• Marsurvivor

Como funciona a mente psicopata?


No dia a dia quando vemos o noticiário ou pesquisamos assuntos referente a área criminal nos deparamos com o mais variados grupos de predadores urbanos: criminosos, pedófilos, terrroristas, canibais, etc. E assim ficamos imaginando como essas pessoas conseguem ter prazer em passar uma vida causando tantas atrocidades, dor, e sofrimentos a outras pessoas como se não fizessem parte da mesma espécie humana, ou uma epécie humana diferente que apenas observa as suas vítimas como uma raça predatória superior.


Em 1970 o neurocientista Paul MacLean conseguiu nos fornecer esta resposta com sua teoria do cerebro trino, onde mostra facetas do desenvolvimento do cérebro humano durante a evolução o dividindo em três unidades funcionais diferentes. A sua pesquisa nos possibilitando fazer justamente um estudo desta estrutura o comparativo do homem comum e do portador de psicopatia para entendermos como um membro racional da mesma espécie pode se comportar de forma tão brutalmente adversa.


Antes de prosseguir leia com atenção: Nossas postagens tem como objetivo levar conhecimento e informação sobre temas referentes a legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal presentes em nossa Constituição Federal e Código Penal. O uso indevido dessas informações bem como suas consequências são de responsabilidade única e exclusivamente de quem as praticar. Por isso use o cérebro!!!


Após ler a mensagem acima pode continuar a leitura da matéria abaixo:

Três em um

Como mencionado acima os psicopatas são indivíduos portadores de transtorno de personalidade e capazes dos atos mais hediondos sem qualquer remorso. Ao contrários atos peversos que causam dor e angustia aos próximo é o que os motiva.  Mas como esses indivíduos podem ser tão frios em relação aos seus semelhantes como se estivessem frente a outra espécie? Em 1970 pelo neurocientista Paul MacLean, desenvolveu a teoria do cérebro trino apresentada em 1990 no seu livro “The Triune Brain in evolution: Role in paleocerebral functions”, discute o fato de que nós, humanos/primatas, temos o cérebro dividido em três unidades funcionais diferentes representando um extrato evolutivo do sistema nervoso dos vertebrados desenvolviido graças ao longo dos milhões. Sendo estas três divisões:

  • Cérebro Reptiliano

  • Cérebro dos Mamíferos Inferiores

  • Cérebro Racional


Cérebro Reptiliano

O Cérebro Reptiliano ou cérebro basal, ou ainda, como o chamou MacLean, “R-complex”, foi a primeira forma de estrutura neural surgida nos vertrebrados, sendo formado apenas pela medula espinhal e pelas porções basais do prosencéfalo. Esse primeiro nível de organização cerebral é capaz apenas de promover reflexos simples. Conhecido também como "cérebro instintivo", tem como característica a sobrevivência, ou seja a satisfação dos instintos primitvos ligados ao medo, fome, sede, acasalamento, defesa territorial, entre outras coisas.



Cérebro dos Mamíferos Inferiores

Quem cria cães e gatos sabem mais do que ninguém o quanto esses animais são empaticos. conseguem exprimir como ninguem alegria, tristeza, ciúme, raiva, frutração, vergonha. E nós humanos herdamos na transmissão evolutiva justamente estas características dos mamíferos anteriores a nós, o cérebro emocional. O cérebro emocional também conhecido como “Paleommamalian Brain”, é o segundo nível funcional do sistema nervoso e, além dos componentes do cérebro reptiliano, conta com os núcleos da base do telencéfalo, responsáveis pela motricidade grosseira; pelo Diencéfalo, constituído por Tálamo, Hipotálamo e Epitálamo; pelo Giro do Cíngulo; e pelo hipocampo e parahipocampo. Esses últimos componentes são integrantes do Sistema Límbico, que é responsável por controlar o comportamento emocional dos indivíduos, daí o nome de Cérebro Emocional. Esse nível de organização corresponde ao cérebro da maioria dos mamíferos. E graças a essa estrutra é que somos capazes de ter emoção e se importar com o próximo.


Cérebro Racional

Com o surgimento da espécie humana à 350 mil anos surgiu mais uma nova estrutura cerebral, dando origem ao cérebro racional. Conhecido também como neocórtex, é compostos pelo córtex telencefálico. Esse por sua vez é dividido em lobos, sendo esses:


Frontal: o mais derivado dos lobos cerebrais, responsável pelas funções executivas;

Parietal: responsável pelas sensações gerais;

Temporal: responsável pela audição e pelo olfato;

Occipital: responsável pela visão;

Insular: responsável pelo paladar e gustação.


O cérebro racional é o que diferencia o homem/primata dos demais animais. Segundo Paul MacLean é apenas pela presença do neocórtex que o homem consegue desenvolver o pensamento abstrato e tem capacidade de gerar invenções. Conquistando todo o mundo físico e desenvolvendo novos mundo a explorar, como o virtual.



E o cérebro do psicopata?

Como vimos acima temos estas três estruturas: cérebro instintivo, emocional e racional que formam o cérebro do homem comum, já os psicopatas têm menos conexões entre o córtex pré-frontal ventromedial (ou vmPFC, uma parte do cérebro responsável por sentimentos como empatia e culpa) e a amígdala, relacionada ao medo e ansiedade. Apesar de muitos psicopatas possuirem QI elevado até mesmo à nível intelectual de gênio são incapazes de desenvolverem emoções positivas. Apenas possuerem capacidade de sentir raiva, medo e prazer em dominio, de exercer o seu poder. Como o assassino em massa Unabomber, gênio matematico com 167 de QI formado em Havard.

Assassino em massa Unabomber.


Muitas pesquisas em universidades pelo mundo foram feitas com criminosos em presídios, serial killers etc, e o resultado é o mesmo, como se pode ver nas imagens abaixo áreas ligada as emoções no córtex pré frontal é possível ver atividade a deficiência das sinapses. Ou seja o psicopata possui o cérebro instintivo e o racional, porém não possuem a emocional coordenado para equilibrar.

Ele é capaz de usar sua estrutura racional para mentir, trapacear, ferir e matar outras pessoas para satisfazer o seu cerebro instintivo ligado a satisfação do prazer. Prazer aqui no cérebro emocional deficiente dos psicopatas está ligado a poder e domínio de outras pessoas de diversas formas.

Desde um cargo de comando dentro de uma instituição, empresa ou área política e até tortura e morte de forma direta no caso dos criminosos e serial killers. Pode-se se dizer que um pedófilo, estuprador, assassino em série é filosóficamente menos humano do que seu cãozinho de estimação.

Cabeça de Diogo Alves, assassino em série responsável pela morte de mais de 70 pessoas em exposição na Universidade de medicina em Lisboa.


Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.

Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos

42 visualizações
output_aBa1uU.gif
aaaaa1.png

Curta nossa página no Facebook:

Nossas redes sociais:

CONFACMARS.gif

Autor: Marcos Ribsantos

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Contador de Visitas

Contador de Visitas

thomas-richter-pistol-blue-turntable.gif

Biblioteca de Armas

Centro de Estudo MARS de Sobrevivenciali

Nossas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
output_HFM1Yq.gif
CSINerd.png

©2017 by Centro de Estudo MARS.