top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Montando sua autodefesa - Parte 1: Boxe


Nesta matéria vamos iniciar dicas para que você possa buscar técnicas, conhecimentos para montar sua autodefesa.  Afinal cada pessoa tem uma necessidade e um perfil próprio não podendo relegar seu desenvolvimento combativos a outras pessoas que muitas vezes tem interesses meramente comercial, sem se preocupar com os objetivos de seus alunos.


Vamos abordar nesta primeira matéria a base que o boxe fornece para o combatente na rua. Técnicas, abordagens e treinamentos que podem acrescer e muito no desenvolvimento da autodefesa pessoal.



Boxe para defesa pessoal

Boxe é uma das artes do combate mais antigas do mundo e uma das mais eficazes, sendo considerado um desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada da antiguidade; seu vencedor foi Onomasto de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte. O boxe é uma modalidade de combate esportivo com regras, porém com técnicas perfeitas e golpes brutais é uma ótima forma de combate para você usar como uma base forte para montar sua autodefesa. Você irá aprender a se defender, absorver golpes, esquivar e a extrair ao máximo força para cada golpe. Muitas lutas na rua se iniciam e terminam com apenas um soco, agora conheça as vantagens:




Aprender a socar: Pode parecer brincadeira mas em vários anos como professor conheci vários praticantes de artes marciais que passaram por várias artes tradicionais e não sabiam dar um soco: Pedia para eles golpearem o aparador e seus golpes se limitam em a estender o braço e acertar o punho no alvo. Pedia pra eles usarem toda força mas só se limitavam a força da mão. Dai eu explicava que a força do soco vem do peso e da força do corpo todo e que o lutador deve visualizar a mão pelo menos quinze centímetros além do alvo:


Por exemplo, se você acertar a boca do oponente apenas estendendo o braço e acertando o punho, provavelmente ira machucar os lábios e deixá-lo ainda mais furioso com você, aumentando ainda mais a determinação dele em arrebentar você. Contudo se você golpeá-lo no mesmo local usando a força e a tecnica correta, desde o jogo das pernas, virada do ombro, jogar todo o peso e força do corpo no golpe, provavelmente causará grandes danos. Podendo quebrar dentes, deslocar mandíbula e deixa-lo inconsciente. No boxe você aprende a usar o corpo todo para gerar a força do soco, que termina no ombro e termina no punho. Existe toda uma técnica para potencializar o seu golpe, com utilização de equipamentos adequados.


Aprende a absorver golpes: outro grande ponto importante na autodefesa, ao contrário dos filmes chineses onde o herói luta contra dezenas de adversários e não leva um soco. Na vida real você pode acabar recebendo golpes, e se não estiver acostumado ou ter se preparado para esta possibilidade pode se desesperar e se perder no meio do combate.


Mantenha-se em movimento: o trabalho de movimentação de pernas é ótimo para lhe dar a noção de distância e o timing para o ataque; além disso saber mover os pés em um combate é essencial para não cometer erros que podem te deixar em situação difícil no ficando em uma base fraca, como manter os pés em paralelo ou cruzar as pernas enquanto der as passadas perdendo facilmente o equilíbrio se for atacado.


O jogo de ombro as esquivas: confundem o adversário e garantem contra ataques surpresa muito efetivos;


Condicionamento físico: O boxe exige de seu praticante auto desempenho físico e suas formas de  condicionamento são fantástico. Além da melhora cardiovascular, há o aumento da força, agilidade. 


Interromper ataques: os jabs ajudam a afastar o atacante e lhe da possibilidades de iniciar ataques ferozes, já que como sabemos a melhor defesa é o ataque;


Aumento de confiança: o fortalecimento físico e o aumento de sua habilidade combativa conquistada pelo treino do boxe aumentará o seu nível de confiança. Você se comportará de maneira diferente e isso enviará um sinal claro para as pessoas com as quais você não é alguém para mexer. Afinal os predadores sociais querem alvos fáceis.


Agora veja este vídeo de um idoso se defendendo de dois jovens utilizando o boxe:


Entenda: O boxe é uma modalidade de luta esportiva, com regras e com um juiz presente, diferente da vida real. Eu estou falando aqui de utilizar como base o boxe para "montar" sua autodefesa. Isso quer dizer que depois você procurará outras modalidade de combate para completar as técnicas: Combate em solo, projeções, combate com bastões e armas brancas, utilização de armas improvisadas, curso de tiro defensivo/ofensivo, conhecimento de uso progressivo de força e etc. para montar a autodefesa que seja adequada a "sua necessidades" e respeite as "suas" limitações e valorize as "suas" qualidades.


Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos


46 visualizações0 comentário
bottom of page