Sir Artur Conan Doyle, escritor, médico, jornalista, inventor, atleta, detetive consultor da Yscontland Yard, criou o grande personagem Sherlock Holmes. O detetive Sherlock Holmes, em suas aventuras com seu eterno aliado Doutor Watson, demonstra possuir várias características de seu criador. Holmes é descrito como conhecedor de várias técnicas de um sobrevivencialista urbano: auto defesa, observação do ambiente, manter uma aparência que não chame atenção, e sempre se preparando e pesquisando conhecimentos que irão ajudar futuramente. As suas histórias são um rico material sobre a mente de um sobrevivencialista urbano a frente de seu tempo.
Seu criador, o Sherlock da vida real
Arthur Ignatius Conan Doyle, escritor, jornalista e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um renomado e prolífico escritor cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção. Ele também foi um esplêndido esportista sendo que no boxe, futebol, esqui, críquete, bilhar, corrida de carros foram esportes em que ele se destacou. Durante sua estadia em Southsea, ele jogou futebol amador no time Portsmouth Association Club, na posição de goleiro, sob o pseudônimo A. C. Smith. Conan Doyle também era um grande jogador de críquete, e, entre 1899 e 1907, ele jogou dez partidas de primeira classe para o MCC. A sua maior pontuação foi de 43 jogando contra o London County em 1902. Jogava boliche ocasionalmente, jogando apenas em uma liga de primeira classe. Além disso,era um grande golfista, eleito como capitão do Clube de Golfe. Também era inventor (salva-vidas, capacete de aço para soldados e o método de impressão digital por gipsita foram suas invenções mais conhecidas). trabalhava até de detetive (auxiliando a Scotland Yard) nas horas vagas.
Quando a Guerra dos Boers começou, Conan Doyle declarou à sua família horrorizada que ele iria se voluntariar. Tendo escrito sobre muitas batalhas sem a oportunidade de testar suas habilidades como soldado, ele sentiu que essa seria sua última oportunidade de fazê-lo. Não surpreendentemente, sendo um pouco acima do peso aos quarenta anos, ele foi considerado inapto para se alistar. Sem perder um instante, ele se ofereceu como médico e navegou para a África em fevereiro de 1900. Lá, em vez de lutar contra balas, Conan Doyle teve que travar uma batalha feroz contra os micróbios. Durante os poucos meses que passou na África, viu mais soldados e médicos morrerem de febre tifóide do que feridas de guerra. A Guerra do Grande Boer , uma crônica de quinhentas páginas, publicada em outubro de 1900, era uma obra-prima militar. Não era apenas um relatório da guerra, mas também um comentário astuto e bem informado sobre algumas das deficiências organizacionais das forças britânicas na época, intitulado A Guerra na África do Sul: Causa e Conduta, justificando o papel do Reino Unido na guerra bôer. O panfleto foi traduzido para vários idiomas.
Conan Doyle acreditava que foi por causa deste panfleto que ele foi condecorado com o título de cavaleiro em 1902 e indicado como deputado-tenente de Surrey. Nos primeiros anos do século XX, Sir Arthur tentou entrar para o Parlamento do Reino Unido como um membro do Partido Unionista Liberal por duas vezes, uma em Edimburgo e outra em Hawick Burghs, mas, embora tenha recebido uma quantidade respeitável de votos, não conseguiu ser eleito.
Conan Doyle se envolveu na campanha pela reforma do Estado Livre do Congo, liderada pelo jornalista E. D. Morel e pelo diplomata Roger Casement. Em 1909, ele escreveu O Crime do Congo, um grande panfleto no qual ele denunciava os horrores daquele país. Ele se tornou um grande amigo de Morel e Casement, e é possível que eles, juntamente como Bertram Fletcher Robinson, tenham servido de inspiração para vários personagens do livro O Mundo Perdido.
Por algum tempo, Conan Doyle foi um amigo do mágico Harry Houdini, que ele acreditava realmente possuir poderes sobrenaturais ligados ao espiritismo.
O seu principal personagem Sherlock Holmes foi criado depois de observar, o Dr. Joseph Bell (1837-1911), um cirurgião de Edimburgo, era capaz de deduzir muito de sua vida e de seus hábitos. Isso impressionado, Arthur Conan Doyle, admitiu ter usado e ampliado seus métodos quando concebeu o detetive Sherlock Holmes. Bell inspirou não somente a criação da personalidade de Holmes, mas também o porte físico do detetive.
Livros sobre boxe do escritor
Ele morreu de ataque cardíaco aos 71 anos. Suas últimas palavras foram ditas à sua esposa: "Você é maravilhosa.". A tradução em português de seu epitáfio no seu túmulo no Cemitério de Minstead é:
"VERDADEIRO AÇO
LÂMINA AFIADA
ARTHUR CONAN DOYLE
CAVALHEIRO
PATRIOTA, MÉDICO & HOMEM DE LETRAS"
Sherlock Holmes
O personagem Sherlock Holmes, pode se dizer que era um homem a frente de sua época, sempre se preparando por meio conhecimentos e pesquisas variados em diferentes campos, técnicas de combate, várias qualidades dignas de um verdadeiro sobrevivencialista e combatente urbano. Ao longo das suas 60 histórias, fica claro o quanto a sua preparação era útil e salvou a sua vida e de seu parceiro veterano de guerra e médico Dr. Watson em várias ocasiões. Descrito como uma pessoa arrogante, que está correta sobre inúmeros assuntos e com deduções certeiras, possuía do aspecto erudito,orgulhoso, parece dominar vários assuntos, sem Doyle descrever seus estudos.
Holmes também era um ótimo lutador, possuía prática de diversas artes marciais como boxe, esgrima de armas brancas e de bengala e auto defesa urbana, o bartitsu.
Não se vê Holmes estudando sobre tudo, mas domina incrivelmente uma vasta quantidade de assuntos do conhecimento humano, tais como história, química, geologia, línguas, anatomia, literatura sensacionalista, etc.
Segundo Conan Doyle, criador do personagem, Sherlock Holmes viveu em Londres, no apartamento 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903, durante o último período da época Victoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Hoje, esse endereço é um museu dedicado a Sherlock Holmes.
Sherlock Holmes descreve-se como um "detetive consultor" (um dos exemplos é o início do livro "O Signo dos Quatro"), o que significa que as pessoas vêm-lhe pedir conselhos sobre os seus problemas, ao invés de se dirigir a elas. Doyle conta-nos que Holmes é capaz de resolver os problemas a ele propostos sem sair do seu apartamento, apesar de este não ser o caso em diversas de suas mais interessantes histórias, que requerem a sua presença. A sua especialidade é resolver enigmas singulares, que deixam a polícia desnorteada, usando a sua extrema faculdade de observação e dedução. Até hoje na cultura Pop, Sherlock Holmes continua fortemente presente, série TV, cinema, e quadrinhos. Já apareceu em várias histórias com Batman, ambos considerados os maiores detetives do mundo, com habilidades diversas combatem o crime em igualdade.
Bartitsu, a auto defesa de Sherlock
Edward William Barton-Wright.
Comments