top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Sobrevivencialismo Urbano: Adquirir conhecimento e acumular conhecimento é a mesma coisa?


Adiquirir conhecimento e acumular conhecimento parecem a mesma coisa não é? Mas não é. E a diferença é o que vai fazer você ter sucesso ou fracasso em sua jornada de desenvolvimento pessoal. Acumular conhecimento ou seja comprar livros, fazer cursos, participar de palestras, conseguir diplomas, certificados, faixas pretas são formas de se obter conhecimento, contudo, se essa obtenção de conhecimento não tiver uma harmonização de maneira criteriosa e segmentada de nada adiantará para sua evolução.


Conhecimento e desenvolvimento intelectual.


Conhecimento é o que você aprende; desenvolvimento intelectual é o que você faz com este conhecimento para aprimorar seu autoconhecimento. Na autodefesa por exemplo você tem uma área do conhecimento bem ampla que envolve, prevenção, uso progressivo de força, combate corpo a corpo, conhecimento de anatomia humana, segurança residencial, segurança eletrônica, tecnicas de tiro defensivo/ofensivo etc. Se você apenas fazer estes cursos mas não buscar fazer uma integração destes conhecimentos de nada adiantará.


Quantas vezes ouvimos idiotas falando coisas do tipo: depois que foi criada arma de fogo, quem precisa aprender a usar faca? Ou ainda, quantas pessoas que vivem sob o efeito Dunning Kruger ( Fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem-preparados) que se dizem grandes conhecedores de algum assunto apenas por que frequentaram um curso ou leram sobre ele? Estas pessoas sofrem autossabotagem, presas em um conhecimento superficial, são vítimas apenas de sua arrogância presa na estética da forma e não preocupadas com o conteúdo de fato. Como já apontava o filósofo Platão a mediocridade humana que prefere sempre valorizar o imediatismo da doxa (senso comum, superficial, conhecimento popular) do que a episteme (conhecimento verdadeiro).


Desenvolvimento intelectual é uma jornada pessoal, não é um troféu a se exibir. Necessita de tempo, dedicação, capacidade crítica e muito estudo. Acumular somente um monte de conhecimento sem qualquer reflexão trás apenas mais obscurecência, empolação e arrogância. Quantos de vocês já devem ter conhecidos professores arrogantes que quando eram realmente confrontados com uma pergunta em que deveriam mostrar conhecimento se mostraram nervosos, desconfortáveis e muitas vezes saiam pela tangente sem convencer e rapidamente mudavam de assunto. Quantos professores mesmo portadores de mestrados e doutorados tem pouca competência didática e conhecimento acadêmicos, ocupam cadeiras apenas por amizade com o diretor de curso. Certa vez conheci um professor no curso de psicologia que não conseguia responder a nenhuma questão trazida pelos alunos, questões simples como a diferença entre metodologia e procedimento, ou o que seria ideologia ele não sabia responder, se escondia através de falácias do tipo: Leiam mais dicionários, pesquisem mais a ferramenta google, leiam mais literatura, porém a sua área de conhecimento básico ele mostrava pouco conhecimento ou nenhum. Porém era extremamente arrogante no tratamento de seus alunos e tinha um jeito afetado para simular superioridade intelectual que chegava a ser muito engraçado,  e sempre fazia questão em ressaltar que tinha graduações e cursos em várias outras áreas. E com isso os alunos foram percebendo a precariedade intelectual com o tempo, fazendo com que ele perdesse credibilidade e virasse uma piada  nos corredores. O professor do google.


Então entenda: acumular conhecimento é muito fácil, o pulo do gato para você se tornar uma pessoa cada vez mais inteligente e capaz é como você administra e direciona este volume de conhecimento. O sábio chinês Lao tsu já dizia mas vale dominar apenas uma área em sua totalidade, do que acumular conhecimentos superficiais em várias áreas diferentes, pois isso vai torna-lo apenas um ignorante pseudointelectual.




Obras indicadas:






Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

50 visualizações0 comentário
bottom of page