• Marsurvivor

Montando sua defesa - Parte 2: Muay Thai, a Arte das Oito Armas


Na primeira parte desta matéria falamos sobre a base do boxe que é fantástica para autodefesa, potência dos socos, esquivas, movimento dos ombros, jogo de pernas, defesas, absorção de golpes. Mas e agora que arte poderíamos usar para deixar esta base mais forte, fechada e ainda mais violenta? Na minha opinião vejo os princípios das oito armas do muay thai como uma técnica fantástica para sugerir para continuarmos a montar nossa autodefesa. Impactante, destrutivo e com movimentos curtos pode causar grandes estragos usando cotovelos, joelhos.


E ainda o muay thai é uma arte combativa perfeita para se utilizar em combates em locais fechados e a curtas distâncias. De dez em dez combates na rua o agressor tenta te segurar, ou agarrar suas roupas, e acredite, uma luta tão próxima contra alguém com agilidade e habilidade de utilizar as suas articulações com toda potência pode ser fatal. Imagine uma cotovelada na têmpora ou no topo da cabeça, joelhada no testículo ou no rosto. Nesta matéria vamos conhecer o que o muay thai e o que pode oferecer para nós combatentes urbanos.



Muay thai: quebrando, esmagando, demolindo

Muay boran é o antecessor da arte marcial conhecida mundialmente pelo nome de muay thai. O muay boran é um antigo estilo de autodefesa tailandesa que deu origem ao muay thai. Registros históricos revelam que a arte tem pelo menos 2000 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente com o Reino do Sião (Tailândia) há alguns milhares de anos atrás. Agora o nome muay boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como estilos regionais de muay boran (como é exemplo o muay chaiya, muay korat, muay luang, etc). Cada nome designa a província onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o muay boran significa o muay thai antigo. Pode-se considerar que este estilo ficou conhecido mundialmente através do filme Ong Bak, protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de muay boran em combate, para além de técnicas aplicadas no Krabi Krabong.

O Muay Thai é conhecido como a arte marcial que utiliza as oito partes mais destrutivas do corpo humano, também conhecidas como As Oito Armas do Muay Thai, a Arte dos Oito Membros ou a Ciência dos Oitos Membros. Essas armas de muay thai são punhos, cotovelos, pés e joelhos, combinados para criar um estilo de luta em pé rápido e destrutivo. Embora nem sempre fosse esse o caso, na verdade o muay thai costumava ter nove armas, a arma adicional era a própria cabeça. Embora alguns dojos tradicionais de muay thai ainda treinem a arte das nove armas, também conhecido como na-wa arwud, a maioria dos dojos modernos de muay thai se concentra principalmente nas oito armas. O que faz sentido quando você pensa sobre isso, a cabeçada é extremamente perigosa para a pessoa que recebe o ataque e a pessoa que executa a técnica.


Outra vantagem do Muay thai é o treinamento técnico e físico, assim como o boxe, o seu treinamento auxilia o praticante a potencializar os seus golpes, fazendo com que o praticante aprenda a causar o maior nível de destruição a cada golpe, buscando não apenas acertar o alvo, mas atravessá-lo. E ainda trabalha e muito a parte cardiorrespiratória, e a capacidade de resistência a golpes. Essa foi a breve descrição das armas de muay thai, agora vamos conhecer melhor a importância de cada arma de muay thai.



1. Punho

A primeira arma que vamos discutir é o punho do muay thai. Basicamente ele utiliza os mesmos ataques do boxe: jab, direto, cruzado, gancho, uppercut, e variações, sendo executadas mais ou menos com a mesma mecânica que a do boxe com a rotação dos quadris e pés atrás cada soco para o melhor equilíbrio possível de velocidade, potência e explosividade. E, como no boxe, o punho principal opera como o soco mais rápido, mas menos dependente de energia. Na maioria das vezes, os socos outras de artes marciais são usados principalmente para ataques de curta distância, enquanto que os punhos de muay thai são mais usados como armas de ataque de longo alcance, e ao mesmo deixando os cotovelos para as distâncias mais curtas, além de manter a guarda fechada evitando levar cotoveladas do adversário. As técnicas de gancho e uppercut não são executadas a uma curta distância, como você normalmente esperaria. Existem duas razões para isso:


Como qualquer arma, o punho do muay thai pode ser usado para atacar ou defender. Ao contrário dos guardas habituais, mais fechados, proporcionando uma melhor proteção para a área do peito. A guarda muay thai é projetado para atrair o atacante para atacar o peito do usuário. Isso dá ao lutador de muay thai a chance de combater um ataque mais forte em uma parte mais fraca do corpo, por meio de agarrar a perna do oponente ou contra atacar.



