É dificil para os praticantes de artes marciais tradicionais aceitarem as diferenças básicas de um conflito real e de uma luta em um ambiente controlado como um campeonato, onde existem regras. Consequentente a preparação para o combate urbano também fica prejudicada uma vez que sua visão se limita ao regramento do estilo que pratica ou visão simplória do seu professor que nunca buscou qualquer informação ou atualização fora de seu estilo.
Nesta postagem vamos abordar para você que é sobrevivencialista e combatente urbano as principais diferenças do treinamento um cenário real para a sobrevivencia das ruas pra que não caia nas armadilhas de muitas academias tradicionais que pouco se importam com a segurança de seus alunos, apenas vendem suas fantasias para tentar continuar no mercado. E assim possa montar sua autodefesa para se proterger e proteger a sua família.
Antes de prosseguir leia com atenção: Nossas postagens tem como objetivo levar conhecimento e informação sobre temas referentes a legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal presentes em nossa Constituição Federal e Código Penal. O uso indevido dessas informações bem como suas consequências são de responsabilidade única e exclusivamente de quem as praticar. Por isso use o cérebro!!!
Após ler a mensagem acima pode continuar a leitura da matéria abaixo:
Inimigo inimigo regras a parte
Como já disse em outras postagens ao longo dos meus trinta e cinco anos nas artes marciais conheci todo tipo de profissional. E infelizmente o que mais tem nesse meio são pessoas desqualificadas mentalmente, tecnicamente e emocionalmente para serem professores, principalmente no que se refere a sobrevier nas ruas. Isso por que a maioria nunca passou por problemas desse tipo que vão desde um simples bate boca, onde as vezes uma simples negociação pode resolver, até mesmo uma situação de crise que envolve legítima defesa, vida e morte.
Porém mesmo assim a maioria consegue a faixa preta e não buscam outras especializações e se vendem como entendidos em todos os assuntos: anatomia humana, combate contra pessoas armadas etc... E para tentar aliviar esta falha pioram a situação inventando histórias de ter lutado contra assaltantes armados ou contra vários agressores, entre outras idiotices. E o aluno que está em busca de um desenvolvimento em termos de autodefesa por culpa destes idiotas limitados ainda acaba piorando sua situação com informações falsas e fantasias que podem mata-lo. O fato é que a maioria das academias treinam e se preparam para campeonatos com regras definidas para cada estilo em particular, para trazerem troféus e medalhas para sua academia. O que não teria nada demais se não houvesse a má fé de alguns instrutores como mencionei de iludir os alunos. Quando vemos um tipo de disputa mais aberta e próxima do real como o MMA já sentimos um pouco a diferença: muito sangue, ossos quebrados e até morte. E mesmo o MMA está à anos luz da situação de combate de sobrevivência das ruas onde um menor infrator de nove anos pode te matar com uma arma de fogo. Anos atrás vi justamente uma matéria na teve onde um menor estava furtando em um mercado quando o segurança foi na sua direção para segura-lo ele apunhalou a coxa do segurança seccionando a artéria femoral e fugiu. Tristemente os colegas do mercado não conseguiram chegar a tempo ao pronto socorro, o pobre segurança morreu segundo os colegas em menos de vinte minutos devido a forte hemorragia. Mas quais são as principais diferenças da luta em campeonato e o combate nas rua pelo sobrevivência afinal? Vamos lá:
Campeonato
Os lutadores são divididos em categoria de peso, idade, sexo;
Os oponente geralmente lutam o mesmo estilo de luta pertencente a sua federação. Com exceção dos campeonatos Open ou eventos como vale tudo;
Proibido golpes na garganta, olhos e outros pontos vitais;
Chutes e socos abaixo da linha da cintura não são permitidos;
Pisões no joelho não são permitidos;
Pisões na garganta não são permitidos;
Confronto contra apenas um oponente;
Chute altos poder render bons nocautes, sem falar na boa pontuação;
A luta é dividida em rounds para o lutador poder respirar, beber uma água...
Os juízes ficam atento se perceber riscos a vida do lutador param o combate, mesmo contra a vontade do lutador;
Lutadores se respeitam,
Luta Real
Na rua não existe regra e nem honra, não há qualquer respeito entre inimigos;
Entender a necessidade de conhecer o uso de força de maneira progressiva: desde a capacidade de verbalizar, negociar até as ultimas consequências onde só importa a sobrevivência;
Vale todo tipo de golpes e em qualquer região mesmo sendo fatal;
Dedo no olho, mordidas, cusparada no rosto, cabeçada, pisão no pé, e qualquer outras técnicas sujas são muito bem-vindas;
Encontrará inimigos de qualquer peso, altura, idade, sexo;
Usar o ambiente como arma: bater a cabeça do inimigo contra a parede, quina de móveis, empurrá-lo em cima de objetos, janelas etc.
Não há tempo para respirar, as lutas são decididas em frações de segundos;
Pode ter qualquer quantidade de inimigos;
Uso de lâminas (faca, facão, machado...);
Uso de armas improvisadas ( caco de vidro, lata, areia, pedaço de madeira...)
Uso de arma de fogo;
Na rua não tem tatame uma simples queda pode resultar em graves lesões como traumatismo craniano;
Na rua chutes altos são um risco já que o chão não tem aderência como o tatame e você poderá encontrar vários cenários difíceis: Piso, areia, lama, chão escorregadio devido alguma substancia como gordura, alimento, suor...
Não tem juiz pra separar se tudo der errado pra você, provavelmente acabará muito, ferido, aleijado, ou até morto;
Se você for derrotado e morto por um criminoso, os próximos alvos serão aqueles que estavam com você, a sua família.
Obras indicadas:
Anime:
Anime fantástico cujo a temática é justamente esta: A diferença de lutador de academia e lutador de rua. Golpes sujos, armas improvisadas, facas, armas de fogo e até granadas são usadas neste anime muito louco onde só a vitória importa. Exageros a parte, em vários episódios tem discussões muito interessantes sobre a diferença absurda de cenário: Tatame e rua.
Filme:
Ótimo filme, ele retrata a triste jornada de um rapaz vítima de bullying que vai de uma academia a outra e passa pelos mesmos perrengues de todas as pessoas que procuram uma boa academia. Mentiras, fantasias, e técnicas furadas até que ele encontra um mercenário que se dispõem a ensinar como realmente sobreviver nas ruas.
Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca.
Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.
Commentaires