Com certeza se você participa ativamente de redes sociais e fóruns de bate papo, já deve ter se deparado com essas criaturas. Eles estão por toda internet, esperando oportunidades e vitimas para atacarem. Terror de muitos youtubers e administradores novatos, que por serem ainda inseguros, chegam a entrar em depressão e desistir do seu trabalho. Sim, hoje vamos falar deles, os trolls, predadores virtuais que sem mais nada pra fazer espalham desarmonia e ódio por onde passam. e alguns casos podem levar suas vítimas a depressão e posteriormente até o suicídio. Quem são, como agem e como lidar com eles é o que veremos nessa postagem.
O que são os Trolls?
Tem um monte de definições sob o termo Troll, mas defini-lo da maneira mais simples possível:
Wikipedia define como:
"Alguém que publica mensagens inflamatórias, estranhas ou fora do tópico em uma comunidade on-line, como um fórum, sala de bate-papo ou blog, com a intenção principal de provocar uma resposta emocional ou de interromper a discussão normal no tópico. " Mas pode defini-lo da maneira mais simples possível:
“Ser um idiota na internet porque você pode. Normalmente, desencadeando um ou mais comentários cínicos ou sarcásticos sobre um inocente, porque é a internet e, ei, você pode ”.
Aqueles que não estão tão familiarizados com a definição de “troll” da gíria da Internet podem automaticamente pensar na criatura mítica do folclore escandinavo. O troll mitológico é conhecido por ser uma criatura feia, suja e furiosa que vive em lugares escuros, como cavernas ou debaixo de pontes, esperando para pegar qualquer coisa que passasse para uma refeição rápida.
Troll, criatura mítica do folclore escandinavo, compartilha características muito parecidas com seus irmãos virtuais.
O troll da internet é uma versão moderna da versão mitológica. Eles se escondem atrás de suas telas de computador e ativamente saem de seu caminho para causar problemas na internet. Como o troll mitológico, o troll da internet está zangado e perturbador de todas as maneiras possíveis, geralmente sem nenhum motivo real.
Um troll é uma classe especial de psicopata. Esses indivíduos desagradáveis são os sádicos do reino digital, os desajustados misantrópicos da era da informação. Ao contrário de uma pessoa normal, quando um troll entra em uma discussão on-line, ele não está buscando a verdade ou o esclarecimento. Ele geralmente nem sabe debater de maneira inteligente. Tudo o que ele quer é infligir dor, ridicularizar e humilhar uma pessoa específica.
Encontrar um troll da Internet pode ser uma experiência perturbadora, até mesmo assustadora, para alguém que não teve que lidar com um. Pode ser um evento inesperado, uma estranha reviravolta que leva a discussão a um outro nível. Você é pego de surpresa e se encontra lutando para se defender, em vez de explorar um tópico.
A principal ferramenta do troll é a acusação, as vezes ridiculariza o tema do fórum, as vezes os seus erros ortográficos, seus ideias, enfim, são infinitas as técnicas que usam para abalar emocionalmente a vítima. É uma forma de tortura psicológica, para derrubá-lo, distorcendo suas palavras contra você, torcendo suas declarações e batendo em um aspecto do seu ponto de vista. Não importa o que você declare, o troll irá questioná-lo como pessoa. Entenda isso imediatamente: é você como uma pessoa que eles estão atacando.
Ataques pessoais são frequentemente banidos em fóruns e não são tolerados em blogs e redes sociais. Os administradores tendem a bloquear e remover qualquer pessoa que se envolva em comportamento troll.
O troll não se importa. Trolls não seguem as regras ou termos de serviço. Eles pulam de uma plataforma e de um segmento de conversa para outro, causando o máximo de dano possível. Se eles forem expulsos de um site, eles tentarão retornar usando um nome de usuário diferente ou um computador diferente. Trolls são fáceis de reconhecer pelo seu modo de operação. Eles nunca vão cumprimentá-lo por uma declaração inteligente, ou admitir que sua pergunta é difícil de responder, ou suavizar a retórica com um emoticon sorridente.
Trolls acusam e insultam. Trolls atacam implacavelmente. Eles adoram chamar atenção, causar dor, fazendo com que outra pessoa se sinta mal. Trolls rapidamente passarão de uma discussão séria sobre um problema para um ataque pessoal contínuo.
O objetivo de um troll é interromper uma discussão on-line, escolher uma pessoa ou qualquer pessoa que expresse um determinado ponto de vista. Os Trolls também invadem uma apresentação em um canal de videoconferência ao vivo ou um podcast de áudio onde as pessoas podem telefonar e fazer as perguntas do apresentador.
Adolescente canadense Amanda Todd se suicidou após ser vítima de uma campanha de perseguição e intimidações pela internet.
Cada troll da internet tem uma história diferente e, portanto, diferentes razões para sentir a necessidade de vasculhar uma comunidade ou um indivíduo na internet. Eles podem sentir-se deprimidos, carentes de atenção, irritados, tristes, ciumentos, narcisistas ou alguma outra emoção da qual possam não estar totalmente conscientes e que influencie seu comportamento online.
Dolly Everett, que virou ícone de uma famosa marca de chapéu australiana, sofria com bullying on-line; pais convidaram autores das agressões para o funeral.
O que torna o trollar tão fácil é que qualquer um pode fazê-lo, e isso pode ser feito de um local seguro e isolado, em vez de interagir com os outros pessoalmente. Os trolls podem se esconder atrás de seus computadores, usar nomes diferentes, e avatares quando saem em busca de problemas, e depois que todos terminarem, eles podem continuar com suas vidas reais sem enfrentar quaisquer consequências reais.
Pai divulgou fotos de sua filha de 17 anos, Julia Derbyshire, morrendo em tentativa de acabar com o bullying online.
Não importa qual seja sua origem, os trolls gostam de atacar e humilhar, atacam maliciosamente pessoas inocentes e agem como um predador verbal. A trollagem pode se transformar em cyberbullying (com a intenção de causar sérios danos ou até mesmo suicídio).
Onde vivem essas criaturas?
Você pode encontrar trolls em quase todos os cantos da rede social. Aqui estão alguns lugares específicos que são bem conhecidos para atrair trolls.
Comentários de vídeos do YouTube: o YouTube é notório por ter uma avalanche de comentários agressivos, e sem qualquer sentido;
Comentários do blog: Em alguns blogs populares e sites de notícias que têm comentários ativados, você pode encontrar trolls xingando, xingamentos e causando problemas por causa disso. Blogs que cobrem temas controversos ou para aqueles que tendem a acumular muitos comentários de pessoas que querem compartilhar suas opiniões com o mundo.
Fóruns: Fóruns são feitos para discutir tópicos com pessoas que pensam como, mas de vez em quando, um troll vai entrar e começar a vomitar palavras negativas em todo o lugar. Se os moderadores do fórum não os proibirem, outros membros responderão com frequência e, antes que você perceba, o tópico será completamente excluído do tópico e se tornará apenas um grande argumento inútil.
E-mail: Existem muitos trolls que ativamente gastam tempo e energia para escrever mensagens de e-mail horríveis em resposta a pessoas com quem discordam, ficaram ofendidos ou simplesmente se divertem em perseguir por nenhuma razão significativa.
Facebook, Twitter, Reddit, Instagram, Tumblr ou praticamente qualquer site de rede social : Agora que quase qualquer um pode comentar sobre uma atualização de status, responder a um tweet, conversar em um tópico da comunidade ou enviar uma pergunta anônima, trollar é possível absolutamente em todos os lugares usados para interagir.
O Instagram é especialmente ruim, porque é uma plataforma muito pública que as pessoas usam para postar fotos de si mesmas,convidando todos e qualquer um para julgar suas aparições na seção de comentários.
Garota inglesa Hannah Smith de 14 anos, se suicidou após vários ser vítima de bullying virtual.
Comments