top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Karambit é a mais letal das facas?


Hoje muito se divulga a Karambit como uma ótima faca de autodefesa. E a mídia também tem contribuído e muito para a divulgação desta lâmina: filmes, séries, jogos. Mas será que vale a pena ter esta ferramenta em nosso EDC? Será que ela é a faca mais letal do mundo?


Nesta matéria vamos conhecer sua história, aplicação, vantagens e desvantagens. E ainda vamos conhecer outras lâminas que disputam pelo lugar de mais perigosas.

Antes de prosseguir leia com atenção: Nossas postagens tem como objetivo levar conhecimento e informação sobre temas referentes a legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal presentes em nossa Constituição Federal e Código Penal. O uso indevido dessas informações bem como suas consequências são de responsabilidade única e exclusivamente de quem as praticar. Por isso use o cérebro!!!


Após ler a mensagem acima pode continuar a leitura da matéria abaixo:

Costuma-se

Com origem no século XI esta faca foi desenvolvida e aprimorada por diferentes culturas em todo o mundo. Desenvolvido há muito tempo pelo povo Minangkabau na região de Sumatra Ocidental para tarefas cotidianas. Ela rapidamente se tornou uma parte da vida cotidiana como as pessoas hoje carregam canivetes em todos os lugares que vão. Ferramentas úteis, mas, como qualquer outra arma, acabaram saindo da pesca para o plantio de colheitas, para a guerra.

A lâmina da faca Karambit foi eventualmente curvada para maximizar seu potencial de corte e, através do comércio da Indonésia, muitos países vizinhos pegaram essa arma por sua flexibilidade e múltiplos usos.  A faca Karambit entrou em contato direto e foi dispersada pela Malásia, Tailândia, Camboja, Laos, Filipinas e Mianmar. Cada cultura tomou as coisas em suas próprias mãos e usou essa faca como eles achavam necessário. O folclore diz que a faca Karambit foi inspirada nas garras dos tigres. Isso faz sentido, uma vez que imita uma garra de tigre e seus usos são muito poderosos, como as garras de um tigre.


Hoje, essa faca é feita dos mais diversos tipos de metal de tamanhos variados. A karambit é uma arma de ataque cujo objetivo é a captura e gancho e o movimento para rasgar e lacerar tecidos causando grande dor, hemorragia e incapacitação do alvo.




Partes do karambit:


Os tipos mais simples e tradicionais de karambits têm apenas três partes principais:


◦ Lâmina Curva: A lâmina de corte do karambit é diferente de uma faca convencional em que se curva como uma garra de tigre. A lâmina pode ser dupla ou de borda única, com ou sem serrilha;

◦ Alça: As alças karambit tradicionais são geralmente feitas de madeira de lei ou chifre de búfalo de água. Os comercialmente usados ​​usam metais ou materiais sintéticos ;

◦ Anel de Segurança: Isto é o que diferencia o karambit de outras lâminas, na medida em que garante que o usuário tenha uma melhor retenção da lâmina. Enquanto um dedo (o índice ou mindinho, dependendo da empunhadura) está no anel de segurança, desarmar ou fazer com que o usuário deixe cair a lâmina é mais difícil. O anel de segurança às vezes também é laminado ou é feito com uma protuberância, permitindo que ele seja usado como uma lâmina extra ou uma arma de impacto. Note que um karambit é sempre crescente ou "em forma de C". Alguns fabricantes de facas fazem variações, como uma lâmina reta, a lâmina crescente sem o anel de segurança ou a lâmina em uma posição invertida. Estes não são considerados karambits pelos padrões tradicionais.



Vantagens e desvantagens do karambit


Como a maioria das armas, o karambit tem sua parcela de prós e contras.

Vantagens:


◦ Ocultável facilmente: - Alguns karambits disponíveis comercialmente são facilmente ocultáveis, como o tipo dobrável ou modelos com bainhas em miniatura que podem ser usados ​​ao redor do pescoço. Tais lâminas carregam o elemento de surpresa graças ao seu tamanho pequeno e colocação não convencional. Para máxima ocultabilidade, algumas empresas fazem lâminas em miniatura como esta “karambite”;

Destruição / laceração de membros: Na mão de um usuário experiente, o karambit é muito eficaz como uma ferramenta de luta; a lâmina pode facilmente prender o braço de um oponente e, então, com um simples movimento do pulso, pode causar sérios danos aos nervos, tendões e artérias do oponente;

◦ Imprevisibilidade: Os movimentos empregados para um karambit são diferentes da ação usual de esfaqueamento com facas comuns, e seu oponente pode ter dificuldade em “ler” seus movimentos e combatê-los. Perfurar, cutucar, esfaquear, golpear e cortar ações são possíveis com essa arma, e usuários experientes podem fazer a transição rapidamente entre esses movimentos;

◦ Aparência intimidativa: O próprio design de alguns karambits é o suficiente para deter potenciais invasores. Serrilhas, grandes superfícies de corte, lâminas grandes, lâminas de dois gumes e anéis de segurança laminados / reforçados podem fazer com que futuros adversários pensem duas vezes antes de se levantarem contra tal lâmina.


