• Marsurvivor

Dicionário Sobrevivencialista Virtual MARS: F - J





F - J




F


FAL: Fusil Automatique Leger - Um rifle belga de batalha da OTAN de 7.62mm (+ clones) Veja também: L1A1 e minhas perguntas frequentes sobre este assunto.

FARC: ou FARC-EP. Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. (" Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colômbia Ârcito del Pueblo ")

FIFO: First In, First Out-used para rotação de armazenamento de alimentos.

Fundação B612: Um grupo sem fins lucrativos dedicado a proteger a Terra dos asteróides.

FEMA: Agência Federal de Gestão de Emergências. (Uma agência do governo federal dos EUA) O acrônimo também é definido como brincadeira como "Esperança intolerante do Auxílio Significativo".

Ferret: Dependendo do contexto: 1.) Um carro blindado blindado britânico pós-Segunda Guerra Mundial, feito pela Daimler, em várias variantes. 2.) Uma casca de espingarda que dispara uma cápsula líquida de gás lacrimogênio CS que se vaporiza no impacto. 3.) O rifle BMG Ferret .50 de um único tiro .50 que utiliza um receptor inferior tipo AR-15.

FMJ: Full Metal Jacket. (Uma bala que não se expande quando atinge tecido.) Também chamado de "bola:" munição pelos militares dos EUA.

FN: O fabricante de armas belga Fabrique Nationale de Herstal.

FN-49: ou FN49 Um rifle semi-automático pós-Segunda Guerra Mundial produzido pela FN, com uma revista de 10 rodadas alimentada com clipes de stripper. Foram feitas variantes em vários calibres incluindo 7 × 57, 8 × 57 e .30-06. Uma posterior conversão do arsenal feita em Argentina foi feita em .308, com 20 revistas removíveis.

Force Multiplier: Uma capacidade que, quando adicionada e empregada por uma força de combate, aumenta significativamente o potencial de combate dessa força e, assim, aumenta a probabilidade de realização bem sucedida da missão. (Definição de DOD dos EUA).

Force Recon: Force Reconnaissance é a força de comandos de elite da US Marine Corp.

FPS: ou fps. Pés por segundo. Veja também: MPS.

FPV: First Person View. Visão de primeira pessoa. Veja também RPV e UAV.

FRS: Family Radio Service (Um tipo de walkie-talkie UHF-FM que não requer licença nos EUA) Veja também: GMRS e MURS.

FSB: Federalnaya Sluzhba Bezopasnosti . O principal sucessor do KGB.

ft / lbs: Pé / Libras. Uma medida de força, define como "a quantidade de energia gasta quando uma força de uma libra atua através de uma distância de um pé ao longo da direção da força". Veja também: Joules.

FTRSS: Flexible Temperature Range Sleep System. Sistema de suspensão de temperatura flexível. Sacos de dormir sintéticos modulares feitos pela Wiggy's.

FUD: Fear, Uncertainty, and Doubt Medo, Incerteza e Dúvida





G


G: Gravidade. (Gravidade da Terra = 1 g. As forças de aceleração e desaceleração são expressas em termos de g ("gees").

G1: A versão do exército da Alemanha Ocidental do rifle FN / FAL. Os kits de peças G1 foram usados nos últimos anos para a construção de FALs semi-automáticos nos EUA.

G3: O rifle de batalha seletiva do exército da Alemanha Ocidental dos anos 1960/70. Seu equivalente civil (semi-automático) é o HK91

G10: O grupo de 10 países industrializados.

G20: Dependendo do contexto Glock Model 20 (pistola de 10mm) ou do "Grupo de 20" países industrializados e em desenvolvimento.

Gaiola de Faraday: Um gabinete de proteção para eletrônicos. Veja também: Evento EMP e Carrington.

GD: Um gás nervoso persistente desenvolvido para o exército soviético.

Genny: Gíria para um gerador

GHB: Get Home Bag.

GIC: Correntes induzidas geomagnéticamente (causadas por tempestades solares).

Glock: O popular projeto de pistola em polimerização em moldes por Gaston Glock da Áustria. Também derrisivamente conhecido como "Combat Tupperware" por seus detratores, porque eles foram o primeiro fabricante a enviar suas pistolas em uma caixa de plástico com uma tampa instantânea. Glocks são os favoritos do escritor de armas Boston T. Party.

GMD: Perturbação geomagnética.

