top of page
  • Marsurvivor

Narcoestado: O que é isso? O Brasil já é um?



Narcoestado. O termo se refere um país em que o comércio ilegal de entorpecentes constitui uma parte substancial da economiana. Se aplica a países cujas instituições políticas se encontram significativamente influenciadas pelo tráfico de drogas, e cujos líderes desempenham simultaneamente cargos como funcionários do governo e são membros das redes de tráfico de entorpecentes ilegais, amparados pelos respectivos poderes legais. O termo foi usado pela primeira vez para descrever a Bolívia após o golpe de Luis García Meza em 1980, que foi financiado principalmente com a ajuda de narcotraficantes. Outros exemplos bem conhecidos são Honduras , Guiné-Bissau , Afeganistão , México , Mianmar e Síria , onde os cartéis de drogas produzem, transportam e vendem drogas como captagon , cocaína , heroína e maconha.



Colômbia, onde o traficante Pablo Escobar comandou o Cartel de Medellín.


A partir de meados da década de 1970, os cartéis de drogas colombianos tornaram-se grandes produtores, processadores e exportadores de drogas ilegais , principalmente maconha e cocaína. O tráfico de drogas na Colômbia foi monopolizado por quatro cartéis do narcotráfico : Medellin , Cali , Norte del Valle e North Coast . [No entanto, alguns senhores da guerra guerrilheiros no conflito colombiano também estariam envolvidos no tráfico de drogas no país. O Cartel de Medellín já foi o maior cartel de drogas em operação na Colômbia, liderado por Pablo Escobar que concentrava suas operações na cidade de Medellín.


E no Brasil?


No Brasil desde os anos 90 o fenômeno da violência urbana se intensificou. Atualmente, existem mais de cento e cinquenta facções criminosas no Brasil (Confira nosso Sistema Confac, contador de facções criminosas). Há quem diga que o Brasil está caminhando a passos largos para completar este processo em breve. O sociólogo Thadeu Brandão já alertava em 2017 em entrevista a um site sobre a retroalimentação entre política e tráfico no Brasil e uma possibilidade de se tornar uma Colômbia. Claro que se analisarmos um País com sistema tripartite como o Brasil (Poderes executivo, legislativo e judiciário), altamente corrompido em todas as suas esferas e subcamadas e a crescente ideologia da bandidolatria própria de movimentos marxistas estamos realmente com um prognóstico altamente negativo.



Mas o que fazer?


Nós aqui do Centro de Estudo MARS continuaremos aqui para ajudar a trazer informação para você sobrevivencialista e combatente urbano, para você se proteger e a sua família também. Feliz 2023. Semper fi!



Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos


E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva a tudo e a todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


Grupo Centro de Estudo MARS de Sobrevivencialismo Urbano

9 visualizações0 comentário
bottom of page