top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Autodefesa: Entre Ilusões, Mentiras e Ficções

Atualizado: 12 de jan. de 2021


Eu treinei minha vida toda, fiz vários cursos na área de defesa pessoal, sendo que em decorrência disso, muitos me perguntam qual é a melhor arte marcial para uma situação real, porém a grande verdade é que nenhum curso de luta vai te deixar preparado para as ruas. Hoje apenas luta corporal não vai ser suficiente para proteger você e sua família contra criminosos, folgados, ou contra vários adversários.


A verdade é que conhecimento de combate corpo a corpo é apenas uma das matérias dentro de várias que você precisa conhecer quando se trata de sobrevivencialismo urbano, que abrange desde a prevenção, negociação, conhecimento em arma de fogo, conhecimento em segurança residencial, segurança eletrônica, primeiros socorros, e principalmente saber como funciona a mente predatória. Dito isso, vamos falar sobre o que observei nos cursos que conheci e o que você deve analisar ao procurar um cursos de auto defesa.



1. O Instrutor deve ser registrado em uma federação?


Não. Isso pode ter algum significado para artistas marciais que estão sempre participando de competições e necessitam participar de torneios com regras devidamente regulamentado. Para o combatente urbano o que interessa é o instrutor ter conhecimento e capacidade de transmitir este conhecimento, além de entender que você está buscando um treinamento diferenciado, sem regras, onde apenas a sua sobrevivência interessa. Que ele te forneça ferramentas para que você possa agir com rapidez e ferocidade em luta real. Um dos professores que tive, um dos primeiros a me ensinar o uso correto de uma faca e bastão, dava aula na garagem de sua casa. Porém, lembre-se que estou falando aqui de combate corpo a corpo, técnicas que demandam muita técnica, preparo, cuidado e conhecimento em segurança como curso de uso de arma de fogo sempre busque cursos credenciados ministrados por profissionais da área de segurança.



2. Professor que conta vários feitos incríveis


Um policial trabalha durante vinte, trinta anos e enfrenta todo tipo de violência que encontra nas ruas e tive o prazer de conhecer vários desse profissionais, que nas suas horas de folga conversam sobre futebol, sua famílias, igreja, etc. Eles não contam vitória sobre as coisas que enfrentaram, isso por que quem esteve em uma situação de confronto de verdade, percebe que aquilo não é um a coisa para se vangloriar ou mesmo o quão difícil é sair de uma situação ileso, em contra partida já ouvi vários professores de artes marciais contarem feitos fantásticos, de como venceram vários agressores ou criminosos armados sozinhos. Quem tem este tipo de atitude, além de serem pessoas imorais e com baixa autoestima, ainda são culpados pela morte de seus alunos.


Certa vez uma escrivã de polícia, amiga minha, me contou um caso que ela atendeu um menino de catorze anos acompanhado do pai que lhe contou que foi vítima de roubo. Durante o momento em que a escrivã colhia as suas declarações o menino disse que deveria ter tomado a faca do criminoso, pois fazia academia de artes marciais e deveria ter usado. Minha amiga explicou para ele que ele tinha feito corretamente entregando seus pertences ao criminoso, e mais tarde ela comentando o caso comigo ela me falou onde era a academia, e eu conhecia esse local que o menino treinava, perto da recepção tem um monte de DVDs de filmes de artes marciais, onde os alunos eram incentivados a assistirem esses filmes, e observarem as técnicas escondidas, ou seja eram os alunos eram doutrinados a ser um personagem de filmes de ação. Este tipo de professor para nós que somos combatentes de rua não tem valia. Infelizmente vi jovens morrerem reagindo a assaltos por causa dos seus instrutores que diziam frases do tipo: Se não reage é por que não acredita no que treina? Anos depois já trabalhando em área de segurança procurei pesquisar o nome de alguns professores e todas as histórias que contavam para seus alunos que lutaram contra criminosos armados na rua e os levavam para a delegacia era mentira. Então cuidado, use o cérebro!



3. Mestre age como um sacerdote, e a maior parte da aula é filosofia de vida


Se você está passando por algum tipo de crise emocional e os conselhos do seu mestre sobre a vida está te ajudando, boa sorte com isso. Muitos professores compram meia dúzia de livros de autoajuda em sebos e ficam imitando trejeitos de falar de mestres de filmes. Isso é uma prática irresponsável, que busca unicamente transformar os seus alunos em seguidores e dependentes emocionais, sendo que o principal objetivo, que é aprender a se defender ficam em terceiro, quarto plano. Para nós que estamos buscando técnicas para destroçar nossos oponentes nas ruas em caso de vida e morte, ficar quarenta minutos sentado em volta de uma pessoa falando sobre como é a vida, não é interessante para nós, combatentes urbanos. Deixemos isso para igrejas, templos taoistas, budistas, etc, ou profissionais da área de psicologia.



