente perdendo o controle, tendo um ataque cardíaco ou até mesmo morrendo.


O medo de outro ataque de pânico pode levar a evitar circunstâncias semelhantes ou o local onde ocorreu, na tentativa de evitar futuros ataques de pânico.


Sinais e sintomas de um ataque de pânico podem incluir:


Ritmo cardíaco rápido;


Dificuldade para respirar ou sensação de asfixia;


Dor no peito ou pressão;


Tontura ou tontura;


Sentindo-se instável, entorpecido ou formigamento;


Suor excessivo;


Rubor repentino ou calafrios;


Estômago virado ou diarreia;


Sentindo uma perda de controle;


Medo de morrer.


O que fazer? Qualquer pessoa que tenha vários desses sintomas, explanados nas doenças acima, por mais de duas semanas deve procurar ajuda profissional imediatamente, com um psicólogo, e se for o caso lhe encaminhara ao psiquiatra para tratamento medicamentoso em conjunto.




Obras Indicadas:


Filmes:





Série:



Conclusão

E importantes sempre fazermos uma autoavaliação sobre os nossos objetivos, nossas metas e nossas ações. Muitas vezes podemos estar procurando doutrinas ou seguimentos como sobrevivencialismo para validar seus delírios ações patológicos. É necessário para o sobrevivencialistas perceberem e reconhecerem sintomas de doenças cognitivas, até mesmo para reconhecer indivíduos com problemas psicológicos em seu grupo. Inicialmente eles podem se apresentar como pessoas extremamente inteligentes e carismáticas, mas a médio e longo prazo podem serem autores de verdadeiras tragédias dentro de um grupo. Se observar algum desses sintomas em você, ou alguém próximo, procure auxilio junto a profissionais (psicólogos, psiquiatras). Sobrevivencialismo não é temer a vida, ou as pessoas, ou se isolar do mundo, muito pelo contrário, é melhorar exponencialmente sua qualidade de vida, sua mente, corpo e espírito.

Dúvidas? sugestões? Deixem nos comentários. Se gostaram deem um curtir e compartilhem. E não esqueçam de clicar em um dos anúncios para nos ajudar a continuarmos com nosso trabalho. Muito obrigado.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

Colaboração:

Dr. David S.




E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva a tudo e a todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


58 visualizações0 comentário
bottom of page