top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Sobrevivencialismo Urbano: O cisne negro chegou, e agora?


O Senado Federal aprovou hoje nesta sexta feira (20) por unanimidade o decreto que declara estado de calamidade pública no Brasil. Para os sobrevivencialistas, preparadores e combatentes urbanos parece que a situação o óbvio: o cisne negro chegou. Tudo aquilo que estudamos e nossas preparações encontrarão sua utilidade de agora em diante neste momento de emergência.


Para quem não lembra a Teoria do Cisne Preto foi concebida pelo autor, ensaísta, estatístico, matemático, e analista de riscos, líbano-americano Nassim Nicholas Taleb,   para explicar o viés psicológico que leva uma pessoa individualmente ou coletivamente a não ver ou não querer ver a importância decisiva de determinado evento raro no desenrolar da História. Ao contrário do conceito filosófico inicial de "problema do Cisne Preto" no qual se afirmava que todos os cisnes são brancos, algo que mais tarde se provou falso com a descoberta no século XVIII de uma raça de cisnes pretos, a Teoria do Cisne Preto refere-se apenas a eventos inesperados de grande magnitude e consequências no contexto da sua influência histórica. Tais eventos, considerados extremos atípicos, coletivamente representam um papel mais importante do que os acontecimentos normais.


Dito isto, devemos a partir de agora observar na progressão destes dias as disposições sociais em relação ao comércio, segurança, relações sociais e políticas, pois toda situação preocupante e calamitosa mexe no tecido social e como sabemos quando a situação piora o ser humano vai mostrando sua verdadeira natureza. A grande massa popular despreparada entra em colapso e vai ficando perigosa perdendo a sua racionalidade, imperando apenas o individualismo. Então agora é hora de começarmos e revisarmos todos nossos protocolos e redundâncias.


Observação importante:


Irmãos sobrevivencialistas, o objetivo desta matéria não é sensacionalismo ou causar alarmismo, devemos manter a calma, porém devemos aumentar a nossa vigilância e capacidade de analise critica. Afinal acima de tudo a sobrevivência de nossa família é nossa única e principal responsabilidade. Revise suas preparações e mantenha a mente guerreira desperta para assim sobreviver a esta crise. 



Obra indicada:


Livro:



Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos


58 visualizações0 comentário
bottom of page