top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Sobrevivencialismo Psicológico: Eu real X eu ideal


Com certeza não podemos escolher em que família nascemos, ou que tipo de formação e educação teremos, ou ainda o tipo de cultura e código moral da comunidade que nos cerca. Muitos tem a sorte de ter uma boa família que o prepara par os desafios do mundo, o cria para ser um conquistador. Porém em muitos casos os próprios pais não tiveram uma boa base familiar e passam aquilo que aprenderam para frente. As vezes mesmo sem querer doutrinando a criança na cultura dos conquistados. As vezes, pior ainda, criado em um lar disfuncional a pessoa pode desenvolver insegurança, fobias sociais e por mais que dentro dela haja uma chama para se libertar, ela não consegue. Parece que existe um grande abismo. Mas o que precisamos entender para trazer a tona esta personalidade escondido e até mesmo não desenvolvida vamos ver a seguir.



Encontrando o herói interior.


Na psicologia encontramos dois conceitos importantes freudianos: o eu real (aquele quem somos em nossa realidade); e o eu ideal (aquele que almejamos ser). O autoconhecimento é justamente a capacidade de alcançar a nossa plenitude, atingirmos nosso autoconhecimento, nos aproximarmos do eu ideal.


E essa busca pelo aperfeiçoamento nos leva a necessidade de uma jornada pessoal. O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung em suas obras nos apresentou o arquétipo do herói: O herói é disciplinado e orgulhoso, foca seu esforços em ser o melhor e se destacar por escolhas difíceis. Assim realiza sua necessidade primária, protegendo os demais e fazendo tudo o que precisa ser feito. Nós sobrevivencialistas conhecemos bem este perfil como o cão pastor, apresentado pelo tenente-coronel Dave Grossman, mas como chegar neste perfil? A verdade é que todo herói tem sua jornada pessoal, o escritor Christopher Vogler baseado no arquétipo junguiano do herói em sua obra a jornada do escritor nos trás as fases que um herói deve passar para atingir a sua plenitude, vejamos cada uma delas:


O mundo comum: O seu dia a dia, a sua vida diária.


Chamado a aventura: você notou um problema, sua zona de conforto não é mais suficiente para sua segurança e das pessoas que o cerca. É hora de mudanças. Essa mudança pode ser a necessidade de busca de conhecimento e habilidades: Novo emprego, faculdade, etc.


Recusa do chamado: em um primeiro momento não queremos mudanças, afinal mudar exige muito trabalho, esforço e sair de nossa zona de conforto. É muito doloroso abandonar aquilo que carregamos toda uma vida em busca de coisas novas. Sejam novos valores, tecnicas, conhecimento. Por isso a maioria das pessoas não quer mudar. É muito mais simples e confortável por exemplo você que tem uma faixa preta determinada arte marcial e vários troféis em campeonato continuar praticando mesmo que percebe que não é muito efetivo, do que começar do zero praticando algum sistema de defesa pessoal.


Encontro como mentor: mentor aqui pode ser uma ideia que abstraímos de algum lugar ou com alguém, um amigo, um livro, num filme. É uma ideia que chegou até você de que você pode e deve ser maior do que é.


Travessia do primeiro limiar: Aqui você venceu a zona de conforto e o conformismo e realmente botou o pé na estrada rumo ao seu projeto pessoal.


Provas, aliados, e inimigos: Sempre haverá provações, pessoas que querem te desanimar. Aquela velha pergunta de pessoas que não querem te ver crescer: pra que serve isso? Isso dá dinheiro? Ou mesmo inimigos mesmo que irão tentar te impedir alcançar seus objetivos puxando seu tapete. Mas também haverá pessoas neste novo ambiente que você buscou que terá as mesmas metas que as suas, seja na faculdade, na academia, que irá te apoiar.


Aproximação da caverna secreta: É a hora da verdade, quando você está próximo de sua meta.


Provação: Será que você vai conseguir passar naquele concurso? Tirar a carta de motorista?


Ressurreição e Recompensa: Sim. Chegar hora que tanto sacrifício se mostra ter valido. Horas de estudo, pegar condução lotada, dormir tarde da noite, grande investimento de tempo e dinheiro e você conseguiu.


Retorno com o elixir: O herói retorna com seu prêmio. Atinge a plenitude. Com seu novo emprego, ou relacionamento, curso, etc.


Pegando esse esquema da jornada do herói acima, traga para sua realidade, trace sua meta, planeje e acredite.


Importante: Caso sinta grande dificuldade de se libertar de seus medos para começar sua jornada busque ajuda de um profissional. É um investimento que você está fazendo que o levará a atingir inúmeras possibilidades para trazer a plenitude a sua vida.





Obras indicadas:


Livros:




Filme:




Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos






39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page