top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Mestres Supremos, Técnicas Milenares, Faixas e muito Misticismo, você ainda ta nessa?

Atualizado: 18 de fev. de 2021


Sempre falo em minhas postagens sobre a necessidade do sobrevivencialista e combatente urbano traçar as suas metas, e buscar esses objetivos para formar o seu Combo de combate urbano (combate corpo a corpo, laminas, armas improvisadas, etc). Mas é sempre difícil quando você é novo e sem qualquer experiência e vai começar do zero. Muitos colegas praticantes de artes tradicionais vão tentar convencê-lo que o seu estilo é melhor e mais completo, onde você aprenderá todas as formas de golpes, pontos fracos, utilização de diversas armas e ainda você vai ficar uno com o universo. E ainda ele dirá que esse mestre já lhe contou várias histórias de como se livrou de assaltos lutando contra dois ou três criminosos armados.

E como se não bastasse, ele vai começar a indicar filmes para te convencer de que realmente aquele estilo é o mais poderoso do planeta. Como sempre digo, todas as artes marciais são boas, mas cada uma tem um objetivo: combate esportivo, demonstração de movimentos, terapêutico. mas você Combatente urbano está procurando uma única coisa. Técnicas para neutralizar qualquer ameaça que se aproximar de você e sua família. Então nesse post vou estar discorrendo sobre Mentiras e Mitos das Artes Marciais e professores tradicionais mal caráter e sem qualquer ética que são responsáveis por várias tragédias no dia a dia. Como já disse em outras postagens: gosto de todas artes marciais, porém cada uma com seu objetivo terapêutico, combate esportivo, movimentos coreográficos e auto defesa, porém o que nos interessa aqui sobrevivencialismo e combate urbano. O boxe não é melhor do que o tai shi ou vice versa, um é terapêutico e o outro combate esportivo, o problema é quando governos ou professores de má fé vendem como real e que você poderá em caso de emergência recorrer aquilo para proteger a sua vida e de seus entes queridos. No Brasil são registrados 65.000 homicídios e latrocínios por ano. E partes dessas vitimas já treinou uma coisa ou outra em suas vidas, então abra os olhos sobre o que é real, o que é fantasia, e o que é falsa propaganda.


Mentiras e Mitos das Artes Marciais

Muitos filmes de artes marciais usam cabos para fazerem seus atores fazer acrobacias e movimentos incríveis. Este efeito especial permite que os atores voem pelo ar, conversem casualmente ao mesmo tempo empoleirados em galhos de bambu e pular edifícios altos. A lógica chinesa é o chi, a energia do universo, dos lendários mestres do kung fu foi tão grande que eles conseguiram fazer esses feitos com facilidade. Mas os chineses sabem que é um conto de fadas e efeitos como esses são parte disso. Portanto, como um ocidental assistindo o filme do Peter Pan, eles automaticamente suspendem a crença desde o início.


Um ocidental se queixaria do realismo de Peter Pan usando fios? E, em seguida, iria querer explicar como ele faz isso em seu estilo? Ou assumir a posição de acreditar que a luta da espada de Peter Pan foi o melhor sistema de combate à espada? Um sistema que foi testado em combate contra piratas? Claro que não.


Com isso em mente, é preciso se perguntar por que tantos ocidentais aceitam como crível, os mitos, as fantasias, as explorações, os equívocos, as imprecisões históricas e as mentiras absurdas sobre as artes marciais orientais. As afirmações categóricas são comumente feitas com desrespeito a fatos históricos, sociológicos, tecnológicos ou físicos e os praticantes as aceitam como evangelho. Então, sem verificar os fatos em si os alunos que vão se formando como "mestres" passam essas mesmas falsidades para a próxima geração de estudantes.


Há, de fato, alguns equívocos tão enraizados na cultura das artes marciais que as pessoas realmente ficam chateadas quando são refutadas com fatos reais ou documentação histórica.


