top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Dicionário Sobrevivencialista Virtual MARS: A - E






A - E




A


ABAO All Bets Are Off: Todas as apostas estão desativadas (uma situação sinônimo de TEOTWAWKI .)

ABU: Airman Battle Uniform: O uniforme atual de camuflagem da US Air Force. Veja também: ACU, BDU e Marpat.

ACH: Capacete de Combate Avançado Advanced Combat Helmet.

ACLS: Apoio de vida cardíaca avançada. Advanced Cardiac life Support.

ACU: Army Combat Uniform. O uniforme de camuflagem padrão "digital" do exército dos EUA que substituiu a BDU. Veja também: BDU e Marpat.

AED: Desfibrilador externo automatizado. Automated External Defibrillator. Veja também: CASA.

AIT: Advanced Individual Training.Treinamento Individual Avançado. Veja também: MOS.

ALICE: All-Purpose Lightweight Individual Carrying Equipment.Equipamento de transporte individual de peso leve de uso geral.

Ammo: Contração de gíria para munição.

AMSAT ou AmSat: Satélite amador.

Análise SWOT : uma análise SWOT é um método simples, mas útil, de realmente entender suas Forças e Fraquezas. Também irá ajudá-lo a identificar Oportunidades que você pode explorar e Ameaças que você pode enfrentar em uma situação de sobrevivência. Realizar uma análise SWOT sobre você e suas capacidades é uma excelente maneira de determinar como você está preparado.

AQ: Al Qaeda

AR: Rifle Automático. Este é o termo genérico para as variantes semi-automáticas da família de rifles Armalite, projetada por Eugene Stoner (AR-10, AR-15, AR-180, etc.) Veja minhas perguntas frequentes sobre este assunto.






B


Banda: Na transmissão analógica, o intervalo de frequências entre dois limites definidos.

Banda livre: As bandas para frequências de rádio CB logo acima e logo abaixo dos canais oficiais de CB. Também conhecido como "transmissão fora de banda" ilícita. O uso da Free Band é ilegal. Veja também: Bastard crystal.

BARRA: Browning Automatic Rifle.

Bastard Crystal: Uma freqüência do transmissor de rádio que controla o cristal de quartzo que é cortado para permitir a transmissão fora da banda. Veja também: Free Band.

BATMAN: Better Approach To Mobile Ad-hoc Networking. Melhor abordagem para redes móveis ad-hoc. Uma solução de rede de malha desenvolvida por Open-mesh.org

BCT: Basic Combat Training. Treinamento básico de combate.

BBB: Termo usado no Sobrevivencialista que descreve as três pontos essenciais no sobrevivencialismo. Feijão é comida agua e abrigo para se manter vivo bullets munições representam a habilidade de proteger a si mesmo, sua família, caça e liberdade individual.

Band-aids simboliza o conjunto de condições favoráveis a saúde e higiene.

BIB: Bug-In Bag. Um kit de itens essenciais projetado para "hunkering down", no lugar. Veja também: BOB.

Big Sandbox: ( Grande caixa de areia) Termo genérico para o Oriente Médio.

Black Rifle / Black Gun: Termos genéricos para um rifle de batalha moderno - tipicamente equipado com um estoque de plástico plástico e forend, dando a essas armas uma aparência "totalmente negra". Funcionalmente, no entanto, são pouco diferentes dos projetos semi-automáticos anteriores.

BLUFOR: Forças azuis (amigáveis). Normalmente aplica-se a jogos militares de guerra. Veja também: OPFOR.

BMG: Browning Machinegun. Normalmente, refere-se a .50 BMG, o cartucho de metralhadora pesada padrão dos militares dos EUA desde o início do século XX. Este cartucho agora é usado frequentemente para rifles de counter-sniper de precisão de longo alcance.

BOB: - "Bug Out Bag" diz respeito a uma qualquer mochila, mala ou saco que contenha no seu interior diversos bens necessários que garantam algum nível de subsistência até cerca de 72h, para que seja possível avançar para um local seguro. Geralmente contém comida, água, equipamento de primeiros socorros, equipamento de emergência, equipamento de comunicações, equipamento de defesa, lanterna e outros itens de extrema necessidade. (sinónimos: BIB - "Bug In Bag"; GOOD KIT - "Get Out Of Dodge Kit"; INCH - "I'm Never Coming Home Kit")

BOGO: BOB ou BoB. Saco Bug-out. Sinônimo de GOOD Kit. Veja também: BIB, GOOD e INCH.

BOL: - "Bug Out Location" é uma localização segura previamente preparada e definida para tal de acordo com os nossos planos de actuação. Pode igualmente surgir definida como "retreat location".Sinônimo de retiro.

BOM: Saia de Dodge. Isso se refere à saída rápida de uma cidade ou cidade quando as coisas correm rapidamente.

Bomba suja: Um explosivo convencional usado para impulsionar materiais radioativos - projetado exclusivamente para causar contaminação e incapaz de atingir massa crítica.

BOV: - "Bug Out Vehicle" diz respeito ao veículo usado para nos transportar para uma localização segura ou para nos ajudar a afastar de zonas de perigo.

Bugging In: - hunkering down, ficando em sua localização até que seja mais seguro se aborrecer!

Bugging Out: - deixando sua posição atual e movendo-se para um local mais seguro.

Bushcraft: é uma atividade cuja tradução mais livre para o português seria "artes do mato". Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e ação sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas mas tem vindo a cair no esquecimento da população em geral, quer por falta da sua prática, quer por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias.





c



C2H5OH: Etanol. (Álcool etílico ou "Grão"). Veja também: EtOH.

C4: Dependendo do contexto: Comando, Controle, Comunicações, Computadores ou Composição 4 (explosivo plástica).

C4I: Comando, Controle, Comunicações, Computadores e Inteligência.

C4ISR: C4, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.

C4N: Comando, Controle, Comunicações, Computadores e Navegação.

C7: O equivalente do Exército canadense dos EUA M16.

Camo: Gíria para Camuflar.

Cão Pastor: Pessoa que faz uso da violência para proteger as pessoas de bem.

Carabina: Um rifle de cano curto, originalmente desenvolvido para uso pela cavalaria, mas agora popular para a infantaria mecanizada. Veja: AK e M4.

CARVER: Criticalidade, Acessibilidade, Recuperabilidade, Vulnerabilidade, Efeito e Reconhecimento.

CASEVA: Combat Casualty Evacuation Care. Cuidados de evacuação de acidentes de combate.

Cat: Dependendo do contexto, abreviação de Caterpillar (tractor) ou Categoria, Torniquete de Aplicação de Combate ou Tomografia Computadorizada ("CAT Scan").

CB: Radio de banda do cidadão. Uma faixa de transmissão de 2 vias HF a (27 MHz, ou 11 metros) que não requer licença para operação nos Estados Unidos. Alguns transceptores CB desejáveis são capazes de operação SSB. Originalmente 23 canais, o Citizen's Band foi posteriormente expandido para 40 canais durante a idade de ouro do CB, na década de 1970. Veja também: Banda livre e faixa de 10 metros.

CBR: Guerra química, biológica e radiológica. Esta sigla foi amplamente substituída por "NBC".

CBRNE: Química, biológica, radiológica, nuclear e explosiva. Spoken "Sea-Burn". Veja também: CCMRF

CEOI: Instruções de operação eletrônicas das comunicações. Veja também: SOI. Centro de Estudo MARS de sobrevivencialismo Urbano: Escola virtual que busca trazer as pessoas informações para que possam sobreviver ao cenário urbano.

CEWI: Comunicações, Guerra Eletrônica e Inteligência.

CH3OH: Metanol. Tóxico para beber, forma formaldeído nos olhos, causando cegueira. Pode ser absorvido através da pele. Também é um susceptível de carcinógeno.

Cheek welding: O contato da bochecha de um atirador com o estoque de um rifle. Para uma precisão consistente, a solda da bochecha deve ser uniforme sempre que o atirador encoste o rifle. Um descanso de bochecha suplementar às vezes é necessário para obter o alinhamento correto do olho com as vistas (ou escopo) com uma solda de bochecha consistente.

ChiCom: Comunista chinês.

CI: Contra-inteligência.

