• Marsurvivor

Perfil Criminal: Tríade das trevas

Atualizado: 11 de Set de 2019


Algumas pessoas em nossa sociedade juntam as características mais sombrias e nefastas em sua personalidade apresentando uma série de comportamentos indesejáveis, incluindo agressividade, oportunismo sexual e impulsividade. Hoje nesta matéria vamos conhecer a tríade negrae como são e como agemem relação a outras pessoas e a socidadeos portadores deste grupo de características obscuras da personalidade.




Seres das trevas

Na psicologia , a tríade sombria se refere aos traços de personalidade do narcisismo , maquiavelismo e psicopatia. Pessoas com uma pontuação alta nessas características têm maior probabilidade de cometer crimes, causar sofrimento social e criar problemas graves para uma organização, especialmente se estiverem em posições de liderança (para obter mais informações, consulte psicopatia , narcisismo e maquiavelismo no local de trabalho ). Eles também tendem a ser menos compassivos, agradáveis, empáticos, satisfeitos com suas vidas e menos propensos a acreditar que eles e os outros são bons.


O narcisismo: caracterizado por grandiosidade , orgulho , egoísmo e falta de empatia.  Dentro do campo clínico / patológico, o narcisismo pode se manifestar de uma forma particularmente grave, conhecida como narcisismo maligno. O narcisismo maligno se apresenta não apenas com sinais e sintomas do narcisismo grandioso, mas também inclui características de paranóia, sadismo, agressão e psicopatia (principalmente comportamentos antissociais);


O maquiavelismo: caracterizado pela manipulação e exploração de outros, uma ausência de moralidade e um nível mais alto de interesse próprio;

A psicopatia: é caracterizada por comportamento antissocial contínuo, impulsividade , egoísmo , traços insensíveis, sem emoção, e falta de remorso.


Todas as três características da tríade negra são conceitualmente distintas, embora as evidências empíricas mostrem que elas se sobrepõem. Eles estão associados a um estilo interpessoal de manipulação insensível.


Até recentemente, a única maneira de capturar a Tríade Negra no laboratório era administrar longos testes medindo cada traço de personalidade separadamente. Com o desenvolvimento da escala "Dirty Dozen", no entanto, os psicólogos Peter Jonason e Gregory Webster (2010) estão agora possibilitando identificar essas características potencialmente problemáticas com uma escala de classificação simples de 12 itens.


A definição técnica da Tríade Negra, como declarada no artigo de Jonason e Webster, é bastante assustadora: "a Tríade Negra como um todo pode ser pensada como uma estratégia social de curto prazo, agêntica e exploradora ..." (p. 420 ) Isso significa, em termos mais simples, que as pessoas que mostram essas qualidades estão tentando se safar de agir contra os outros, a fim de alcançar seus próprios fins. Cada uma das qualidades individuais por si só pode dificultar a vida de quem conhece pessoas assim. Combinadas, as características da Tríade Negra em outra pessoa próxima a você podem ser prejudiciais à sua saúde mental.


As pessoas que pontuam alto nas medidas tradicionais da Tríade Negra que testam cada uma das três qualidades separadamente mostram um padrão de comportamento que de fato combina o pior de todos os mundos. Eles procuram múltiplos parceiros sexuais casuais. Quando alguém entra em seu caminho, ele age agressivamente para pegar o que quer. Por incrível que pareça, embora sua auto-estima não pareça ser mais alta ou mais baixa que outras, as pessoas que pontuam alto nas qualidades da Tríade Negra têm uma visão instável de si mesmas. Talvez refletindo a agressividade inerente à Tríade Negra, é mais provável que essas tendências sejam demonstradas pelos homens, particularmente aqueles que têm alto nível de psicopatia e maquiavelismo.


Os psicólogos estão apenas começando a descobrir os lados mais sombrios da Tríade Negra, e certamente aprenderemos mais sobre os problemas que eles criam para os outros (e eles mesmos) em um futuro muito próximo. Enquanto isso, a escala Dirty Dozen de Jonason e Webster pode oferecer uma maneira rápida de identificar o indivíduo da Tríade Negra em seu meio. Classifique cada item em uma escala de 7 pontos conforme você acha que se aplica a essa pessoa. Obviamente, você também pode avaliar essas qualidades para ver como se comporta:


  • Costumo manipular os outros para conseguir o que quero.

  • Eu tenho falta de remorso.

  • Costumo querer que outros me admirem.

  • Eu tenho tendencia a não me preocupar com a moralidade de minhas ações.

  • Eu usei o engano ou menti para conseguir o que queria.

  • Eu costumo ser insensível.

  • Eu usei a lisonja para conseguir o que queria.

  • Costumo procurar prestígio ou status.

  • Eu costumo ser cínico.

  • Eu costumo explorar os outros para o meu próprio fim.

  • Costumo esperar favores especiais dos outros.

