top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Armas articuladas: Nunchaku, Potência e Reflexo


Hoje vamos falar sobre o nunchaku, uma arma articulada muito poderosa capaz de causar grandes traumatismo podendo até matar. Com variações de golpes giratórios fazendo uso da força centrípeta é uma arma muito de fácil transporte, podendo ser ocultada facilmente. Ale disso o seu treinamento aumenta o reflexo e habilidade com outras, até mesmo fazendo uso de armas improvisadas. Porém como toda arma devemos separar o que útil para se utilizar nas rua, com movimentos que são apenas firulas usadas em filmes. Vamos ver as vantagens dessa arma magnífica.


Observação importante: As informações presentes nesta matéria são para o público maior de 18 anos, para fins de conhecimento didático, e treinamento combativo baseado na legítima defesa e estrito comprimento legal que estão em nossa constituição e Código Penal. O uso indevido dessas informações, bem como suas consequências é de responsabilidade única e exclusivamente de quem praticar e desobedecer a lei. Então use o cérebro.

Depois de ler a mensagem acima podem iniciar a leitura do artigo abaixo:

Nunchaku, impacto e velocidade

Também chamado de Tchaco, nunchucks ou nunchuks, é uma arma do kobudo e consiste de dois bastões pequenos conectados em seus fins por uma corda ou corrente. O nunchaku é mais amplamente utilizado em artes marciais, como o kobudō e o karatê de Okinawa, e é usado como uma arma de treinamento, pois permite o desenvolvimento de movimentos mais rápidos das mãos e melhora a postura. Também amplamente utilizado em artes marciais nas filipinas e na China.


O ponto geográfico de origem e sua função original ainda não estão totalmente definidos. Acredita-se que era usado por camponeses, e é de origem filipina. O nunchaku moderno pode ser feito de metal, madeira, plástico ou fibra de vidro. Versões de brinquedos e réplicas feitas de espuma de poliestireno, ou plástico também estão disponíveis.


Apesar de não haver dados históricos precisos, sua origem é frequentemente explicada como uma ferramenta antiga usada por fazendeiros para separar o arroz. Não há certeza de que o nunchaku fosse utilizado para este propósito. Outra explicação comum é de que o nunchaku foi utilizado originalmente para guiar cavalos, sendo colocado na boca do animal. Enquanto isso é aceitável logicamente, o formato e os materiais utilizados teriam sido fortemente modificados para o uso em artes marciais. O sansetsukon por exemplo, é semelhante a um nunchaku porem com três bastões ao invés de dois.

Independente da sua origem o nunchaku é de fato uma arma poderosa que pode fazer dos seus treinos de autodefesa. Nos filmes de Bruce Lee vemos ele utilizar essa ferramenta com grande maestria. Ele aprendeu a maioria de suas habilidades nunchaku de Dan Inosanto, que é um mestre de Silat e Esgrima. Existem algumas técnicas para o 'duplo nunchaku' ,onde um nunchaku é mantido em cada mão, ensinadas em NunchakuJutsu, são basicamente variações de técnicas únicas de nunchaku.

O nunchaku possui diversas variações de golpes e defesa, muito bom para ser usado até mesmo em combate contra outras armas. E se não bastasse o seu treinamento trás inúmeros benefícios aos praticantes como veremos a seguir:


Concentração Melhorada: Você nunca dominará o nunchaku se estiver sem concentração. A concentração que você exerce e constrói através do treinamento do nunchaku ajudará não só apenas no seu treinamento de autodefesa mas no dia a dia.


Coordenação Aprimorada: Os movimentos do nunchaku, os golpes, giros, mesmo sendo um iniciante que irá testar e desenvolver sua coordenação visual. A coordenação muscular se desenvolve enquanto você pratica, a conexão entre mente e corpo é aprimorada.


Armas de oportunidade: Os movimentos angulares, são perfeitamente adaptáveis a outras armas. Tanto armas articuladas como corrente, uma meia com um pedra, e até mesmo outras armas como espada, um taco de beisebol ou um cano de aço. Pois além do vários ângulos de ataque, os movimentos giratórios com o punho, lhe dará maior habilidade para manusear outras armas.


Minha mão é minha espada: Armas nas artes marciais são extensões de nossas mãos, então aprendermos técnicas com armas como o nunchaku, automaticamente nos condicionamos facilmente a adaptar os movimentos de ângulos de ataque com outras aramas


Defesa contra armas: Eficazes contra os adversários que empunham outras armas, e é principalmente para isso que a arte de nunchaku foi projetada.