4. Professor que ensina a não levar desaforo para casa


Também existe o professor que confunde eficiência e coragem em combate com ensinar seus alunos a procurar encrenca para ter oportunidade de se mostrar. Esse tipo de profissional é altamente perigoso, pois além de propagar a violência gratuita, os seus alunos são fortes candidatos a acabarem mortos, pois na rua o que interessa é quem é o mais preparado. Até um garoto de dez anos com um 38 pode te matar em um piscar de olhos. Exposição em combate sem sentido só levará a três caminhos: delegacia, hospital ou morte. Em outra postagem falei sobre um professor que aconselhou o aluno de 14 anos que sofria bullying na escola a começar a levar uma faca. E também um outro professor que foi ao estacionamento da academia de musculação que era um terreno e enfiou um pedregulho entre os pneus de um caminhão que estava estacionado lá, pois achava que ele não deveria tirar a vaga dos alunos da academia e merecia uma lição. O professor de autodefesa deveria ensina-lo a sobrevier na rua, e não leva-lo ao encontro de problemas. Então avalie o caráter daquele que te ensina e os conselhos daquele dele.

Seja Crítico

Eu posso fazer vários apontamento e citar exemplos do que eu vi e vivenciei, mas cabe a você que procura alguma coisa para usar em um momento crítico pensar com a razão e interpretar se o que você está fazendo é útil, inútil, real, fantasioso, ou se você está sendo vítima de um grande farsa, onde paga mensalidades, cursos extras e em troca recebe uma avalanche de técnicas bonitas e fracas. Pense como adulto e saia da zona de conforto: Esse golpe que estou treinando funcionária na vida real? Será verdade o que o professor disse que antigamente pessoas que treinavam até oito horas por dia conseguiam fazer feitos incríveis?


Uma vez em determinado curso, um professor me ensinou aquela famosa técnica de segurar o tambor do revólver, para que o tambor travado não conseguisse girar e, consequentemente disparar. Esse profissional nunca trabalhou nem como segurança em uma balada, e nunca segurou um revólver na mão, só as armas de plástico que tinham na academia para treino. Ele simplesmente estava repetindo a técnica que seu professor havia lhe ensinado, e um grande detalhe: ele sempre falava em aula, que os alunos deveriam acreditar nas técnicas e reagir sim, a assaltos, pois se não acreditavam no que praticavam não deveriam estar ali, infelizmente em decorrência desta atitude irresponsável vi jovens morrerem reagindo a assaltos e uma aluna esfaqueada na saída da faculdade por que não queria entregar o celular e foi aplicar a "técnica de leque", que ele ensinava pra todas as mulheres que entravam na academia dizendo que aqueles movimentos se aplicavam a todas as situações, desde combate contra agressor arma, ou múltiplos atacantes. Anos depois já trabalhando em área de segurança procurei pesquisar o nome deste professor e alguns outros professores "pseudos super-heróis" e todas as diversas histórias que contavam para seus alunos que lutaram contra criminosos armados na rua e os levavam para a delegacia, e eram até "elogiados por delegados" eram mentiras. Então cuidado, use o cérebro, não existe Capitão América ou Batman na vida real!

Reparem na cenas dos dois filmes acima: do IP Man e do Batman lutando, vocês veem algumas diferença? Infelizmente muitos praticantes de artes marciais acreditam que a cena de cima é possível no mundo real.


Conclusão

Se você chegou até aqui, espero que tenha compreendido a minha mensagem. Gosto de todas as artes marciais mas cada uma tem um objetivo e um público. Trabalho em área de segurança há vinte anos, e treino a 35 anos, já vi todo tipo de violência que a maioria das pessoas só verão em jornais ou em filmes. E uma coisa eu posso dizer, quando a realidade da violência chega em qualquer de suas formas, as pessoas descobrem uma dura verdade... na selva de pedra ninguém está isento de ser dilacerado pelos predadores urbanos.


Uma vez, duas pessoas estavam discutindo em um fórum de artes marciais, sendo que um deles disse que a realidade das ruas é dura e a maioria das academias tradicionais não preparam o aluno para o mundo de hoje, não ajuda a pessoa ser um combatente de rua melhor. O outro, indignado com esse comentário, falou que queria ver quantos minutos um lutador de rua duraria numa jaula do octógono no MMA. Sinceramente, o MMA é um esporte e o atleta é treinado e preparado para aquilo: rounds, regras, resistência. Com certeza mataria qualquer pessoa não profissional que entrasse na jaula, mas quantos segundos duraria um atleta de MMA que fosse para uma luta de vida e morte contra um combatente de rua com sessenta anos de idade, por exemplo, já que este para compensar a desvantagem de força e técnica e idade iria usar equalizadores de força (facas, bastões, caco de vidro, tijolo, arma de fogo)? Então devemos entender que nós, combatentes de rua, temos que procurar uma formação diferenciada, pois nosso objetivo não é seguir um caminho de atletismo, ou participar de algum filme, é apenar ser o nosso melhor guarda-costas, para proteger a nós e nossos entes queridos de todo tipo de violência.

Não acredite em tudo que seu professor diga, independente dos seus títulos e faixas, seja questionar, seja crítico.


Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca. Sempre fie.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

23 visualizações0 comentário
bottom of page