top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Sobrevivencialismo urbano: Seja quem você deseja ter por perto

Atualizado: 7 de jan. de 2021


Uma vez vi esta frase em uma delegacia: "Seja quem você deseja ter por perto", acho que não existe uma frase melhor não poderia descrever o ideal de um sobrevivencialista urbano. Sempre em minhas postagens gosto de repetir sobre a necessidade de não buscar gurus para sua vida, se tornar um mestre em sua própria jornada, se autovalorar. Professor não é um guru, ele é apenas um profissional para te ensinar determinado assunto ou te ajudar a desenvolver determinada habilidade. Vi muitos alunos em academias de artes marciais sempre pedindo conselhos para seus professores sobre problemas de relacionamento, faculdade, trabalho e sempre ouvia o professor dar conselhos superficiais, genéricos e até perigosos. Lembro de uma vez de um adolescente de 14 anos que estava pedindo conselhos para o professor de arte marcial pois ele estava sofrendo bullying na escola, o professor falou que ele deveria começar a andar com "uma faca". Então veja o perigo de deixar outra pessoa pilotar sua vida. (detalhe: este professor foi expulso anos depois da associação de artes marciais por denuncia de pedofilia com alunos em 2007).


Hoje vejo pessoas pedirem conselhos até para youtubers dos quais são seguidores. Deve-se saber a diferença de você admirar a pessoa e admirar a obra desta pessoa. Você admira seu professor de tiro pelo seu profissionalismo e técnica? Ótimo, treine para ser um bom atirador como ele. Você admira determinado orador pela forma que ele se expressa? Muito bem, vá estudar oratória para ficar tão bom quanto ele, talvez até melhor, quem sabe? Se torne aquele que você admira pelo bom profissional que é. Como eu sempre repito uma frase que vi uma vez em um livro de autoajuda: "Não seja cristão, seja cristo, não seja budista seja Buda". Acredite em você, questione sempre, comece a produzir textos, vídeos, crie um planejamento para desenvolver seus estudos e habilidades (começamos a ensinar como você pode fazer isso aqui), talvez você tenha um determinado ponto de vista sobre um assunto que ninguém mais abordou. Autovaloração é você começar a centralizar suas potencias e se reconstruir a partir delas.




Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca. Semper fie.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.


Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos


31 visualizações0 comentário
bottom of page