top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Como se tornar um bom professor de autodefesa?

Atualizado: 29 de jan. de 2021


Muitos ex-alunos me perguntaram sobre como se tornar um professor de combate urbano. Realmente não é fácil, já que é muita responsabilidade você estar ensinando pessoas que querem aprender a salvar as própria vida em um momento de crise e a de seus entes queridos. No mercado existem milhares de profissionais irresponsáveis que vendem pedregulho como se fosse ouro, por meio de mentiras, superstições e se aproveitando da fragilidade mental de muitas pessoas que procuraram autodefesa devido algum trauma que sofreu.


Autodefesa não é para campeonatos e nem para quem quer apenas se manter em forma ou saudável. Ele é composta de diversos elementos, desde prevenção, uso progressivo de força e o combate pela própria vida. O Combate urbano é aprender acessar a sua ferocidade e primitivismo de forma estratégica e focada quando não há como negociar e fugir e sua vida está em risco. Então na matéria de hoje vamos falar sobre o que faz um professor de autodefesa se destacar e ser considerado um bom profissional que irá realmente ajudar pessoas.

Quem é o mestre?

Comecei minha jornada nas artes marciais aos nove anos, e desde então nesses trinta e três anos nunca parei. Me graduei e pratiquei várias formas de combate e com o tempo observei que não era suficiente para o que nos espera nas ruas. Imagine o cenário em que vivemos em nosso país: 65.000 homicídios por ano, 62.000 estupros anuais fora roubos, furtos que chegam a números exorbitantes. A explosão demográfica, juntamente com a corrupção do país fez com que a taxa de criminalidade crescesse mais e mais. Hoje são mais de 140 facções criminosas em todo país, e segundo pesquisas recentes uma em cada três pessoas teve um parente morto em um assalto. Quando uma pessoa chega em sua academia e senta a sua frente em seu escritório você normalmente como instrutor preocupado com o objetivo do cliente pergunta: Por que você quer fazer defesa pessoal? A maioria responde de maneira genérica que quer saber se "virar" caso ocorra alguma situação ruim. O problema é que essas pessoas que irão te procurar não sabe muitas vezes o mínimo para saber o que realmente é se defender. Tem apenas aquelas ideias pueris e fictícias que veem no filmes. Outros que irão te procurar serão pessoas mais experientes que querem melhorar o seu conhecimento de combate. E ainda aparecerá profissionais da área de segurança realmente procurando respostas a situações que podem encontrar no dia a dia da sua profissão. Então como ser um bom professor para atender todas essas necessidades que podem ajudar em um momento de crise a salvar vidas?

O mercado para professores de autodefesa é muito disputado pela quantidade de profissionais que existem oferecendo os seus serviços. Mas isso não é uma coisa ruim, graças a essa competitividade, muitos profissionais buscaram se aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos para os problemas de violência atuais. que irão te procurar serão pessoas mais experientes que querem melhorar o seu conhecimento de combate. Hoje vivemos na era da informação, graças a internet onde todos tem acessos a todos tipos de materiais e vídeos onde podem ver situações reais. Graças a isso profissionais medíocres que vivem vendendo fantasias e auto-adoração estão perdendo espaço a cada dia. Basta olhar antigas escolas em bairros tradicionais, e verá que foram perdendo alunos ao longo do tempo, até fecharem. Se quer realmente se tornar um professor de autodefesa primeiramente deve entender a grande responsabilidade que é essa profissão. Afinal pessoas estão confiando que aquilo que você ensina poderá salvá-las em uma situação onde suas vidas e de suas famílias estão em risco. Eu vi infelizmente muitos morrerem por confiarem em maus professores, que criavam historias fantásticas sobre suas habilidades, e até mesmo incentivando os alunos a reagirem a assaltos, alegando que se não reage é por que não confia naquilo que pratica. A grande verdade é que muitos profissionais vendem artes marciais, mais voltadas para a saúde, e competição como autodefesa para ruas, sendo que nunca trabalharam em área de segurança, nunca seguraram uma arma de fogo, e nem tem o mínimo de experiência em casos extremos, envolvendo por exemplo: um indivíduo drogado, vários agressores arma de fogo, ou faca entre outras coisas.


