top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

CornerShot: Para enxergar além das curvas


Hoje vamos conhecer o CornerShot, que é um acessório de armas inventado para permitir que o operacional veja ue ataque um  alvo armado sem ficar exposto. Esse equipamento desenvolvido em Israel atende as necessidades do moderno cenário do combate urbano. Neta matéria vamos conhecer seu desenvolvimento, estrutura e funcionamento.



História & Desenvolvimento

Como mencionado acima o CornerShot, é um acessório de armas inventado para permitir que o operacional veja e ataque um  alvo armado sem ficar exposto. Desenvolvido para o combate urbano pelo tenente-coronel Amos Golan, das Forças de Defesa de Israel, em cooperação com investidores americanos. Foi projetado no início dos anos 2000 para uso por equipes da SWAT e forças especiais em situações hostis, geralmente envolvendo terroristas e reféns.

O criador Amos  Golan com o controverso equipamento de camuflagem Kitty Corner Shot Rifle.


Sua finalidade é semelhante à do rifle periscópio de 1914 permitindo que o operador veja e ataque um alvo armado, sem expor o operador ao contra-ataque. A idéia de desenvolver um equipamento com esse perfil é antiga, porém com a limitação de tecnologia não era possível desenvolver um equipamento com um mecanismo tão sofisticado viável e duradouro. Como exemplo de tentativas anteriores temos: 


1- O rifle periscópio: foi desenvolvido independentemente por vários indivíduos como resposta à guerra de trincheiras da Primeira Guerra Mundial ; eles foram usados ​​por exércitos de vários países a partir de 1914. Essa idéia anterior era simplesmente um "estoque" secundário e mecanismo de gatilho combinados com um periscópio para permitir que o atirador permanecesse em segurança dentro da trincheira e ainda mirar e disparar um rifle que foi colocado no topo do parapeito da trincheira.





2 - O Krummlauf ( cano curvo ): era um acessório para o rifle Sturmgewehr 44 , que foi usado pelos alemães na Segunda Guerra Mundial . Permitia que o atirador mirasse e atirasse em esquinas com seu cano dobrado e uma visão no estilo periscópio . Uma desvantagem do dispositivo foi sua curta vida, devido ao estresse de queima.



Estrutura e funcionamento


Tipo: Acessório de arma

Lugar de origem: Israel

Em serviço: 2003 – presente

Desenhista: Amos Golan

Fabricante: Holdings de tiro de canto , LLC

Produzido: 2003 – presente

Variantes: 4 (incluindo padrão)

Peso: 3,86 kg (8,5 lb)

                                                                                     Comprimento: 820 milímetros (32,7 pol)

O campo de tiro do CornerShot é preciso e eficaz a 100 metros em pistolas 9 × 19mm , .40 S & W e .45 ACP , sendo eficaz a 200 metros com uma pistola de 5,7 × 28mm. O dispositivo está disponível em diversas variações, incluindo a Beretta 92F , um modelo amplamente utilizado pelas forças de segurança dos EUA, a Glock, a SIG Sauer e a CZ. O mecanismo também pode montar vários acessórios, como câmeras destacáveis, kits de transmissão de áudio / vídeo, lasers visíveis e infravermelhos, lanternas táticas, supressores e balas de borracha. Uma versão padrão de pistola está disponível, juntamente com um lançador de granadas de 40 mm.

Por estarem equipados com câmeras digitais de alta resolução, qualquer variante também pode ser usada como ferramenta de vigilância. Todos os modelos vêm com a mesma câmera fotográfica e monitor LCD colorido de 2,5 polegadas, fornecendo um sistema de observação e observação de vídeo com poderosa capacidade de transmissão. A lanterna e a câmera permitem que ela funcione de dia ou de noite. Uma variedade de câmeras intercambiáveis ​​opcionais, bem como um estoque dobrável, estão disponíveis, e um trilho acessório universal é padrão.