  • Quero que os outros prestem atenção em mim.


A pontuação total pode variar de 12 a 84, mas você também pode dividir a balança nas três características da seguinte forma: Maquiavelismo = 1, 5, 7, 10; Psicopatia = 2, 4, 6, 9; Narcisismo = 3, 8, 11, 12. Entre os estudantes universitários testados em um estudo validacional posterior, Webster e Jonason (2013) relatam uma média de cerca de 36, com a maioria das pessoas marcando entre 33 e 39, o que significa que qualquer pessoa com mais de 45 anos será considerada muito alta na Tríade Negra total.


O que significa, então, possuir altos níveis das qualidades da Tríade Negra? Em uma investigação de como os outros percebem os traços da Tríade Negra, os psicólogos austríacos John Rauthmann e Gerald Kolar (2010) pediram a adultos não universitários, com idades entre 18 e 75 anos, que julgassem a "escuridão" percebida de cada qualidade da Tríade Negra. Dos três, o narcisismo foi considerado o "mais inteligente". Pessoas com alto nível de psicopatia e maquiavelismo podem causar danos a você, mas muitos narcisistas apenas se prejudicam. Pode-se argumentar que os narcisistas possuem qualidades que os outros consideram desejáveis, como serem mais atraentes fisicamente, charmosos, conscientes e orientados para as realizações. Rauthmann e Kolar sugerem que talvez o narcisismo deva ser visto como distinto do outro, que eles renomearam os "Dois Maliciosos". No entanto, outros estudos sugerem que, com o tempo, o brilho inicial das qualidades brilhantes do narcisista tende a desaparecer. As pessoas que interagem com narcisistas gostam cada vez menos deles quanto mais tempo gastam com eles.


Pode ser difícil para nós avaliarmos os traços da Tríade Negra e ver como nosso comportamento afeta o das pessoas que conhecemos. Rauthmann e Kolar descobriram que as pessoas avaliavam as consequências para outras dessas qualidades como piores quando cometidas por outras pessoas do que por si mesmas. Em outras palavras, não vemos os resultados prejudiciais de nosso próprio comportamento prejudicial quando direcionados a outras pessoas. Somos capazes de ver o mal que outros causam por suas próprias ações prejudiciais.


Evolução: A teoria da evolução também pode explicar o desenvolvimento de traços da tríade escura. Argumentou-se que o comportamento evolutivo prediz não apenas o desenvolvimento de personalidades da tríade negra, mas também o florescimento de tais personalidades. De fato, verificou-se que indivíduos que demonstram personalidade da tríade negra podem ser altamente bem-sucedidos na sociedade. No entanto, esse sucesso geralmente dura pouco. Quem assistiu a série House of Cards viu o quanto bem sucedido era o político congressista Francis Underwood, um verdadeiro predador político, porém as mesmas características responsáveis pelo seu sucesso, chegando a leva-lo a presidência, ao longo do tempo ficaram evidentes e foram expostas perante seus aliados e as demais pessoas conhecendo a sua verdadeira natureza e afastando a todos. 

O político Francis Underwood da série House of Cards.


Quarta característica obscura?

O Serial Killer Ted Bundy matou 35 mulheres e era detentor das característica da tríade negra mais o sadismo.


Vários pesquisadores sugeriram expandir a tríade escura para conter uma quarta característica sombria. O sadismo cotidiano, definido como o prazer da crueldade, é a adição mais comum. Enquanto o sadismo está altamente correlacionado com a tríade sombria, os pesquisadores mostraram que o sadismo prediz comportamentos anti-sociais além da tríade sombria. O narcisismo, psicopatia, maquiavelismo  e o sadismo são caracter´sticas que fazem partes dos assassinos em série mais perigosos e cruéis de todos os tempos.


Um bom exemplo é o serial killer americano Dennis Rader conhecido como O Assassino BTK (ou O Estrangulador BTK). "BTK" significa "Bind, Torture, Kill", que quer dizer "Amarrar-Torturar-Matar" que eram iniciais do padrão de ataque que fazia parte da sua infame assinatura. matou 10 pessoas no Condado de Sedgwick (e em torno de Wichita, Kansas), entre 1974 e 1991. Foi preso em 2005. Ele matava sua vítimas depois vestia suas roupas e usava uma mascara de boneca e tirava fotos.


Serial killer BTK exemplo perfeito da tríade das trevas mas sadismo.



Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos



25 visualizações
output_aBa1uU.gif
aaaaa1.png

Curta nossa página no Facebook:

Nossas redes sociais:

CONFACMARS.gif

Autor: Marcos Ribsantos

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Contador de Visitas

Contador de Visitas

thomas-richter-pistol-blue-turntable.gif

Biblioteca de Armas

Centro de Estudo MARS de Sobrevivenciali

Nossas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
output_HFM1Yq.gif
CSINerd.png

©2017 by Centro de Estudo MARS.