Agora vamos observar a seguir os principais pontos que ajudarão a fazer diferença nesse mercado de trabalho de grande importância devido a violência exacerbada nos dias de hoje:

Ética: Trate seu alunos com respeito, não minta, não crie falsas histórias onde você foi o herói. Isso não ajudará em nada. Inicialmente os alunos inexperientes irão admirar, com o passar do tempo perceberão a ma fé do professor. E sua má fama ira se espalhar aos quatro cantos. Ainda mais nas redes sociais, onde as noticias voam a imagem de uma pessoa pode ser destruída do dia para a noite. Não fale mal de outros professores ou de outros sistemas de defesa para valorizar o seu. Não siga exemplo de maus profissionais que não se preocupam com o bem estar dos seus alunos, só querem o dinheiro da mensalidade em dia.

Postura: Você é dono de uma empresa de autodefesa e um professor aja como tal. Não fale palavras de baixo calão, ou brincadeiras inapropriadas em sua academia. Não aceite desafio de seus alunos, você tem que ser respeitado pelo seu conhecimento. Sempre mostre maturidade, equilíbrio, e sempre tire as dúvidas de seus alunos.

Disciplina: Coloque um quadro com regras de disciplina em um local bem visível para seus alunos estarem cientes do comportamento dentro do ambiente de treino. O respeito e cooperação, e seriedade são a base para um ambiente de aprendizado saudável. Ser transparente: Seja sincero, se não conhece determinado assunto, não invente, ou você pode acabar descoberto, e perder a credibilidade de seus alunos e ainda se tornar uma má referência. Se mantenha atualizado: Sempre faça cursos, estude, enriqueça o seu currículo. Além de ser um beneficio pra você também será bom para seus alunos. Muitos professores não se importam com isso, e ensinam técnicas de uma épocas medievais que pouco tem haver com golpes e perigos atuais que encontramos nas ruas. Não aceitar maus elementos: Acredite mais vale perder um aluno do que ter problemas a médio ou longo prazo. Procure descobrir quem é quem em sua academia. Um mal elemento pode aprontar na rua, e sua academia ficar com má fama. Ou ainda acabar ferindo alguém dentro da academia. Ensinar Prevenção: Você não está ensinando arte marcial, e sim autodefesa. E noventa por cento da autodefesa é prevenção Pois se você evitar ao máximo se colocar em perigo dificilmente irá ter que lutar pela sua vida. Ensinar o uso progressivo de força: Explique para seus alunos todas as etapas da autodefesa, partindo da prevenção, negociação, imobilização e indo até a fase final que é o uso das técnicas letais.

Treinos o mais próximo do real possível: realize treinos que levem em conta cenários e situações reais. utilize equipamentos de proteções para poder potencializar as situações sem que ninguém se machuque. Trate cada aluno de forma individual: Cada aluno te procurou por um objetivo: pra superar algum trauma, para usar autodefesa em seu serviço de área de segurança ou simplesmente se defender. fora isso cada um tem um corpo, agilidade, reflexos diferenciados. Trabalhe com cada um para poder desenvolver o potencial individual do aluno. Sempre recomendar materiais de estudo: Sempre recomende materiais de pesquisa para seus alunos. Hoje vivemos na era da informação, utilize isso em beneficio de seu aluno. Recomende vídeos, livros, apostilas, notícias sobre crimes, e todo tipo de material que possa ajudar seu aluno a desenvolver sua autodefesa. Deixe sempre claro que a rua não há segundas chances: Em todos os treinos, e em todos os ensinamentos que passar, sempre lembre seus alunos que a realidade não é um filme. E o objetivo maior deles estarem ali é a sobrevivência deles e de sua família.

