top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Combate Extremo: Como se tornar um Combatente Urbano?


Muitas pessoas preocupadas com sua segurança pessoal tendem a buscar academias de artes marciais para aprenderem algum tipo de defesa, e esbarram em vários problemas comuns nessas situações: cursos pouco efetivos, professores que vendem misticismo e religião atrelado a sua arte, profissionais totalmente despreparados para situações reais de rua, o que torna a pessoa que antes buscava se defender, um verdadeiro suicida em potencial.


Já vi casos como já relatei em outro post de professores que falavam que se os alunos não reagissem em um assalto era por que não acreditavam no que faziam, levando o seu aluno a morte, também presenciei vários casos de professores que contavam histórias fantásticas, que já tinham lutado com quatro ou cinco adversários ao mesmo tempo e ainda pasmem, já vi mestre dizendo que podiam ficar invisíveis e fazer levitação, ou ainda que os filmes de artes marciais são importantes por que tem técnicas escondidas.


Felizmente hoje vivemos em uma época de informação, onde ela vem em uma velocidade incrível ao digitar de teclas, com isso vemos no nosso dia a dia milhares de noticias de crimes, mortes, quadrilhas e todo dia de coisa para nos mostrar a dura realidade. O verdadeiro combatente urbano sabe uma grande verdade, que já era conhecido do General Sun Tzu à seculos atrás em sua obra A arte da guerra, que evitar o conflito é onde está o princípio da sabedoria de um grande estrategista , isso traduzindo para nossa realidade significa que noventa por cento da defesa está na prevenção.



Conhecimentos de um Combatente Urbano


Entendendo a ideia inicial acima de prevenção, e o ataque como plano de contingência, já que seu verdadeiro objetivo é manter a sua integridade física e daqueles a quem você protege, vamos para a segundo passo, quais os conhecimentos que um combatente urbano precisa.


1. Uso Progressivo de Força:


É necessário que o combatente urbano entenda que ele deve ter em mente como funciona a teoria da escalada da violência que vai desde o evitamento do confronto até a luta pela vida onde a extrema violência e ferocidade quase irracional é necessária, só através desse conhecimento saberá o momento de evitar, negociar, conter e até mesmo usar força letal sem incorrer em arbitrariedade e ter problemas com a lei. Existem diversos modelos de uso progressivo de força, adotados por vários países, procurem estudar.



2. Conhecimento de Armas de Fogo:

Apesar das grandes restrições da nossa legislação atual, é necessário para aquele que quer estar preparado para o pior cenário e ao mesmo tempo proteger a sua família, ter o mínimo de conhecimento sobre armas de fogo. Hoje os cursos de manuseio são bem acessíveis, e você aprenderá várias técnicas úteis e, em um segundo momento procure pesquisar o que é necessário para você poder adquirir uma legalmente. Gostaria de citar um exemplo, certa vez um homem que morava em um sítio com sua família, tinha uma arma que já estava com ele a anos, mas ele ouviu um amigo que lhe disse que arma só serve pra uma coisa: matar; e aquilo não deveria ter lugar em uma casa de família, ele entregou para destruição, tempo depois viu quatro homens entrando pela frente de seu sítio, ele pensou na arma que ele tinha, mas já não estava mais lá, depois de serem dominados pelos criminosos sua esposa foi estuprada na sua frente e de seus filhos. Depois em choque ele repetia várias vezes, por que desfiz da arma?



3. Segurança residencial:

Para proteger a sua família nada melhor do que o conhecimento nesse setor, pois além de aprender técnicas preventivas interessantes, tem ótimos equipamentos no mercado, câmeras, sensor de movimento, porteiro eletrônico, alarme entre outros.



4. Segurança eletrônica:

Hoje no tempo em que vivemos não podemos negligenciar os perigos do mundo virtual que vão desde golpes financeiros, pedofilia , e até assassinos em série que atuam marcando encontro em redes sociais, conhecimento para se proteger e ensinar até mesmos as crianças é extremamente necessário.