Revolução Cultural 1954

Mao Tse Tung responsável pela morte de 77 milhões de pessoas também foi responsável pelo fim da prática das artes marciais voltadas para autodefesa.


Como qualquer ditador Mao não queria que o povo chinês estivesse pronto para expulsá-lo do poder e fizesse grandes mudanças na sociedade chinesa na década de 1960, então proibiu as praticas de artes marciais, e até mesmo a pratica religiosa, chegando a destruir o mausoléu do filósofo Confúcio Revolução Cultural aconteceu. Os professores de artes marciais e praticantes tiveram que se recolher no anonimato ou fugir do país. Foi muito semelhante o que aconteceu com a capoeira no Brasil no fim do século passado. O templo Shaolin já via passado por três destruições (para saber como foi clique aqui), e com a ascensão de Mao foi o que faltava para destruir qualquer resquício da arte original. Porém Mao era inteligente e viu que os filmes de artes marciais com seus personagens voadores e movimentos engraçados, atraia a atenção dos ocidentais para o mundo de segredos marciais e segredos místicos. Assim sendo, visando aumentar o turismo, Mao reunir um comete, e fez Revolução Cultural. Transformando o que antes era uma forma de auto defesa em um esporte nacional. Que enfatizou o treinamento físico e a saúde, tirando praticamente tudo o que fez uma arte marcial eficaz. Foi esse comitê que criou o taolu ( movimentos graciosos e coreográficos) e o Sanda ( Combate para competição com regras). Hoje o templo Shaolim é simplesmente um templo religioso de taoismo. Do lado de fora ficam alguns atores ou praticantes de artes marciais vestidos como se fossem monges shaolin dos filmes, cobrando em dólar para tirar foto do lado de turistas, e esses mesmos grupos financiados pelo governo chinês andam em volta do mundo fazendo show com movimentos graciosos e acrobacias fantásticas.


Inclusive nessas imagens acima, vemos técnicas com banco de madeira, com movimentos muito divertidos e ágeis que com certeza ajudam como exercício aeróbico. Apesar que a maioria dos praticantes desses tipos de técnicas após os 40 anos começam a apresentar problemas nos joelhos e ombros de tanto agachar, levantar e fazer malabarismos.

E o leque que vemos na imagem acima, eu já vi uma moça ser esfaqueada na saída da faculdade, em uma tentativa de assalto pois seu professor disse que esses movimentos eram reais e deviam ser usados na vida real. Na verdade essa forma de propaganda nada difere do que a Rússia fazia com seus atletas e corrida atômica na época de guerra fria. Na internet você encontra vídeos russos onde a cabeça de um cão continua viva ligada em tubos como se ainda estivesse viva, ou uma mulher movendo objetos querendo dizer que eram experimentos russos, que estavam recrutando agentes para normais.


Essa é uma das milhares de imagens que a Rússia vazava intencionalmente para o mundo ver o quanto estavam avançados. Imagens de experimentos que a KGB estaria fazendo com corpos na época da guerra fria. Então todas as demonstrações de energia cósmicas, são apenas esse tipo de propaganda, assim como seus filmes. Engraçado a história de um professor de defesa pessoal americano que desiludido com artes tradicionais contou uma experiência que ele passou engraçada: Ele teria visitado o templo Shaolin em 1991 e viu as centenas de crianças treinando lá fora, basicamente fazendo uma versão de Wushu, eles foram informados de que eram do estilo Shaolin tradicional. Então ele e seu amigo pediu para ver os monges "reais" e o intérprete disse que custaria 45 dólares por pessoa para obter uma demonstração de 15 minutos. Logicamente ele recusou. Porém o mais divertido é que ele ficou sabendo pelo seu professor que esteve lá no início da década de 1980, que não havia monges. A restauração do templo acabara de começar.

"Se a China pode importar resorts da Disney, por que outros países não podem importar o Mosteiro Shaolin?", Disse ele em março. "A promoção cultural é uma empresa muito digna".

Kung Fu Panda e Punho de Ferro fantasias geradas das artes tradicionais disseminando a fantasias das artes tradicionais.