Crie um ambiente funcional: Desenvolva em sua academia treinos utilizando equipamentos, desde sacos de treinos, pneus e outras ferramentas que possam auxiliar seus alunos a aplicarem as técnicas de faca, bastão ou simplesmente os socos e chutes. Treinos com equipamentos ajudam o aluno a desenvolver a sua força em seus golpes. Nunca de treinos para seus alunos para ficarem socando ou chutando o ar. além de não ajuda-lo a a fortalecer os seus golpes, ainda criará vícios para quando for realmente lutar com adversários reais. Aula de luta: Toda semana tem que haver pelo menos um dia de aula de luta. E de suma importância que todos os alunos lutem, pois só assim desenvolveram reflexo, forças e habilidades combativas. E ainda aprender a bater e absorver golpes sem medo. Ensinar a responsabilidade penal: E sempre explique a seus alunos a consequência e repercussão dos seus atos. Tanto para ele como de sua família. Pois rua não é pátio de escola, uma simples briga pode trazer consequências devastadoras pra você e para as pessoas que dependem de você, como sua esposa e filhos. Conhecer os seus direitos, deveres e obrigações é amadurecer.


Anatomia humana: Sempre insisto nesse ponto, Não adianta apenas o treinamento físico. Pois você se fortalecerá, ficará mais ágil e rápido. Porém se não conhecer o básico de anatomia humana os seus golpes perderam grande potencialidade no quesito de neutralizar o inimigo em caso de vida e morte. Abaixo disponibilizei de novo pra quem quiser um programa muito bom usado por estudantes de medicina e profissionais da área de saúde. Lembre-se: Não é fácil para ninguém iniciar uma carreira, mas não tome atalhos. Não seja desonesto. Por mais trabalhoso que seja, se você fizer da maneira correta terá resultados duradouros e se tornará uma boa referência. De picaretas o mundo tá cheio e felizmente graças ao acesso as informações que os jovens tem acesso facilmente hoje em dia, esses maus profissionais que vivem de mentiras e auto-adoração, estão fechando as suas porta.




Programa para Estudar Anatomia Humana

O Human Anatomy Atlas é um programa muito bacana para estudantes de medicina ou até mesmo profissionais que já atuam nesse segmento e desejam ter um livro de consultas gratuito que caiba no seu bolso. Ao todo, o software oferece 169 imagens altamente detalhadas e mais de 1000 nomes de estruturas musculares e esqueléticas.


Com uma interface bastante simples, o programa possibilita uma navegação fluida por todo o seu catálogo de ilustrações científicas e a possibilidade de marcar páginas como favoritas facilita ainda o acesso à um conteúdo específico. O melhor de tudo: não é necessário estar conectado à internet para estudar. Clique na imagem abaixo e baixe. Bons estudos.







Obras indicadas:




Conclusão

Muitas pessoas tem vontade de exercer a profissão de professor de autodefesa, mas a pessoa tem que ser vocacionada. É uma profissão que muita responsabilidade pois está lidando com vidas. Infelizmente no mercado de trabalho existem péssimos profissionais que estão mais preocupado com auto-adoração e o dinheiro do aluguel da academia.

Não se importando em muitos casos de se especializar e tratar cada aluno de acordo com sua necessidade. Muitos, para manter os alunos, chegam mentir, inventar histórias e incentivar os alunos a reagirem a assaltos. Felizmente hoje vivemos na era da informação, onde basta um clique e a informação vem até nós, graças a isso os maus profissionais estão com os dias contados. Isso abre espaço pra você que quer ser um professor sério fazer a diferença nesse meio. Sempre se atualize, faça cursos, seminários, isso fará toda a diferença. Não se esqueça essas pessoas estão confiando as suas vidas no seu conhecimento para se protegem e as suas famílias. Seja honesto e se dedique, com certeza com o tempo você virará uma boa referencia no meio, e verá o quanto valeu a pena.

Dúvidas? sugestões? Deixem nos comentários. Se gostaram deem um curtir e compartilhem. E não esqueçam de clicar em um dos anúncios para nos ajudar a continuarmos com nosso trabalho. Muito obrigado.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

Colaboração:

Dr. David S.



E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva à tudo e à todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


35 visualizações0 comentário
bottom of page