• Marsurvivor

Mente Preparada: Protocolos e redundâncias, bases para o verdadeiro sobrevivecialismo

Atualizado: Mar 28


Protocolo e redundância são as conceitos chave do sobrevivencialismo, pois vão dirimir as escolhas e ações que um preparador, sobrevivencialista, e combatente urbano deve fazer em uma situação crítica. Todo o planejamento para ações futuras em momento de crise dependem destes dois fatores. Isto abrangerá desde estoques de alimentos de forma organizada e segura, planejamento da segurança de sua residência, formas de agir na autodefesa adotando uso progressivo de força e em tudo mais.


Nesta matéria vamos entender um pouco melhor sobre estes dois conceitos e como aplica-los de acordo a realidade, necessidade e perfil de cada um.



Mente preparada para tudo

Como dissemos acima protocolo e redundância é a infraestrutura do sobrevivencialismo sério, pois ele te prepara basicamente para tudo que é importante na hora que o problema aparece, seja grande ou pequeno. Conhecer melhor estes conceitos e coloca-los em prática irá te deixar psicologicamente e fisicamente preparado. Pois sem dúvida melhor do que agir de forma defensiva é agir de forma proativa.



Protocolo:

Você deve ter vistos no cinema o personagem Tony Stark alter ego do Homem de Ferro que usou inúmeras vezes este recurso. O cara tem protocolo pra tudo. Protocolo festa de arromba, protocolo Sexta Feita, protocolo Ultron, a Hulkbuster para lugar com o Hulk caso precisasse um dia (e precisou), colocou milhares de protocolos na armadura que fez para o Homem Aranha. Até seus protocolos tem protocolos. Isto é por que este personagem representa a figura de um gênio e como a mente de um gênio funciona. Vários passos a frente. O Protocolo é o conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas que devem ser seguidas em determinada situação. Traduzindo isto para nossa realidade do sobrevivencialismo seria por exemplo, se a sua casa está sendo invadida, você tem uma série de ações previamente decididas como uso de câmeras de segurança, ofendículos, armas de fogo, orientar a família como agir em uma situação assim, planejamento de fuga do local caso seja possível. Ou em caso de um combate você tem uma ideia prévia de como agir seguindo o uso progressivo de força (negociação, imobilização, combate, uso de força letal), para agir de força  adequada, rápida e eficiente no momento do conflito, e mesmo orientar as pessoas a sua volta como a sua companheira sobre como agir se acontecer alguma situação de conflito com ela presente para não haver um ato desesperado e até atrapalhar a sua ação.


Protocolo para nós sobrevivencialistas pode-se traduzir como preparação tática para agir em um momento de crise, muitas pessoas comuns ao ouvir falar sobre preparação falam coisas do tipo: "Nossa você só pensa em coisa ruim, é só pensar que nada vai acontecer." Mas infelizmente coisas ruins acontecem, você pensando sobre elas ou não, e sem resposta imediatas as pessoas geralmente paralisam ou tomam as piores decisões possíveis, ou ainda pior acabam feridas ou mortas, ou seus familiares encontram este triste destino.


Redundância

Aqui você também deve ter visto o personagem Tony Stark se utilizar várias vezes deste recurso, afinal toda vez que quebra uma armadura, ou parte dela, ele tem outra prontinha. A redundância é um termo emprestado da engenharia, que é a duplicação de críticos componentes ou funções de um sistema com a intenção de aumentar a confiabilidade do sistema , geralmente sob a forma de uma cópia de segurança ou à prova de falhas , ou para melhorar o desempenho do sistema real. Em muitos sistemas críticos de segurança , tais como fly-by-wire e hidráulicos sistemas em aeronaves , algumas partes do sistema de controlo pode ser triplicado, que é formalmente denominada redundância modular tripla (TMR). Um erro em um componente pode então ser fora votado pelos outros dois. A redundância também pode ser conhecido pelos termos "sistemas de maioria" ou "lógica de votação". Em uma ponte de suspensão os numerosos cabos são uma forma de redundância, por exemplo. Mas e no sobrevivencialismo quando devemos utilizar a redundância? A resposta é simples, ela deve estar presente em tudo.


Afinal o verdadeiro sobrevivencialista, combatente urbano e preparador deve sempre ter itens sobressalentes, Backups, para tudo. Seja estocagem de mantimentos, seja equipamentos para carregar no seu EDC como lanternas ou armas. Sempre é necessário que esteja preparado para falhas ou perda de equipamento. Como por exemplo você ter uma faca a mais, um rádio de comunicação a mais, um gerador a mais sempre é necessário, alimentos, ou itens importantes como lâmpadas ou remédios de forma sobressalente.


Imagine por exemplo você começar estocar alimento quando a crise começar, quando pode até mesmo existir restrições quanto a quantidade de compras ou falta de determinados itens? Claro que não, mas muitas pessoas comuns sem qualquer preparo em desespero não conseguem em um momento caótico seguir qualquer critério quanto a isso, e na ultima hora começam acumular até itens menos importantes como papel higiênico como vimos recentemente nos noticiários por conta co coronavírus.


Então perceba, que ambos conceitos, tanto o protocolo como a redundância conversam diretamente conosco, e que se uma pessoa quer levar a sério a prática do sobrevivencialismo, ou passa-la a frente deve conhecer e pratica-los. Ter a mente preparada é a base para ter uma mente fria, analítica e guerreira para as batalhas que virão para garantir assim a sua segurança e sobrevivência, bem como  de sua família.


Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

output_aBa1uU.gif
aaaaa1.png

Curta nossa página no Facebook:

Nossas redes sociais:

CONFACMARS.gif

Autor: Marcos Ribsantos

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Contador de Visitas

Contador de Visitas

thomas-richter-pistol-blue-turntable.gif

Biblioteca de Armas

Centro de Estudo MARS de Sobrevivenciali

Nossas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
output_HFM1Yq.gif
CSINerd.png

©2017 by Centro de Estudo MARS.