GMHB: Get Me Home Bag.

GMRS: Rádio móvel geral Um serviço de rádio UHF-FM de 2 vias licenciado. Serviço. Veja também: FRS e MURS.

GMT: Horário de Greenwich. A hora em Greenwich, Inglaterra. Também conhecido como Tempo Universal Coordenado e Tempo Zulu. Observe que Eastern Standard Time (EST) nos EUA é menos (-) 5 horas a partir de GMT.

Goblin: O termo genérico do Late Jeff Cooper para criminosos.

Copa do ouro: A versão alvo do M1911 do Colt. Possui visões alvo totalmente ajustáveis, um tambor cônico e uma bucha de barril mais apertada do que os M1911s padrão.

Golden Horde: Horde de Ouro Em contextos históricos, a Horda mongol do século 13, mas no contexto de SurvivalBlog, a esperada grande horda mista de refugiados e saqueadores que derramará as regiões metropolitanas WTSHTF. Veja também: WTSHTF.

G.O.O.D.: Get Out of Dodge Get Out of Dodge - o acrônimo genérico do autor para deixar a grande cidade com pressa WTSHTF. (Sigma inventado por JWR). O termo kit Get Out of Dodge é sinônimo de Bug Out Bag. Veja também: BOB, INCH e WTSHTF.

GOOD Kit: Get Out Of Dodge Kit. Isso seria o mesmo que um Bug Out Bag (BOB).

GPS: Sistema de Posicionamento Global

Gr: Grão. A medida de massa usada para projéteis de arma de fogo (balas) é grãos. Um grão é uma unidade de medição de massa de chumbo, aproximadamente igual a 1/3 de quilate ou 65 MG. 16 grãos são aproximadamente iguais a 1 grama. Também utilizado como medida de massa para o propelente de pó sem fumo (nitrocelulose).

Gray: A unidade de medida padrão para exposição à radiação, que substituiu Roentgen, Rem e Rad. A conversão de Grays é a seguinte. Veja também: Rad.

1 Gy = 100 rad

1 mGy = 100 mrad

1 Sv = 100 rem

1 mSv = 100 mrem

Grid Down: Um longo período de tempo quando a rede elétrica não é funcional

Grid Up: Uma situação em que as redes de energia nacionais permanecem funcionais, exceto por breves interrupções.

Terapia de Grupo: Termo de calão para fogo automático completo. Veja também: Rock-on-roll.

GSA: Administração de Serviços Gerais

GSE: Na maioria dos contextos: Empresa patrocinada pelo governo. As GSE americanas incluem Fannie Mae, Freddie Mac e o Federal Home Loan Bank System. Eles são indiretamente apoiados pela plena fé e crédito do governo federal, o que inevitavelmente significa dinheiro do contribuinte. Em outros contextos: extrato de sementes de toranja.

GSM: Sistema Global para Comunicações Móveis

GTAW: Soldagem por arco de gás com tungstênio (GTAW) Veja também: TIG.

GTG: Bom para ir

Gtt: Solta. (Medida do conta-gotas medicinais, do gutta latino.) O plural (gotas) é escrito gtts

GU: Genitourinário

GVW: Peso bruto do veículo

GWOT: Global War on Terror





H



H2H: Humanos para humanos (transmissão de doenças), ou mão-a-mão (combate).

H5N1: A designação do CDC para uma das tensões atuais da gripe aviária asiática também chamada Influenza aviária altamente patogênica (HPAI). Veja meu artigo sobre o assunto: https://survivalblog.com/asianflu/

Hadji: Gíria para um residente nativo iraquiano.

HAHO: Altitude elevada, alta abertura. Uma técnica de pára-quedas militar.

Ham: - Um termo de gíria para operadores de rádio amadores.

ARÉOLA: Altitude elevada, baixa abertura. Uma técnica de pára-quedas militar.

Haole: A palavra havaiana para anglos.

Hard: (eletrônica) Veja: EMP.

Ha-Shem: Hashem Hebraico para "Seu Nome". Meus amigos judeus usam isso em referência O Criador. (Eles consideram desrespeitoso usar Seu nome diretamente.)

Hazmat: HazMat, ou HAZMAT: Material (s) perigoso

H-BAR: Barril pesado.

HBOT: Terapia hiperbárica de oxigênio

HD: ou HD Heavy Duty.