Mentiras, maquinações, manobras e esquemas

Uau!!! Ele aprendeu tudo isso, só tirando e colocando a jaqueta no cabide? Nossa, perdi 35 anos da minha vida em cursos de autodefesa.

Tudo não passa de um conjunto mais moderno de suposições, maquinações, manobras e esquemas de dinheiro fazendo dinheiro. Esses comportamentos e motivações de artes não-marciais são muitas vezes cobertos sob o pretexto de tradições, história e protocolos escolares. Enquanto muitas das mentiras são transmitidas por ignorância e sem malícia, e as vezes com maldade e forma de manipulação de pessoas frágeis que procuram alguma forma de se fortalecer perante a dura realidade da selva de pedra.


Em qualquer empreendimento humano, devemos sempre ter em mente que os humanos estão envolvidos, e os seres humanos operam a partir de muitos motivos diferentes, e nem todos são benignos. Como tal, apesar de marcharem sob o disfarce as mais altas e melhores intenções, é preciso manter um olhar cauteloso para pessoas que usam sistemas para seu próprio benefício e ganho pessoal. Dito isto, também deve ser lembrado também que nem todo ganho é financeiro . Muitas vezes, o poder e o controle percebidos são tão valorizados quanto o ouro.

Por que o Nick Fury não chamou esse cara para os Vingadores?

É importante perceber que qualquer sociedade corre em um conjunto complexo de influências, problemas e fatores inter-relacionados. A pessoa média em uma sociedade, com seu conhecimento baseado no senso comum, não buscando se aprofundar nas informações que o cerca, aqo contrário dos sobrevivencialistas, mesmo que façam tais coisas façam parte da vida cotidiana. Esta declaração aplica-se a questões sociais e tecnológicas. As pessoas têm uma vaga ideia de como as coisas funcionam, mas sem treinamento ou experiência específica, eles apenas tendem a levar o que está à frente deles por certo. A maioria das pessoas não se preocupam como funciona a transmissão das informações pelas ondas de rádio, elas aceitam como um fato e apertam o botão para o seu rádio funcionar e ouvir a sua música favorita. Assim sendo as pessoas são doutrinadas em tradições culturais que não têm uma compreensão real. Muitas pessoas vão a igreja e aceita o que o orador ( seja padre, pastor, ou rabino) e nunca sequer leram a bíblia para saber se o texto esta lá mesmo ou se significa o que o líder do grupo está expondo. Então se você se apresentar como uma autoridade em um assunto, como arte marcial, por exemplo, com uma compreensão mais profunda do assunto do que a pessoa média, tudo que disser por mais absurdo que pareça se esconderá por trás do "misterioso", "místico", "transcendental". No filme O grande Mestre 3, como podemos ver a cena acima, Donnie Yen e Mike Tyson fazem movimentos coreografados para simular uma luta, poderia ser um anão e daria uma surra no personagem de Mike Tyson, são apenas movimentos para dar plasticidade ao filme. Quem ja viu Mike Tyson lutar sabe que ele nunca lutou assim.

Na vida real Mike Tyson nunca lutou assim. Não é a toa que vi vários garotos ao longo dos anos acreditando que o mestre de sua determinada arte lutou com dezenas de pessoas ao mesmo tempo, conseguem levitar por meio da meditação, e guardar energia mística no corpo. Pessoas vitimas de bullying, e pessoas inseguras tem medo de procurar uma defesa pessoal mais impactantes, pois tem medo de se machucar ou não querem conviver em um espaço onde possa ter pessoas com a aparência (forte) de pessoas que a perseguem. então se acomodam em um sonho escapista de se tornar um super herói com poderes sobre humanos na vida real.

Acredite ou não lguns professores chegam a citar animes como Dragon Ball como um exemplo de como os mestres concentravam energia cósmica para lutar.

Virulência, transmissão e morte

As artes tradicionais transformam uma pessoa comum em um semi deus? Então tá.