2. Cotovelo

A segunda arma do muay thai são os cotovelos 'as facas do muay thai'. Ataques usando os cotovelos geralmente são executados a curta distância. Assim, mesmo em uma situação em que dois lutadores estão próximos um do outro ou em um clinch, onde o uso de socos e chutes é quase impossível, o lutador de Muay Thai médio ainda é capaz de ser eficaz e até dominar e devastar seus oponentes. Os golpes de cotovelo do muay thai possuem  um aspecto único e verdadeiramente destrutivo do muay thai. Embora a maioria das artes marciais incorporasse técnicas de cotovelo em seu estilo, poucas as integram realmente ao seu regime de luta.


O cotovelo de muay thai também desempenha um papel importante no sistema de defesa de estilos,  causam dano a você, simplesmente bloqueando ataques como interceptar um soco com o cotovelo, ou ainda chutes com o peito do pé do oponente podem acabar fraturados encontrando o cotovelo no caminho.



3. Pés

A terceira arma devastadora de muay thai são os pés. Os lutadores de Muay Thai aprendem uma ampla gama de técnicas de chute, tornando-os capazes de implantar combos rápidos e poderosos, inclusive utilizando a canela ao invés do peito dos pés, causando maior dano e dor ao oponente e diminuindo o risco de fratura como acontece com chutes com o peito do pé. Os lutadores de Muay Thai sabem que os pés humanos são uma arma extremamente poderosa e enfatizam muito a obtenção de seus pés para o próximo nível:


1. Praticar regularmente a técnica adequada.

2. Construir músculos das pernas com exercícios como agachamento.

3. Condicionar as pernas (calejamento)  batendo em objetos.


A postura comum do muay thai é muito alta e ativa, facilitando a execução de chutes rápidos.


Chute com a canela


O chute circular é, sem dúvida, a técnica de chute poderoso mais usada nos esportes de combate. E de todas as variações do roundhouse nas muitas artes marciais do mundo, é a versão refinada usada no Muay Thai que causa o maior medo no mundo do combate desarmado.


Teep

Outra maneira que os chutes do Muay Thai são altamente considerados é através de seus movimentos com os pés, também conhecidos em tailandês como teeps. Frequentemente considerada uma das técnicas mais subestimadas e talvez a mais subutilizada de Muay Thai, a tenda aprimora as capacidades ofensivas e defensivas de um lutador de Muay Thai e desempenha um papel importante na quebra mental de um oponente.


Muitos especialistas e fãs do Muay Thai frequentemente comparam o golpe com o soco dos punhos (especialmente o golpe da perna principal) por causa de sua simplicidade e função geral, tanto ofensiva quanto defensivamente em uma luta. No entanto, escusado será dizer que o chute tem muito mais danos e potencial de impacto do que um jab, quando feito no momento certo, com a técnica certa e para a área alvo certa.


4. Joelho

A última das oito armas muay thai, também a arma mais catastrófica de todas, o joelho. Imagine uma ou várias joelhadas consecutivas no testículo, cabeça, boca do estômago.

É um golpe extremamente contundente que pode ocasionar fraturas, hemorragia interna e até a morte. Os golpes de joelho no muay thai podem ser usados em várias situações, como finalizar um combo, ou dentro do clinch.


O joelho também é um dos maiores mecanismos de defesa que o muay thai tem a oferecer. Assim como o cotovelo intercepta o punho, o joelho intercepta a canela.


A técnica de clinch no Muay Thai


O clinch é uma técnica magnifica para utilizarmos em uma luta real, pois como sabemos de dez em dez lutas na rua o adversário tenta segurar nossas roupas, ou por desespero ou medo instintivamente eles tentam nos segurar. O fato é que com o treinamento do clinch combinados com as técnicas de curtas distância do thai como cotoveladas, joelhadas e cabeçadas o agressor terá uma desagradável surpresa.



Importante: entenda o Muay thai é uma arte marcial voltada para o combate com regras, o que estamos falando aqui é dos seus incríveis benefícios que podem ser aproveitados para montar a sua autodefesa, juntamente com outras modalidade. A base do Muay thai é muito forte e extremamente violenta, e seus treinos fortalecem o praticante tanto física como mentalmente lhe dando mais confiança. E geralmente treinos de combates tem toda semana fazendo com que o praticante de aprender a absorver golpes perdendo medo da dor e de lutar.


Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos


16 visualizações
output_aBa1uU.gif
aaaaa1.png

Curta nossa página no Facebook:

Nossas redes sociais:

CONFACMARS.gif

Autor: Marcos Ribsantos

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Contador de Visitas

Contador de Visitas

thomas-richter-pistol-blue-turntable.gif

Biblioteca de Armas

Centro de Estudo MARS de Sobrevivenciali

Nossas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
output_HFM1Yq.gif
CSINerd.png

©2017 by Centro de Estudo MARS.