HDL: Lipoproteína de alta densidade. Comumente chamado de "colesterol bom". Veja também: LDL.

HDPE: O polietileno de alta densidade é usado em recipientes de leite, suco e água para aproveitar suas excelentes propriedades de barreira protetora. A maioria dos baldes "de qualidade alimentar" de cinco galões são feitos de HDPE.

HDR: Ritual diário humanitário

HDTV: Televisão de alta definição

Heller: A decisão DC v. Heller de Supremo Tribunal dos EUA em junho de 2008 afirmou que o "direito de manter e carregar armas" é um direito individual de todos os cidadãos.

Hello: Curto para helicóptero.

HELOC: Linha de Crédito Home Equity

HEMP: - Pulso eletromagnético de alta altitude. Veja EMP.

HEPA: Ar particulado de alta eficiência (filtro). No contexto do SurvivalBlog, refiro-me aos filtros HEPA usados para atrapalhar o pó do ar bombeado para abrigos. Alguns dos melhores (e mais caros) sistemas de filtração HEPA são fabricados pela Luwa da Suíça.

HERF: Dependendo do contexto Radiofrequência de alta energia, ou Riscos de radiação eletromagnética para combustível

HERO: Perigos de radiação eletromagnética para artilharia

HERP: Riscos de radiação eletromagnética para pessoal

HESCO: O fabricante de um bastião de proteção balística modular usado por organizações militares. Estes são normalmente preenchidos com solo, areia ou cascalho.

HEU: Uranium altamente enriquecido

HF: Alta frequência

HFC: Hydrofluorocarbono. Atualmente, os HFCs são usados como substituições para os clorofluorocarbonos (CFCs), porque eles são menos prejudiciais para a camada de ozônio da Terra.

Hh ou HH: Mãos altas. A abreviatura da unidade de medida para cavalos, burros, pôneis, etc. Uma mão é igual a quatro polegadas.

Hidrômetro: Um instrumento para medir a densidade de líquidos em relação à densidade da água. Usado para indicar o estado da carga em células de chumbo-ácido medindo a gravidade específica do eletrólito. Também usado em conservas de alimentos comerciais.

Hidroponia: o cultivo sem solo.

High Cap: Alta capacidade. Normalmente refere-se a revistas de armas de fogo que possuem 11 + cartuchos. O termo mais correto é a capacidade total.

HIIT: Treinamento Intervalo de Alta Intensidade

ANCAS Esconder em vista simples. Isso geralmente se refere à sobrevivência urbana ou à construção de esconderijos discretos. (Sigma inventado por JWR.)

HK: Heckler und Koch, o fabricante de armas alemão

HK91: Heckler und Koch Modelo 91. A variante civil (semi-automática) do rifle G3 da OTAN de 7,62 mm.

HMG: Heavy Machinegun. (Tal como o M2 Browning .50 Caliber.)

HMI: Helio-sismic Imager. (Observatório solar).

HMMWV: Veículo de rodas multifunções de alta mobilidade, também comumente chamado de Humvee, ou em guarnição civil, um Hummer.

HMR: Hornim Magnum Rimfire.

Hoplophile: Alguém que gosta de armas de fogo. (Variação de um termo cunhado pelo Coronel Jeff Cooper).

Hoplophobico: Alguém que tem medo de armas de fogo. (Terceiro cunhado pelo Coronel Jeff Cooper).

HP ou hp, HP: Dependendo do contexto: Potência, ponto oco (bala), Alta potência (como em High Power Rifle Target Competition) ou Hi Power, como em Browning P-35 Hi Power 9 mm pistolas.

HPAI: Influenza aviária altamente patogênica (HPAI). Chamado de "caminho alto" na gíria epidemiologista. Veja também: LPAI e H5N1

HPM: Microondas de alta potência. Na maioria dos contextos, isso se refere a armas de feixe de microondas.

HR: Restos humanos. Em outros contextos, Recursos Humanos.

HRT: Equipe de resgate de reféns. (FBI). Muitas vezes falado "Hurt Team".

HSS: Aço de alta velocidade (termo de usinagem).

HT: Transceptor de mão ou Handi-Talkie - O nome que se tornou genérico para um pequeno transceptor de rádio portátil, de qualquer marca e que opera em qualquer banda.

HTTP: Protocolo de Transferência de Hipertexto

Hubbert's Peak O pico presumido na produção de campos petrolíferos que deverá ocorrer +/- 2015. Veja também: LATOC.