Em alguns casos a pessoa que ensina também é iludido pois ele já é 4 ou 5 geração de má formação marcial. E ele acredita realmente naquilo por isso vemos as vezes demonstrações vergonhosas de suas habilidades onde acabam sendo humilhados. E quando procuram seu professor para relatar o que ouve em busca de resposta, este lhe fala: Você não treinou suficientes.



Muito comum quando você chega na academia a pessoa que vai lhe atender geralmente ele começa lhe explicando muito superficial e simplista, do que se trata aquilo que ele ensina.


Quando o que você está ouvindo parece algo como o adolescente médio tentando explicar o significado da cerimônia de graduação, explicando em apenas os termos mais generalizados, a superioridade do que eles fazem, denunciando a inferioridade dos outros sistemas da mesma forma generalizada. Você ouve coisas vagas, sobre conhecimentos antigos secretos de centenas, senão milhares de anos, onde todas as pessoas que praticavam foram exterminadas pelo imperador da época, sendo que surgiu novamente por meio de um monge no inicio do século XX por meio da transmissão de pai para filhos.


Todas essas explicações faltam profundidade e compreensão sobre o que está envolvido no assunto, muito menos vida real. A vida real nunca é tão simples ou superficial. Não agora, não trezentos anos atrás.



Era da informação


Os "Mestres Marciais Supremos" da vida que circulam no mercado sempre vão querer impedir seus alunos de pesquisar, alegando que sua arte é misteriosa e permaneceu escondida por décadas.

Hoje vivemos na era da informação, que esta em nosso alcance o tempo todo por meio de smartphones, computadores, televisão, redes sociais, campeonatos de artes marciais mescladas com lutas brutais e reais. Então a pessoa não tem mais desculpa para viver em um mundo escapista de dragões, energias cósmicas, e pessoas que flutuam pelo ar. Como eu já disse em outros posts já vi muitos jovens alunos morrerem ou acabarem gravemente feridos, por acharem que vão derrotar alguém imitando animais ou com movimentos de leque, igual uma aluna já citei aqui que acabou esfaqueada. Você aprenderia pular de paraquedas com uma professor que nunca saltou.

Nossa qual será o estilo que a Uma Thurman é formada? Ela deve ter a nova representante das artes marciais desse milênio. Ou será só movimentos coreográficos para deixar o filme mais interessante?

Ou teria aula de alpinismo com um instrutor que nunca subiu nem em um morro. Então como pode querer aprender desarmar alguém com uma arma de fogo, com uma pessoa que nunca atirou na vida, nem mesmo sabe como funciona uma arma na vida real? Não conhece pontos fatais reais do corpo humano, como artérias e localizações de órgãos internos. Certa vez perguntei para um professor como teste onde ficava o baço, ele apontou na direção do umbigo. Em compensação ele sempre dizia que acupuntura tinha 3000 pontos e esses 3000 mil pontos eram para curar ou matar ou ainda paralisar. Isso sem falar em conhecimento de energia cósmica, ufologia, Chico Xavier, astrologia e outras coisas do tipo que faziam ficar uma roda enorme de alunos a sua volta durante horas bebendo refrigerante e comendo bolacha sentados no tatame, escutando musicas de desenhos japoneses ou de filmes do Jet li e Jackie Chan, que eram segundo ele grandes mestres da vida "real", e dizia que poderia aprender muito assistindo seus filmes com as técnicas escondidas que estavam lá, e as pessoas comuns não conseguiam ver. Ele chegava nessas conversas com seus alunos a mencionar desenhos japoneses como Dragon Ball e super-heróis como Batman. E nas horas vagas ele assediava as alunas de 12 e 14 anos sendo expulso da Federação no final por denúncia de pedofília. Infelizmente de maneira tardia, pois já tinham morrido aluno, pois uma das suas orientações era que: Se você aprende e não usa então você não confia no que está fazendo, se você está sendo assaltado como pode deixar o criminoso levar o que é seu? Resultado: Um dos alunos foi assaltado e morto por que reagiu tentando usar um dos movimentos ridículos que havia aprendido. E a aluna gravemente ferida que citei no início da matéria tentou usar movimentos de leque para desarmar o assaltante com faca que a abordou na saída da faculdade exigindo que entregasse celular.