Criatividade: As portas da criatividade se abrem, uma vez que você aprendeu os ataques básicos e as pegadas, juntamente com alguns exercícios e combinações de iniciantes, poderá trabalhar em seus próprios movimentos e exercer sua própria criatividade. O treinamento pode ser muito terapêutico e alivia o estresse. Exercitar sua imaginação tem muitos benefícios.


Proteção: O nunchaku é uma arma perigosa, e fornece uma forma de defesa pessoal que é extremamente precisa, ágil e implacável. Você pode se defender contra vários atacantes, ou até mesmo um indivíduo armado com faca.


Ganhos de força e condicionamento: Uma vez que você tenha alguns ataques básicos, giros e capturas, você realmente começará a suar enquanto junta os movimentos em exercícios, treino cárdio enquanto solta os pulsos, e trabalhando seus antebraços.

Desenvolver as Técnicas do nunchaku

Como qualquer técnica de autodefesa requer treino voltado para a realidade das ruas. Juntamente com ataques ofensivos, e defensivos o nunchaku pode ser usado para imobilizar, e até estrangular o adversário. Depois de aprender os movimentos básicos é essencial que você consiga um amigo que compartilha seu interesse, para praticar juntos. Se revezam nos papéis de defensor e atacante. Use uma faca de treino borracha e plástico oco ou nunchaku de borracha de espuma, e procurem treinar sempre próximo do real. Porém use protetores para os olhos e mãos. Varie as distâncias, e quem estiver no papel de atacante varie a agressividade de seu ataque. Fique confortável com as duas variações. Em uma situação de autodefesa, é a técnica mais rápida e menos esperada que tem a maior chance de sucesso. Evite firulas como ficar girando o nunchaku na frente do adversários igual no filme. Os movimentos existem como golpes ou defesas, não tem sentido simplesmente ficar fazendo como se fosse impressionar o adversário com sua habilidade, muito pelo contrário os golpes devem ser rápidos e inesperados. Procure aumentar mais e mais sua velocidade e reflexo, chegue a um ponto em que suas técnicas de nunchaku se tornem mais uma ação reflexiva do que um ato consciente e premeditado.


Os ângulos de ataque se juntam em um ponto central, imagine o centro dessas linhas de ataque se movendo ao redor do corpo do oponente. Agora você tem ângulos de ataque que levam o fim do nunchaku diretamente para pontos vulneráveis como a topo da cabeça, braços, mãos, têmpora, claviculário, joelhos, cotovelos, joelhos, virilhas, tornozelos, etc, podendo até mesmo quebrar os ossos do oponente. Se o ponto central estiver sobre a cabeça do oponente, por exemplo, você pode acertar o nunchaku no crânio do oponente, ou nos lados da cabeça até as têmporas, ou até no pescoço. Lembre-se: Como sempre digo autodefesa é uma ciência, sempre procure estudar e colocar a prova o que aprendeu. E principalmente estude anatomia humana, isso vai elevar sua capacidade de causar dano ao agressor. abaixo deixarei novamente disponível um ótimo programa para estudar anatomia humana em 3D no seu computador.



Programa para Estudar Anatomia Humana

O Human Anatomy Atlas é um programa muito bacana para estudantes de medicina ou até mesmo profissionais que já atuam nesse segmento e desejam ter um livro de consultas gratuito que caiba no seu bolso. Ao todo, o software oferece 169 imagens altamente detalhadas e mais de 1000 nomes de estruturas musculares e esqueléticas.


Com uma interface bastante simples, o programa possibilita uma navegação fluida por todo o seu catálogo de ilustrações científicas e a possibilidade de marcar páginas como favoritas facilita ainda o acesso à um conteúdo específico. O melhor de tudo: não é necessário estar conectado à internet para estudar. Clique na imagem abaixo e baixe. Bons estudos.





Conclusão

O nunchaku é uma arma articulada fantástica, além de uma boa ferramenta para auto defesa, ainda com seus exercícios aumenta suas habilidades de coordenação, reflexo, força muscular e atacar em vários ângulos. Uma arma fácil de portar e ainda seu treino ajuda a melhorar a sua habilidade com outras armas, inclusive armas improvisadas. Porém o treinamento requer muita determinação para a evolução rápida. Pois na rua velocidade, reflexos e força são imprescindíveis. Treine com um amigo o mais próximo da realidade possíveis com nunchakus próprios para treino. Isso melhorar sua habilidade combativa e a percepção de defesa e ataque. E você já tem habilidade com o nunchaku, ou prefere outra arma?

Dúvidas? sugestões? Deixem nos comentários. Se gostaram deem um curtir e compartilhem. E não esqueçam de clicar em um dos anúncios para nos ajudar a continuarmos com nosso trabalho. Muito obrigado.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

Colaboração:

Dr. David S.



E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva à tudo e à todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


248 visualizações0 comentário
bottom of page