HUMINT: Inteligência Humana

HVAC: Aquecimento, ventilação e ar condicionado.

HVACR: Aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração





I



I A: Ação imediata

IAPV: Virus da paralisia aguda israelense. Uma doença ligada ao transtorno do colapso da colônia de abelhas. Veja também: CCD

IAW: Em concordância com

IBA: Interceptor Body Armor - a atual questão dos militares dos EUA Kevlar armadura. O colete base pesa 6 quilos. As placas de trauma dianteiro e traseiro são 6 libras adicionais cada. Protetores adicionais de armadura de ombro e virilha adicionam ainda mais peso.

IBC: Contentor de massa intermediária. Comumente chamado de tanque ou tote paletizado.

IBD: Dependendo do contexto; Vestido de batalha israelense da doença do intestino inflamatório. Veja também: IBS

IBO: Organização Internacional de Arqueologia.

IBS: Síndrome do intestino irritável

IC: Dependendo do contexto Circuito Integrado, Contratado Independente ou Combustão Interna.

ICBM: Míssil balístico intercontinental.

ICF: Formulário de concreto isolado. (Método de construção da casa).

ICL: Dependendo do contexto Lentes de contato implantáveis ou limitador de corrente de corrida. (No último contexto, um ICL é um circuito de termistor, tipicamente usado para "suavizar" a corrente que um rádio recebe no arranque). Veja também: NTC.

IDF: Contexto dependente, força de defesa israelense ou incêndio indireto

IDIQ: Entrega Indefinida / Quantidade Indefinida

IED: Dispositivo explosivo improvisado

IEDTF: Força-tarefa de dispositivo explosivo improvisado

IEEE: Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos

IER: Alívio Intermediário dos Olhos (Escopo, tipicamente usado com rifles / carabinas "escoteiros")

IEW: Inteligência e Guerra Eletrônica

IEWCS: Sensor comum de inteligência e guerra eletrônica

IFAK: Kit de primeiros socorros individual

IFF: Identificação amigo ou inimigo

IFR: Regras de voo do instrumento. Veja também: VFR.

IFV: Veículo de combate de infantaria. Veja também: M2 Bradley.

IIFS: Sistema Individual de Combate Integrado.

IIRC: Se eu recordo corretamente

ILBE: Equipamento de rolamentos de carga melhorado usado pelos fuzileiros navais dos EUA.

IME: Instituto de Fabricantes de Explosivos

IMINT: Inteligência de imagens

INCH: Um kit "INCH" é a engrenagem que você levaria no caso de um pior caso, em que você só teria uma viagem "Out of Dodge". Veja também BOB, GOOD, WTSHTF e INCH.

ING: Guarda Nacional Iraquiana

IP: protocolo de internet

IPB: Preparação de inteligência do campo de batalha. Veja também: COA e IPOE

IPOE: Preparação de inteligência do ambiente operacional. Veja também: COA e IPB.

IRA: Dependendo do contexto: conta de aposentadoria individual ou exército republicano irlandês. Veja também: 401 (k).

ISAF: Força Internacional de Assistência à Segurança

ISBN: Número de livro padrão internacional.

Ishapore: O arsenal do exército indiano, mais conhecido por sua variante da OTAN de 7,62 mm do rifle de ação Enfield. Veja também: Enfield.

ISID: Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas

ISR: Inteligência, Vigilância e Reconhecimento

ISS: Estação Espacial Internacional

DIU: Dispositivo intrauterino

IV: ou iv intravenoso

IVND: Identifique, Villifique, Anule, Destrua. (Acronym coined by Steve Quayle.)






J

JBT: Jack Booted Thug

JDAM: Joint Direct Attack Munition é um kit de orientação a laser que converte bombas "idiotas" não guiadas em munições inteligentes para todos os tempos.

JHP: Jacketed Hollow Point (munição)

JIT: Just In Time (sistema de controle de inventário). Veja também: Kanban e LSC.

Joules Uma medida de força. Veja também: ft / lbs.

JP4: Querosene de aviação de alta qualidade.

JSP: Jacketed Soft Point (munição)

JIC: Just In Case







Clique para voltar à página inicial do Dicionário Sobrevivencialista:




Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.




Grupo Centro de Estudo MARS de Sobrevivencialismo Urbano


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo