top of page
Foto do escritorMarsurvivor

Bastões: Por que são fundamentais para montar sua autodefesa?



Dando continuidade as nossas postagens sobre montar a sua autodefesa, vamos falar hoje de um equipamento que vai te ajudar e muito em suas habilidades: o bastão. Os bastões não são apenas armas altamente contundentes que podem causar ferimentos graves e politraumatismos fatais, como também aumentam a sua habilidade no manuseio de outras armas.


Como veremos a seguir é uma arma muito versátil que tanto pode ser usada como defesa, como se fosse um escudo contra outras armas, como também serve para ataques, extremamente violentos, e até mesmo imobilização. Observação importante: As informações presentes nesta matéria são para o público maior de 18 anos, para fins de conhecimento didático, e treinamento combativo baseado na legítima defesa e estrito comprimento legal que estão em nossa constituição e Código Penal. O uso indevido dessas informações, bem como suas consequências é de responsabilidade única e exclusivamente de quem praticar e desobedecer a lei. Então use o cérebro.

Depois de ler a mensagem acima podem iniciar a leitura do artigo abaixo:


Bastões: Grandes possibilidade e aplicabilidades

Nossa capacidade de criar e manusear ferramentas graças ao nossa capacidade cognitiva, e nosso polegar opositor nos fez perceber desde o inicio dos tempos o potencial de um pedaço de madeira como arma.


Com o passar dos anos guerreiros foram refinando os modo de ataque e defesa com bastão. Mesmo depois de milhares de anos vemos agentes de segurança pública e privada utilizando esse instrumento, dada a sua versatilidade de uso. Ataque, defesa, imobilização, usando apenas um bastão ou de forma dupla. Sendo uma arma adaptável para várias situações de segurança pode ser usada apenas para conter um simples tumulto ou até mesmo utilizada de forma letal, em caso que sua vida corra risco. Sendo uma extensão das mãos o bastão é de fácil aprendizado e suas aplicações são diversas. Os praticantes das artes marciais filipinas os utilizam fazendo as mesmas técnicas exatas com e sem armas.

Agora vamos ver as vantagens táticas que os bastões podem oferecer:


São facilmente ocultáveis:


Ter o elemento surpresa pode fazer toda a diferença se ocorrer um incidente. Perder essa surpresa pode dar ao atacante a chance de desarmar você ou de atacar primeiro. Bastões de aço são dobráveis, leves e fáceis de usar. e hoje podemos encontrar com diferentes adaptações; com choques, soco inglês, automáticos, em forma de tonga:


Ajuda no aprendizado de outras armas:

O manuseio do bastão melhora a flexibilidade dos punhos, assim como suas técnicas de ataque defesa e imobilização são facilmente adaptáveis a outras armas como machado, facão, espada e ainda armas improvisadas.



Melhora os reflexos:

Um treino constante dos bastões aumentam de maneira incrível seus reflexos, o que vai fazer grande diferença no seu tempo de resposta na vida real. Fácil aprendizado: O aprendizado das técnicas de bastões são fáceis de aprender em curto espaço de tempo, afinal suas técnicas foram desenvolvidas para serem uma extensão dos movimentos naturais de nossos braços.


Eficaz:

Muito eficaz essa arma pode causar ferimentos traumatizantes, desde simples dor até politraumatismo. Pode ser usada apenas para imobilizar contendo o agressor, assim como matar em um momento de legitima defesa.



Armas improvisadas:

Como dito acima as técnicas do bastão seja o bastão simples, ou o duplos são adaptáveis a qualquer arma improvisada.

Não há proibição: Uma grande vantagem que não há proibição legal em relação ao bastão como ocorrem com outras armas em nosso país. Hoje, as armas são restritas em escolas, aeroportos, prédios do governo, aviões e bares.

Observação importante: Apesar dos bastões serem classificados como armas menos letais não se pode subestimar o seu poder de causar traumas. Porém para se extrair todo o potencial desse equipamento deve-se treinar corretamente. Devidamente protegido treino com um colega de confiança a aplicação das técnicas, tanto do bastão simples como o duplo, isso vai lhe garantir aumento de velocidade de resposta, e reflexos e desenvolvimento do seu estilo de luta.


Na outra dica, sempre estude anatomia humana, isso o ajudará e para aumentar a sua capacidade de neutralizar o adversário.


Abaixo estou disponibilizando um programa muito bom, usado por estudantes da área de saúde para estudar anatomia humana, isso com certeza vai te ajudar e muito, e não esqueça de visitar nossa biblioteca virtual.

Programa para Estudar Anatomia Humana

O Human Anatomy Atlas é um programa muito bacana para estudantes de medicina ou até mesmo profissionais que já atuam nesse segmento e desejam ter um livro de consultas gratuito que caiba no seu bolso. Ao todo, o software oferece 169 imagens altamente detalhadas e mais de 1000 nomes de estruturas musculares e esqueléticas.


Com uma interface bastante simples, o programa possibilita uma navegação fluida por todo o seu catálogo de ilustrações científicas e a possibilidade de marcar páginas como favoritas facilita ainda o acesso à um conteúdo específico. O melhor de tudo: não é necessário estar conectado à internet para estudar. Clique na imagem abaixo e baixe. Bons estudos.





Obras indicadas:

Livro:





Filmes:



Conclusão

Como vimos o bastão não é apenas uma ótima arma, o seu manuseio e prática desenvolve flexibilidade nos punhos auxiliando no manuseio de outras armas. E suas técnicas servem como base para a utilização em armas como espadas, machados e inclusive armas improvisadas. São fáceis de portar e muito eficazes para utilizar em ataques, defesas e imobilizações. O bastão é uma excelente arma para incorporar na montagem da sua autodefesa. Treine sempre próximo do real com um colega de confiança devidamente protegido. E não esqueçam procurem sempre aprender sobre anatomia humana para dinamizar suas técnicas de autodefesa. Bons Estudos.

Dúvidas? sugestões? Deixem nos comentários. Se gostaram deem um curtir e compartilhem. E não esqueçam de clicar em um dos anúncios para nos ajudar a continuarmos com nosso trabalho. Muito obrigado.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

Colaboração:

Dr. David S.



E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva à tudo e à todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.




76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page