Observações:

Veja a seriedade, ferocidade e resistências desses profissionais do octógono, e mesmo assim não chega nem perto da realidade das ruas: Sem regras, sem categoria de peso, maior numero de adversários e armados, isso sem falar que você ainda pode esta acompanhado de seu filho ou de algum outro ente querido.

Observações importantes:


. Lembre sempre que você procura autodefesa por que busca proteger a si e sua família, não é para participar de campeonato ou conquistar faixa;


. Se o seu professor contar história que bateu em assaltantes, e outras histórias, saia pois além de mentiroso ele não se preocupa se você acabar morto tentando fazer igual a sua história;


. Se a preocupação do seu professor é só te preparar para exame de faixa e campeonato indefinidamente, vá embora, mais vale você fazer um curso fechado de autodefesa tático voltado pras ruas, do que uma faixa preta, que não vai te salvar de tiros, facadas, lutar contra pessoas duas vezes mais pesado que você ou contra várias pessoas, saber usar armas improvisadas, técnicas preventivas e uso graduado de força;


. Se o seu professor começar a citar contos bíblicos, esoterismo e desenhos animados ou qualquer outra coisa para explicar a sua arte marcial, vai embora, você está ali para salvar a sua vida não bater papo sobre religião e programação infantil;


. Se o seu professor começar a citar frases e cenas de filmes o tempo todo, saia você não está lá para ser astro de filme de ação, ou brincar de faz de conta que está em um filme; . Se o seu professor falar que o estilo dele nunca ataca apenas reage, saia da academia, hoje todo mundo sabe que quem ganha é quem inicia o ataque, de forma feroz e brutal, como autodefesa preventiva;


. Se na academia que você está só treina movimento e socos e chutes no ar saia; você nunca vai aprender se defender sem saber o limite e alcance de sua força e resistência, e nem aplicará golpes penetrantes usando toda força do corpo socando o nada, usar equipamentos e treinar com parceiros é preciso;


. Se você perceber que seu professor de autodefesa não tem o mínimo de instrução escolar, saia pois eu mesmo já vi professores apontar abaixo do umbigo e dizer que o baço ficava lá, e se batesse a pessoa estaria viva só até o fim do dia. Não é questão de preconceito, mas se a pessoa quer trabalhar como professor deve sempre buscar conhecimento sobre aquilo que está ensinando e se aperfeiçoar;


. Academia de Autodefesa não é igreja, nem consultório, se estiver passando por problemas vá a profissionais da área da saúde, psicólogos, psicanalístas, ou psiquiatras, não procure conselhos com uma pessoa que muitas vezes não tem a mínima noção sobre a vida real, fica só repetindo frases que viu em filmes ou meia dúzia de livros de autoajuda que comprou em sebos, para manipular pessoas frágeis;


. Quando um professor falar que o estilo dele não está no UFC por que eles não podem usar golpes mortais pois as regras da luta foram criadas para prejudicar o seu estilo, pergunte por que tantos lutadores de karatê e até alguns com estilos mesclados de capoeira conseguem participar do UFC e até vencer;


. Se o seu professor falar que seu estilo está acima dos outros, pois é focado na paz do espírito vá embora imediatamente, a paz é um ideal a ser conquistado, ao contrário da violência que é uma realidade, então se você quer a paz terá que lutar por ela, seja no âmbito físico, jurídico, e etc. Nada que vale a pena vai aparecer só com boas intenções;


. Treinar cansa, dói, exige muito esforço, não existe caminho fácil, procure cursos com profissionais da área de segurança, que conheçam a realidade das ruas, uma pessoa que nunca segurou uma arma de fogo, ou teve que imobilizar uma pessoa violenta, não pode te ensinar nada de prático;