Na versão padrão, uma pistola é montada na extremidade dianteira da arma, que se dobra horizontalmente em uma dobradiça de 60 graus do meio da arma. Há uma câmera digital e uma lanterna ligadas ao cano na posição da baioneta . No lado traseiro da dobradiça estão o gatilho, a tela da câmera (que está em uma dobradiça horizontal exatamente como a dobradiça do cano médio, mas está fora do lado esquerdo da pistola) e os controles para a câmera e a luz. O CornerShot padrão monta uma pistola semiautomática normal na parte dianteira da arma, com uma ligação remota ao mecanismo de gatilho na parte traseira, tem um gatilho de 21 newtons (4,7 lbf ). Tem 820 milímetros (32,67 in) de comprimento, com um peso de 3,86 kg (8,5 lb ).



O lançador de granadas de 40 mm é de tiro único e de culatra. Operado manualmente, ele dispara todas as granadas de 40mm, munição menos letal e não letal e projéteis de gás lacrimogêneo / irritante. Os cartuchos usados são ejetados para facilitar o recarregamento. O mesmo sistema está disponível em tamanho de 37 mm para agências de aplicação da lei. O modelo de 40 mm tem uma espingarda de 1: 1.224, tem 900 mm de comprimento e pesa 4,4 kg (9,5 lb). A velocidade do focinho é de 74,7 m / s (granada M-406). [ carece de fontes? ] Seu alcance para fogo de precisão, alvo único é de 150 metros; e para cobertura de área, com munições de fragmentação, é de 350 metros.

Kitty Corner Shot Rifle: Camuflagem que recobre a Conershot em forma de gato. 



Variáveis e derivadas:

O Assault Pistol Rifle (APR): monta uma pistola personalizada na parte frontal da arma para permitir o uso de cartuchos de rifle. Ele dispara 5,56 mm de munição. A pistola APR pode ser removida do quadro CornerShot.


China: A China fez pelo menos três armas do tipo CornerShot até hoje: a HD-66, que é baseada no CornerShot e na CF-06. Ambos os modelos foram revelados pela primeira vez na 4ª Exposição da Polícia da China (CIPATE) e desenvolvidos pela Chongqing Changfeng Machinery Co Ltd e pela Shanghai Sea Shield Technologies Company. De acordo com Qing Shanseng, designer-chefe da HD-66 e CF-06, ambos os sistemas são indígenas e não foram feitos com base no CornerShot. O terceiro, conhecido como CS / LW9, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Indústria Ordinária da China em 2005, na tentativa de fazer um sistema similar ao Cornershot feito por Israel. Ele tem uma alça na parte inferior que pode ser usada para virar o LW9 para a esquerda ou para a direita. Os três sistemas usam o QSZ-92 como a pistola principal, embora o LW9 também use as pistolas NP22 / 34.


Irã: O Irã demonstrou uma arma que é um clone da Israelita.


Coreia do Sul: A Coréia do Sul divulgou publicamente sua própria versão do CornerShot em 23 de março de 2010, criada e desenvolvida pela Agência para o Desenvolvimento da Defesa. O ADD teve ₩ 350 milhões investidos para pesquisa e desenvolvimento de seu próprio CornerShot em setembro de 2008 a 2015. Suas funções são semelhantes à versão original, com exceção de um designador de alvo a laser e um sensor de pixel incluído para ajudar na localização de alvos hostis. O CornerShot feito na Coréia do Sul está sendo desenvolvido pela S & T Movic Co., Ltd. Ele foi lançado em 2016 como a Arma de Propósito Especial Coreano e monta uma pistola S & T K5.


Índia: Uma arma Cornershot feita na Índia foi relatada pela primeira vez em desenvolvimento em 2014.

Como vimos o ConerShot  permite que o operativo dispare em bordas de construção sem entrar na linha de fogo, sem dúvida seria uma adição e tanto para os policiais aqui no Brasil. 

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page