Cisne Negro: Um evento extremo e inesperado. Este termo foi popularizado pelo autor Nassim Nicholas Taleb. Em seus livros, Taleb afirma que os seres humanos são, por sua própria natureza, pobres juízes de risco, por causa de seu viés de normalidade.

Classe A: Extintores de incêndio projetados para combater tipos tradicionais de materiais combustíveis, como madeira e produtos de papel. Eles são dimensionados pela quantidade de líquido que possuem.

Classe B: Extintores de incêndio projetados para combater incêndios de líquidos combustíveis, como gasolina, graxa ou querosene. Eles são dimensionados pelo número de pés quadrados de fogo que podem extinguir.

Classe C: Os extintores de incêndio foram projetados para lutar contra incêndios de natureza elétrica, como fiação, disjuntores e saídas. Estes tipos de incêndios representam um risco de eletrocussão, pelo que o extintor deve produzir uma substância que não seja condutora.

Classe D: Os extintores de incêndio são projetados para combater incêndios de metais combustíveis.

Classe K: Os extintores de incêndio são projetados para combater feixes de gorduras e óleos de culinária. (Classe Classe E, no Reino Unido.)

CNG: Gás natural comprimido. Veja também GNC.

CO2: Dióxido de carbono.

ComBloc: Bloco comunista.

Comm, Commo: Equipamentos de comunicação.

Confusão Marcial:

COOP: Continuidade do Plano de Operações. Veja também.

CORTAR:Tempo Universal Coordenado. Também conhecido como Zulu Time ou GMT.

CQ: Dependendo do contexto: Taxa de Quarters, ou o código de rádio amador para "Chamar qualquer estação de rádio amadora", ou Colloquium Group / Meeting.

CQB: Close Quarters Battle

C-Ration: Ração de combate. As rações de campo enlatadas do Exército dos EUA foram substituídas por MREs em meados da década de 1980.

Criptografia: A codificação sistemática de uma mensagem ou fluxo de bits antes da transmissão para evitar que os destinatários não autorizados o entendam. O processo de renderização novamente da informação legível é Decryption. CRS: Aço resistente à corrosão.

Crunch: um termo geral para um grande desastre de longo prazo. Isso geralmente se refere a uma crise financeira que reduz os principais mercados.

CT: Dependendo do contexto, Contra-Terrorismo ou Tomografia Computadorizada.

CUF: Cuidado sob fogo ,. Veja também; TCCC

CVC: Combat Vehicle Crewman. (Usado para designar pessoas e capacetes distintivos e macacões.

CW: C-Wire Fio de concertina.






D





DBDU: Uniforme de vestir da batalha do deserto. Também comumente chamado DCUs.

DCU: Uniforme de Camuflagem do Deserto. O termo comum para o uniforme militar dos EUA que é oficialmente chamado de uniforme do vestido de batalha do deserto (DBDU).

DEET: O ingrediente ativo na maioria dos modernos repelentes de insetos tópicos. (N, N-dietil-meta-Toluamida).

Det cord: ou cabo de detonação, Primacord Um tubo de plástico de 4 a 7 milímetros de diâmetro, preenchido com explosivos PETN de alta ordem. Geralmente usado para juntar cargas explosivas separadas para fazê-los explodir quase simultaneamente. Veja também: PETN.

DGPS: Sistema de posicionamento global diferencial Diretiva Homem Cinza: protocolo para saber se misturar a multidão sem chamar a atenção, mantendo um perfil baixo.

DIP: Die in Place. Morra no lugar. Gíria do exército dos EUA para uma defesa estática suicida "para o último homem". (Também conhecido como "The Custer Maneuver" ou "Custering").

DMZ: Demilitarized Zone Zona desmilitarizada

DNS: Servidor de Nomes de Domínio.

DOA: Dead on Arrival. Tradicionalmente aplicado aos cadáveres, esse termo também é usado para descrever um equipamento encomendado por correio que não funciona.

Doomer: O termo da fogueira do Peak Oil para alguém que prevê um colapso societal caótico quando os fornecimentos de petróleo ficam curtos. Veja também: Hubbert's Peak.

Doomer: Alguém que acredite que o pico de petróleo causará o colapso da civilização como a conhecemos.

Doomsday Prepper : um termo que é frequentemente usado pela mídia para fazer com que os criadores se parecem com wackos extremistas. Este termo foi feito popular pelo programa de TV

DPM: Material de padrão disruptivo. O padrão de pano de camuflagem originalmente desenvolvido para os Royal Marines do Reino Unido na década de 1960, e posteriormente adotado pelo Exército britânico.

DU: Dependendo do contexto Urânio empobrecido

DVD: Disco de Vídeo Digital

DX: Dependendo do contexto: comunicação de rádio de longa distância (rádio amador), diagnóstico (medicamento) ou troca direta (sistema de abastecimento militar).

Doomsday Preppers: Infelizmente, esse é o estereótipo da imagem da maioria das pessoas quando ouvem esse termo.





E



E85: Uma mistura de combustível que 85% de etanol e 15% de gasolina

E100: 100% de etanol

EAS: Sistema de alerta de emergência. Consulte também: CONELRAD.

BCE: Banco Central Europeu.

ECCM: Contramedidas eletrônicas

ECM: Dependendo do contexto, contramedidas eletrônicas (guerra eletrônica) ou módulo de controle eletrônico (sistemas eletrônicos de ignição automotiva).

EDC: - "Everyday Carry" define os itens que alguém não abdica no seu dia à dia e que serão utilizados em caso de necessidade.

EDR: Gravador de dados de eventos. (Normalmente chamado de "Black Box"). Agora usado em aeronaves e automóveis.

E & E: Escape e Evasão

EENTE: Olho, orelha, nariz e garganta

EGS: Enhanced Geothermal Systems. Sistemas geotérmicos avançados

ELE: Extinction Level Event Evento de Nível de Extinção

EMC: Electromagnetic Compatibility Compatibilidade eletromagnética.

EMCC: Emergency Mass Critical Care. Cuidados Críticos de Massa de Emergência.

EMCOMM: Comunicações de emergência

EMCON: Controle de emissão

EMD: Perturbação eletro-muscular. O termo politicamente correto para o efeito de obter zapped com um Taser.

EME: Terra-Lua-Terra. EME é uma abreviatura para as técnicas de propagação de rádio do "salto da lua".

EMP: Pulso eletromagnetico. target = _blank

EMI: Interferência eletromagnética

EMV: Vulnerabilidade eletromagnética

EOC: Centro de Operações de Emergência

EOD: Eliminação de artilharia explosiva

ER: Sala de emergência

ERP: Poder Radiado Efetivo. (A saída combinada resultante de um transmissor e uma antena com fator de ganho de dB)

ERRB: Aumenta a explosão da radiação nuclear nuclear warhead. Comumente chamado de Bomba Neutrónica.

ESD: Descarga eletrostática

ESP: Percepção extrasensorial.

EtOH: ou ETOH Ethanol. (Álcool etílico) ou Veja também: C2H5OH

EW: Electronic Warfare Guerra Eletrônica

ELE: Evento de Nível de Extinção. Isso se referiria a coisas como erupção do super-vulcão, ataque de meteoro maciço ou reversão do pólo magnético.

EMP: "Electromagnetic Pulse" diz respeito a um impulso abrupto de radiação electromagnética geralmente resultante de explosões com grande libertação de energia, especialmente explosões nucleares, fortes explosões solares ou a flutuações do campo electromagnético da terra. De um modo geral, todos os equipamentos electrónicos dos nossos dias que estejam dentro da área de impacto ficarão inutilizados.

EOTW: - "End Of The World", também chamado de TEOTWAWKI ("The End Of The World As We Know It"), descreve um acontecimento uma situação que pode causar o fim da vida ou do planeta (guerra nuclear, colisão de asteróide, etc.).

EOTW: Fim do mundo.

Estratégia alfa: a prática de armazenar itens extra consumíveis, como proteção contra inflação e para uso em troca e caridade. Isto é em referência ao segundo livro do autor John Pugsley em que ele escreve o que é considerado a referência padrão para abastecer alimentos e utensílios para emergências.

Evento de Carrington: - Um efeito de ocorrência natural de EMP causado por uma grande Eeção de Massa Coronal (CME) do Sol. (Veja CME e EMP).





Clique para voltar à página inicial do Dicionário Sobrevivencialista:




Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.








39 visualizações0 comentário
bottom of page