5. Combate corpo a corpo:

Finalmente chegamos a grande questão quando se trata da realidade das ruas, depois que todas as linhas de defesa se foram não é mais possível, evitar, negociar, fugir, a única alternativa para proteger a sua integridade física e de sua família é o confronto físico. Entenda, o que um combatente Urbano deve conhecer:


a) Não tem regras:

O único objetivo é a sua sobrevivência e a dos seus, não tem juiz, nem regras, não tem categoria de peso todas as armas e objetos a mão devem ser usados, da maneira mais feroz e impactante possível, só termina quando o seus oponente estiver no chão e não puder mais mover.


b) Armas Brancas:

Procure conhecer o manejo de maior possível de armas brancas possíveis bastões e facas principalmente, a legislação em alguns estados limitam o tamanho das lâminas a qual você deve portar, mas existem ótimas lâminas no mercado, com aço de boa durabilidade e resistência e cursos muito bons. Uma vez que iniciar o combate acerte o oponente em todos os pontos vitas, se estiver com bastões acerte crânio, ossos, faça o maior dano possível, se estiver com uma lamina como eu aconselho, já que a própria constituição lhe dá o direito de proteção a vida, fure órgãos, acerte pontos vitais, garganta, estomago, testículos, várias e várias vezes até o oponente cair. Lembre-se que em uma escalada de violência como discutimos anteriormente aqui neste momento você está se defendendo de um ataque letal.


c) Equipamentos não letais:

Aparelhos de choque, bastão retrátil, sprays, soco inglês, caneta tática entre outras coisas podem ser úteis, desde que você tenha um conhecimento minimo de luta corporal, pois muitos criminosos e lutadores de rua tem um nível de resistência a dor muito grande e estes itens muitas vezes podem não ser muito efetivos, como pode ser vistos em vários vídeos difundidos pela internet, então é bom te-los, mas não dependa deles.

d) Forma física:

Procure manter sua capacidade cardiorrespiratória boa, faça exercícios, mantenha a forma.


e) Técnicas de combate corpo a corpo:

Lembre-se na hora do combate, você não terá tempo, nem memória para lembrar de técnicas fantásticas e rebuscadas, o simples é sempre o melhor. Cabeçada na cara, joelhada, mordida na garganta, tijolada na cabeça, cotovelada, e todo tipo de coisa que poder causar maior dano possível deve ser usado.


Como disse no inicio desse post, cuidado com professores que se fantasiam como personagens de filmes, compram meia dúzia de livros de auto ajuda na sebo, e enchem a cabeça de seus alunos com fantasias e cenas de filmes de ação. Procure cursos de qualidade, hoje tem vários, é só pesquisar cursos específicos voltados para defesa de rua, cursos táticos, e treine com seriedade, compre um saco de treino e sempre use. Sempre seja crítico observe as coisas que seu mestre fala, sempre pesquise para ver se tem coerência. lembre-se todas as artes marciais são boas, porém cada uma tem um objetivo, mesmo que tenha alguns golpes interessantes, umas são mais voltadas para competição, outras para apresentação, coreografias e saúde.


f) Conhecimento em anatomia humana:


Esqueça bobagens de pontos de energia que paralisam o corpo, um combatente urbano deve estudar com seriedade para adquirir conhecimento e desenvolver habilidades. Em relação a combate tanto faz se é corpo a corpo, ou com arma de fogo, conhecimento de anatomia e fisiologia humana é imprescindível. Conhecer o sistema circulatório, órgãos vitais, articulações, todo esse conhecimento é precioso para virar a mesa na realidade das ruas, podendo salvar a sua vida e de sua família.


g) Comunicação:



Carregue sempre um celular e um cartão telefônico, depois que passar a situação de confronto, pode ser necessário para chamar socorro médico e a polícia, ou mesmo dizer a sua localização para seus familiares.


h) EDC (Everyday Carry) Combativo:

Sempre carregue e sempre busque aperfeiçoar seu EDC combativo. O desenvolva de acordo com sua realidade e condição econômica o seu acervo com itens de combate para você carregar no seu dia a dia.


Obras indicadas:


Livro: Arte da Gerra, Sun Tzu


Filosofia do Combate - J R R Abrahão


Defenda-se, Sanford Strong


Filmes: A Arte de Lutar



Conclusão


Espero que depois dessa análise, aquelas pessoas que estão procurando algum sistema de combate para se defender leve em conta os apontamentos feitos acima, são de extrema importância. Você e somente você tem o direito, dever e obrigação de zelar pelo seu bem estar e de sua família, não delegue esse direito e nem responsabilize terceiro. Apesar de ser um investimento alto, priorize, não deixe para depois que o lobo aparecer. Semper fi.


Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.


Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos










115 visualizações0 comentário
bottom of page