Desvantagens

Natureza especializada: Karambits não são a melhor faca multiutilidade. Eles podem cortar, mas não são adequados para tarefas pesadas, como corte de lenha, caça de animais ou outras tarefas de sobrevivência;

◦ Alcance limitado: A menos que você use um karambit com lâmina maior, sua técnica de combate será limitada a situações muito próximas. Para usar efetivamente a lâmina, você deve estar dentro do alcance do seu oponente;

◦ Defesa limitada conbtra outras armas: Òtima arma de ataque, porém contra defesa devido à sua lâmina curta e curva os karambits oferecem uso limitado quando confrontado com um oponente armado com uma arma de longo alcance como um bastão, bastão longo, facão ou corrente, e se o oponente for razoavelmente habilidoso o karambit pode ser derrotado ou inutilizado;


Como arma de ataque ou arma secundária o karambit pode ser uma boa arma e um acréscimo valioso ao arsenal de um sobrevivente se ele investir tempo e treinamento suficientes para fazê-lo. Como qualquer outra arma, a resposta real depende inteiramente do indivíduo, afinal arma é só uma extensão do corpo do indivíduo. Simplesmente pegar e segurar um karambit ou qualquer outra arma, até mesmo uma arma de fogo se torna perigoso para o próprio portador que pode ter sua  arma tomada e ser morto por ela.



Qual a forma certa de empunhar?

Muitos se fala nas redes sociais em artigos e vídeos sobre qual a forma de "correta de se empunhar a karambit em uma situação real. Se deve-se usar a pegada padrão(sac sac) ” ou a pegada invertida (pakal) para se ter a vantagem do alcance ou não. A verdade é que não existe posição certa e errada. Tudo depende da situação, da forma e habilidade de quem usa. Quanto mais formas de você variar seus ataques melhor, uma vez que na rua tudo é caótico não existe formas e regras pré definidas. Exempli gratia: imagine que você foi pego em uma gravata a posição sac sac seria impraticavel para alcançar o adversário já a pegada invertida já permitiria que você rasgasse sua arteria femoralcausando dor e estensa hemorragia.


a) Sac sac

b) Pakal



Observação imporante: São bonitos os golpes giratórios usando o anel do karambit, porém não use o anel em um combate real, pois com a violência e a ferocidade co confronto o anel pode formar uma alavanca na articulação de seu dedo e quebra-lo.



A mais perigosa?

Como disse no tópico anterior tudo depende da ferocidade, brutalidade e habilidade técnica de quem usa a ferramenta. Porém vamos listar aqui algumas lâminas que pela sua estrutura podem ser boas concorrentes para a karambit.


Jagdkommando Tri-dagger

Criada para causar grande hemorragia sem precisar girar a lâmina a Tri-dagger é tida por muitos como a lâmina mais mortal já criada, mas para outros não tem diferença de um simples furador de coco ou picador de gelo.



Wasp Knife

Desenvolvida para caçadores e mergulhadores para ser utilizada contra grandes animais como ursos e tubaões. Com um sistema de gas comprimido ao efetuar o golpe se aperta o botçao que libera o gas e congela os orgãos e tecidos e ainda causa um grande estrago no raio de ação.



Faca Full tang

Uma boa faca com lâmina longa fulltang com aço 440 ou superiorcom lâmina longa pode sem dúvida ser uma ótima ferramenta de combate.


Kukri


Dresenvolvida para decaptar e desmebrar a kruki é a arma símbolo dos Gurkhas, soldados nepaleses respeitos e temidos, que atuam para o Império Britânico.


Kris


A kris é uma lâmina da Malásia com várias curvas assimétricas no formato flamejante, feita de ferro, com numerosos adornos e emblemas.

Dr. Hannibal da série homônima da uma karabitada no Will Graham.


Lembre-se: O sobrevivencialista e combatente urbano faz seu próprio caminho, é o seu próprio mestre, não procure por um Mestre Yoda pra chamar de seu. Seja questionador, faça cursos em lugares credenciados com profissionais com experiência em área de segurança. Afinal autodefesa é um investimento para proteger a sua vida e daqueles que o cerca. Semper fie.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos



604 visualizações0 comentário
bottom of page