. Se o seu professor começar a falar de golpes que paralisam músculos, pontos de acupuntura e disparo de energia com as mãos, vá embora mais vale aprender um golpe de faca bem dado na garganta ou no fígado do que cinquenta movimentos imitando um coelho, bode ou qualquer outro animal;


. Fuja dos professores que dizem conhecer técnicas milenares, afinal você precisa de técnicas pra hoje, não de uma época que não existia arma de fogo e nem registro histórico crível, onde existem lendas de seres fantásticos misturado com história real;


. Ser sobrevivencialita é ser senhor da sua vida, é ser autossuficiente e ser capaz de proteger a sua família, encontre o mestre dentro de você;


Lembre-se: este artigo é sobre auto defesa, se o seu objetivo é meramente participar dos campeonatos, seguindo carreira de atleta em demonstrações e sua academia tem esse perfil voltado para coreografia e exibições esportivas, então você está no lugar correto. Afinal todas as artes marciais são boas, mas cada uma tem um foco. Terapêutico, coreográfica, combate com regras, ou autodefesa urbana. Veja os vídeo abaixo, e apenas imagine se fosse na rua, e depois tire suas próprias conclusões:


Royce Greyce Jiujitsu Desafiou Estes Lutadores de Vs Kung Fu, Judo, Kenpo, Karate e Hapkido.


Mestre usa a energia chi contra os adversários.



Mestre de Kung fu vs Lutador de Jiu Jitsu (Vale Tudo).


Kung fu Fantasia vs Realidade.

Sabedoria das artes marciais:



“Para mim 99% desse negócio de autodefesa oriental é besteira. É jazz ornamental. É bom, mas não funciona.” Bruce Lee.




“Meus seguidores em Jeet Kune Do, atendem a isso: todas as normas fixas são incapazes de adaptabilidade ou flexibilidade; a verdade está fora de todas as normas fixas.” Bruce Lee.




“Devemos lembrar que violência e agressão agora fazem parte da vida cotidiana. Você vê isso na tevê. Não pode fingir que não existem.” Bruce Lee.




“A incapacidade de se adaptar traz a destruição. Bruce Lee.




“Usando nenhum método como caminho, tendo nenhuma limitação como limite.” Bruce Lee.




“A inimiga do desenvolvimento é a fobia da dor - a falta de vontade de passar por um pouco de sofrimento.” Bruce Lee.




“O autodidatismo faz grandes homens.” Bruce Lee.





Conclusão

Soldados e grupos táticos especiais do mundo todo treinam de forma exaustiva, brutal e real.

Autodefesa não é apenas sobre conhecer um sistema de luta particularmente feroz, mas se especializar e conhecer por conta própria outros fatores, como: anatomia e fisiologia humana. Uso de facas, armas improvisadas e principalmente armas de fogo. Fazer musculação e exercício aeróbico para fortalecimento muscular, e aumento de capacidade cardiorrespiratória.


E principalmente sempre pesquisar sobre o que você está praticando, seja qualquer coiusa em sua vida, seja religião, defesa pessoal, filosofia. não se envolva em uma coisa sem realmente conhecer aquilo que você está seguindo. Sua vida ou de seus familiares pode estar em risco por você acreditar em uma coisa pode te ajudar e na verdade não é nada além de fumaça.mas você sobrevivencialista, preparador e combatente urbano que está sempre se preparando sabe a importância de conhecer afundo aquilo que pratica para ter uma vida de qualidade e confiar naquilo que tem, para usar na hora certa. E você, já conheceu algum "profissional" desse tipo?

Dúvidas? sugestões? Deixem nos comentários. Se gostaram deem um curtir e compartilhem. E não esqueçam de clicar em um dos anúncios para nos ajudar a continuarmos com nosso trabalho. Muito obrigado.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

Colaboração:

Dr. David S.



Obras Indicadas:






E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva à tudo e à todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


78 visualizações0 comentário
bottom of page