top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Combate Extremo: O movimento chave da autodefesa



Hoje vamos fala de um conceito muito simples da base da autodefesa, porém pouco conhecido pela maioria das pessoas. O movimento do Infinito.


Antes de prosseguir leia com atenção: Nossas postagens tem como objetivo levar conhecimento e informação sobre temas referentes a legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal presentes em nossa Constituição Federal e Código Penal. O uso indevido dessas informações bem como suas consequências são de responsabilidade única e exclusivamente de quem as praticar. Por isso use o cérebro!!!


Após ler a mensagem acima pode continuar a leitura da matéria abaixo:


A Base dos Principais os Movimentos Marciais



O símbolo do infinito, assim como o movimento de asterisco são os dois principais movimentos das artes marciais, mas hoje vamos falar apenas do movimento do infinito, aquele símbolo que parece o oito deitado, está presente em praticamente em todos os movimentos de autodefesa.



Tanto em movimentos de ataque, movimentos de defesa e ainda cobre todos os pontos vitais do corpo humano. Esse movimento giratório pode ser observado em todas as técnicas com armas: seja espada, nunchaku, faca, bastão curto, bastão longo, machado, tonfa, ou armas improvidas. Também pode ser vistos em técnicas de mãos nuas.



Esse movimento nos dá abrangência e alcance. Sendo treinado constantemente torna nossas articulações flexíveis e ágeis. Agora vamos ver quais as cinco vantagens desse movimento?


Primeira vantagem: É abrangente. Cobre todas as áreas do corpo humano com muita facilidade. Um espadachim experiente atinge com muita facilidade todos os membros do corpo do oponente, assim como artérias e outros pontos vitais;



Segunda vantagem: Treina flexibilidade e agilidade nos braços e pulsos. Com o passar do tempo o lutador fica mais ágil e rápido, pois este movimento trabalha muito com as articulações tornando com o tempo os movimentos dos seus braços e pulsos muito flexíveis, realizando movimento de giros de maneira muito rápida e natural. Conseguindo desferir diversos golpes em pouco espaço de tempo;



Terceira vantagem: Te dará base para aprender praticamente quase qualquer sistema de combate. Quando você dominar esse movimento perceberá quando iniciar uma arte marcial, ou começar o treinamento com uma nova arma será muito mais fácil o domínio e habilidade, será tudo muito natural;



Quarta vantagem: Armas improvisadas. Esse movimento uma vez dominado com o treino de bastões curtos e facas pode ser adaptado a qualquer outro objeto que você encontrar pela frente. Você terá agilidade e punhos flexíveis para utilizar qualquer objeto longo e afiado que estiver a seu alcance;



Quinta vantagem: Pontos vitais. Esse movimento abrangente te dará facilidade para atingir pontos importantes do corpo humano, como órgãos, artérias, articulações entre outros.



Como posso começar a treinar o movimento do infinito para torna-lo cada vez mais natural e ganhar agilidade e destreza em meus movimentos? Como dito anteriormente esse movimentos com o passar do tempo garante muita destreza ao praticante. Arrume um bastão de madeira de no mínimo 50 centímetros, pode ser um pedaço de cabo de vassoura, por exemplo. Comece devagar o movimento de oito deitado. Uns 20 minutos por dia, com o passar dos dias procure girar mais os pulsos e aumentar um pouco mais a velocidade. Você verá que com o passar dos meses eu pulso estará mais flexível e ágil. O importante é que o treinamento seja frequente, você verá que os resultados valem a pena, melhorando sua habilidade como combatente.


Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca. Semper fi.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos




E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:  



Sobreviva a tudo e a todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.




3 visualizações0 comentário
bottom of page