• Marsurvivor

Sobrevivencialismo Urbano: Planejamento da sua segurança residencial


Nossa casa é nosso refúgio e local de descanso e conforto, onde somos soberanos e podemos nos sentir protegidos. Porém para manter esse conforto e proteger o nosso direito de inviolabilidade de nosso domicílio de possíveis invasores e consecutivamente a segurança e bem estar de nossa família não podemos ficar atrelados apenas a proteção da lei, pois esta visa apenas agir após ocorrer o delito. Hoje vamos falar sobre dicas e opções para montar adequadamente a sua segurança residencial.


Antes de prosseguir leia com atenção: Nossas postagens tem como objetivo levar conhecimento e informação sobre temas referentes a legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal presentes em nossa Constituição Federal e Código Penal. O uso indevido dessas informações bem como suas consequências são de responsabilidade única e exclusivamente de quem as praticar. Por isso use o cérebro!!!


Após ler a mensagem acima pode continuar a leitura da matéria abaixo:


Protegendo seu castelo


1. Atendendo a porta

São inúmeros os casos de criminosos que usam os mais diversos recursos para ludibriar o morador da casa para que este abra a porta. Se disfarçar de agentes da companhia de luz, água, telefone, etc... Em outros casos se passam por vítimas de roubos e pedem para usar o telefone da casa para ligar para parentes. Ou simplesmente fingem que são sem-teto e pedem água ou comida para que depois que o morador abra a porta eles possam ataca-lo. Qualquer que seja a situação não abra a porta, use o olho mágico ou o porteiro eletrônico, não abra a porta para estranhos e instrua seus familiares para fazer o mesmo. Se a pessoa se apresentar como agente de alguma prestadora de serviço do qual você não requisitou peça para mostrar o crachá e depois fale que vai ligar para a empresa para comfirmar as informações e identidade, se for mentira com certeza ele fugirá. Se a pessoa disser que foi vítima de roubo e peça para usar o seu telefone diga que você vai ligar e para ela passar o número do telefone que quer que ligue. E no caso de pessoas pedindo ajuda e alimentos diga que não pode ajudar, pode parecer duro mas lembre-se são 64.000 homicídios e latrocínio por ano, 62.000 estupros e milhares de roubos, então não se coloque em risco nem seus familiares.



2. Iluminação

Uma casa bem iluminada externamente deixa uma boa visão para o morador do que está se passando, e também a noite dificulta para o criminoso se esconder. Outro ponto importante nunca se deve sair para se verificar barulhos estranhos a noite, pois isso é justamente que o criminoso quer, ao invés disso ligue a iluminação externa e diga que vai chamar a polícia.



3. Segurança eletrônica


São diversos os equipamentos disponíveis no mercado: câmeras de segurança que você póde acessar as imagens até do celular, sensores de movimento, porteiro eletrônicos, etc. São diversos modelos, qualidades e preços, pesquise e veja qual se adequa melhor para seu planejamento de segurança residencial.




4. Ofendículos X Armadilhas

Os ofendículos consistem em artefatos não intelegíveis utilizados para resguardar o patrimônio como cacos de vidro sobre os muros, eletrificação, arames farpados, sendo formas legais de se proteger.


Armadilhas como buraco apache, amardilha punj ou os famosos artefatos do tipo trabuco com cano e pólvora que disparam projéteis metálicos dos mais variados tipos são ilegais pois se enquadram em crimes de lesão ou homicídio premeditado uma vez a pessoa que se aproximar não terá qualquer aviso e será apenas ferida ou executada.




E o pior são inumeros os casos de pessoas inocentes, como crianças que entraram no quintal por curiosidade ou para pegar algum brinquedo que passou pelo muro sem querer e que são mortas nestas armadilhas.

Garoto morto por armadilha do tipo trabuco.



5 - Arma de fogo

Arma de fogo é um elemento essencial para a defesa residencial, pois se tudo falhar e os criminosos conseguirem invadir então você será a última linha de defesa entre ele e seus familiares. Porém não adianta apenas adquirir a arma de fogo como qualquer ferramenta de autodefesa deve ser usada de forma técnica com destreza e responsabilidade.


Faça cursos de manuseio de arma de fogo bem como técnicas de tiro defensivo/ofensivo e também cursos de progressão tática para saber se locomover de forma correta em locais fechados como uma residência são muito bons, inclusive com uso de lanternas para locais pouco iluminados também são essenciais. Contudo faça cursos em locais credenciados, com professores com experiência em área de segurança. Confira os vídeos abaixo, no primeiro uma senhora de 86 anos que morava sozinha consegue se proteger contra um invasor, e no segundo uma jovem mãe também consegue salvar o seu bebê contra dois criminosos armados com facas que invadiram sua casa para ver na prática a importãncia da arma de fogo na segurança residencial:




6 - Rota de fuga

Sempre tenha em mente uma rota de fuga, pois no pior cenário possível pode ser interessante enquanto os criminosos entram pela porta da frente você possa usar uma saída para os fundos fugindo com sua família, ou pelo quintal dos vizinhos para pedir ajuda.



7 - Quarto do Pânico

Para quem tem condição de se dispor de um dos comodos da casa e transforma-lo em um quarto do pânico, com portas e paredes devidamente protegidos e com telefone para pedir ajuda é realmente uma adição e tanto para sua segurança.




Conclusão


Como vimos existem diversas formas de deixar sua residência mais segura para manter o bem estar de sua família. Claro que cada pessoa tem necessidades particulares e capacidades financeiras diferentes, mas também é verdade que como preparadores e combatentes urbanos devemos nos planejar para criar formas de preservar nossa vida e de nossos ente queridos. E você sobrevivencialista, tem mais alguma sugestão que não está em um dos itens acima?


Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

25 visualizações
output_aBa1uU.gif
aaaaa1.png

Curta nossa página no Facebook:

Nossas redes sociais:

CONFACMARS.gif

Autor: Marcos Ribsantos

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Contador de Visitas

Contador de Visitas

thomas-richter-pistol-blue-turntable.gif

Biblioteca de Armas

Centro de Estudo MARS de Sobrevivenciali

Nossas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
output_HFM1Yq.gif
CSINerd.png

©2017 by Centro de Estudo MARS.