top of page
  • Foto do escritorMarsurvivor

Legítima Defesa: Eviscerando, quebrando, e mutilando seu inimigo da forma correta


Dando continuidade as nossas postagens sobre como montar a sua autodefesa, hoje vamos falar sobre pontos vitais. Nós já falamos sobre alguns sistemas de autodefesa que podemos acrescentar as suas habilidades combativas, mas hoje vamos desenvolver ainda mais a a letalidade de nossos ataques. Nada adianta ter um acervo de conhecimento em diversas técnicas combativas, se não te um conhecimento real sobre pontos letais do corpo humano. Um verdadeiro combatente urbano deve saber onde se encontram os pontos fracos do inimigo para neutraliza-lo o mais rápido possível, salvando assim a sua vida e daqueles que dependem de você para protege-los.

Observação importante: As informações presentes nesta matéria são para o público maior de 18 anos, para fins de conhecimento didático, e treinamento combativo baseado na legítima defesa e estrito comprimento legal que estão em nossa constituição e Código Penal. O uso indevido dessas informações, bem como suas consequências é de responsabilidade única e exclusivamente de quem praticar e desobedecer a lei. Então use o cérebro.

Depois de ler a mensagem acima podem iniciar a leitura do artigo abaixo:

Se conheça por dentro, e conhecerá seu inimigo

Durante anos treinei vários sistemas de combate ampliando assim o meu conhecimento. Até que depois de trabalhar na área de segurança descobri que autodefesa urbana é muito mais do que treinar em uma academia na esquina e participar de campeonatos. Condicionamento físico e capacidade combativa é apenas a parte mecânica do jogo, entre muitas outras coisas você precisa conhecer os pontos de neutralização do seu inimigo. Isso você consegue conhecendo o básico de anatomia e fisiologia humana. Eu tive curso de medicina legal na faculdade. E também tive o prazer de ter aulas com dois legistas que davam aula criminologia e medicina legal. Acreditem isso de um upgrade incrível para o combate real, e com isso em vista fiz cursos de extensão em anatomia e fisiologia humana e também fiz curso de auxiliar de necropsia. Tive a oportunidade de assistir algumas autópsias e valeu muito a pena. Imaginem um cenário onde você está levando o seu filho para a escola, e quando está passando pela faixa de pedestre, um motorista freia em cima da faixa próximo a vocês. E você chama a atenção do motorista, e esse sai do carro nervoso com um barra de ferro. Isso de fato aconteceu, foi no Rio de Janeiro a alguns anos , o pai de família levou um golpe com a barra de ferro no topo da cabeça. Na reportagem mostrou que ficou com sequela, ficou com a mente igual de uma criança, e o motorista respondeu apenas por lesão corporal. Agora imagine, se no momento da confronto esse pai com apenas um único golpe pudesse ter rasgado com uma lâmina alguma artéria do agressor, ou perfurado algum órgão vital. O conhecimento anatômico pode ajudá-lo até mesmo com uma luta contra vários adversários. Ao invés de perder fôlego e energia, você pode por exemplo apenas dilacerar os pontos certos com sua karambit ou qualquer outra lâmina bem afiada, por exemplo, neutralizando assim o maior numero de oponentes. Comece a pesquisar, assistir vídeos na internet, abaixo vou listar algumas informações que podem ser valiosas entre a vida e a morte, apenas para que entendam a necessidade do conhecimento do corpo humano no estudo de autodefesa: Sistema circulatório: O coração bombeia o sangue , e o sangue por sua vez é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio até as células que transformam essas matérias em energia. Energia essa que permite realizemos várias ações: andar, correr, nadar, falar, raciocinar, enfim, tudo. O coração bate 72 vezes por minuto e a cada batida ele bombeia em média 70 ml de sangue, se uma artéria principal for rompida a pessoa pode morrer em poucos minutos, não dando tempo nem de socorrer. antes disso em segundo vai sentir fraqueza e começará a ficar com tontura e desorientação. Quando a perda de sangue chega a dois litros é irreversível, os órgãos entram em choque que e a pessoa morre de falência múltipla.


Além das artérias o coração é um ótimo alvo, mas se quiser perfura-lo com uma lâmina tem que ser do tórax de baixo para cima pois um golpe direto poderia prender a lâmina entre as costelas. E acredite em uma luta contra vários adversários essa é a ultima coisa que vai querer. Cérebro:

O rompimento do tronco encefálico na base do cérebro, pode levar o individuo a morte em sete décimos de segundos. Morte praticamente instantânea. Por isso os snypers ao dar o tiro de comprometimento, para derrubar os criminoso miram nesses pontos. Baleado nesse ponto o criminoso não tem como mandar impulso elétrico do seu cérebro para mão e puxar o gatilho, impedindo qualquer tipo de resposta do agressor.



Pulmões:

Quando o Pulmão é perfurado ele desinfla não conseguindo fazer a sucção do ar. O nome desse fenômeno é pneumotórax, depois geralmente ele começa a se encher de sangue ocasionando o Hemotorax, fazendo que o indivíduo morra aforado com o próprio sangue.


Não é a toa que em tiro defensivo geralmente se objetiva primeiramente dois tiros no peito utilizando a técnica double tap ou Toque duplo, pois se não acertar o coração, tem boa chance de acertar os pulmões. Porém assim como no caso do coração armas brancas não devem ser utilizadas diretamente no tórax do adversário, se estiver lutando contra mais de um.


Cabeça:

Ótimo pra levar uma madeirada, ou um golpe com barra de ferro, o crânio com sua estrutura calcária que facilmente se fratura com um instrumento contundente, isso sem falar que pode-se perfurar os olhos com uma lâmina, ou ainda introduzir uma caneta tática ou mesmo um lápis comum nos ouvidos ou narina até chegar ao cérebro. Porém assim como explicado acima no caso de tórax, o crânio não deve ser aplicado o golpe diretamente com a faca, pois se estiver lutando contra vários adversários, a faca pode simplesmente se prender ou dependendo da qualidade da lamina se quebrar. Outro ponto interessante é abaixo do queixo onde um punhal por exemplo poderia perfurar facilmente até o cérebro.



Massa visceral:

Fígado, baço e os rins: São ótimos pontos para se rasgar, sendo que um rasgo pode acertar as artérias como as hepáticas e esplênicas respectivamente do fígado e baço, por exemplo. Imagine você caído no chão em desvantagem, enquanto o adversário esta em cima de você tentando golpeá-lo, você pode facilmente sacar uma lâmina e perfurar varias vezes a altura de um desses órgãos, isso com certeza inverteria a situação.



Intestino Grosso:

Um bom rasgo ou um tiro nessa área pode fazer as fezes vazarem e envenenarem o sangue, fazendo com que as chances de sobrevivência sejam mínimas, por causa da infecção generalizada.


Coxa interna: Artéria femural um tiro ou rasgo nesse ponto pode ocasionar a morte do individuo em minutos. Vi dois casos: o primeiro de um segurança de um mercado que teve a coxa perfurada por um menor que tava furtando na loja, morreu em menos de vinte minutos. E outro caso foi um segurança de uma danceteria que se auto lesionou acidentalmente com seu revolver, também não deu tempo de chegar no hospital.

Outros pontos: Além dos pontos letais, ainda é muito importante conhecer ossos, articulações e os pontos mais sensíveis do corpo humano, isto vai dar um avanço radical no seu treino de combate paras ruas.


Sugestão:

Faça alvos com formas humanas como acima em cima de tábuas e marque os pontos letais, e comece a treinar movimentos com sua arma branca, sacando e marcando três a cinco pontos e depois aumente para dez. Isso vai te ajudar a criar uma memória física para utilizar no momento de crise, onde rapidez e reflexo é tudo.


Observação Importante:



Esqueça aquelas bobagens sobre pontos que paralisam e pontos de aculturara que podem ser usados como pontos mortais, que mostram em filmes ou professores irresponsáveis que dizem a seus alunos que isso existe, mas apenas para alguns. Isso é uma falsa propaganda para vender um sistema de defesa que se baseia em fantasia e imagens de filmes.


Acima citei apenas alguns pontos letais para a autodefesa em casos extremos, porém existem centenas. Procurem livros em bibliotecas ou sebos, ou ainda baixem esse programa fantástico 3D que disponibilizei abaixo para seu computador. O programa é tão bom que é possível fazer quase uma autopsia virtual conhecendo todos os órgãos do ser humano, simplesmente fantástico, baixe e bons estudos.


Programa para Estudar Anatomia Humana

O Human Anatomy Atlas é um programa muito bacana para estudantes de medicina ou até mesmo profissionais que já atuam nesse segmento e desejam ter um livro de consultas gratuito que caiba no seu bolso. Ao todo, o software oferece 169 imagens altamente detalhadas e mais de 1000 nomes de estruturas musculares e esqueléticas.

Com uma interface bastante simples, o programa possibilita uma navegação fluida por todo o seu catálogo de ilustrações científicas e a possibilidade de marcar páginas como favoritas facilita ainda o acesso à um conteúdo específico. O melhor de tudo: não é necessário estar conectado à internet para estudar. Clique na imagem abaixo e baixe. Bons estudos.




Obras indicadas:


Livros:


Filmes:




Conclusão:

Não adianta apenas aprender a parte técnica de combinações de diversas formas de combate se não conhece o básico de anatomia. Pois na rua você não quer marcar pontos, quer sobreviver a ataques de vários oponentes, ou um oponente bem mais forte, ou até mesmo armado. Sua vida estando em risco um ataque brutalmente com toda sua ferocidade e primitivismo nos pontos certos como artérias e veias principais e órgãos podem ser avassalador e causar até mesmo um choque psicológico em seus oponentes, caso seja mais de um, afinal ninguém quer morrer. Quando o primeiro sangue é derramado a coisa muda de figura. Não se esqueça que em muitas situações que podem surgir você pode estar até mesmo acompanhado de seus filhos e esposa. Então leve o se estudo para montar a sua sua autodefesa a sério, estude sempre que possível. Baixe o programa que indiquei acima, e visite nossa biblioteca virtual, e bons estudos. Não deixe para tomar medidas quando o lobo aparecer. Semper fi.

Pisão no pescoço, uma boa pedida.


Dúvidas? sugestões? Deixem nos comentários. Se gostaram deem um curtir e compartilhem. E não esqueçam de clicar em um dos anúncios para nos ajudar a continuarmos com nosso trabalho. Muito obrigado.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

Colaboração:

Dr. David S.




E não esqueça de visitar nossa biblioteca sobrevivencialista virtual, clicando na imagem abaixo:



Sobreviva à tudo e à todos. Seja o seu próprio Mestre. Autodefesa levada à sério.


75 visualizações0 comentário
bottom of page