segunda-feira, 6 de maio de 2019

Combate Urbano: Uma Nova Realidade para um Novo Tempo



e - Combate corpo a corpo: Finalmente chegamos a grande questão quando se trata da realidade das ruas, depois que todas as linhas de defesa se foram não é mais possível, evitar, negociar, fugir, a única alternativa para proteger a sua integridade física e de sua família é o confronto físico. Entenda, o  que um combatente Urbano deve conhecer:
e.1 - Não tem regras
O único objetivo é a sua sobrevivência e a dos seus, não tem juiz, nem regras, não tem categoria de peso todas as armas e objetos a mão devem ser usados, da maneira mais feroz e impactante possível, só termina quando o seus oponente estiver no chão e não puder mais mover.
e.2 - Armas Brancas
Procure conhecer o manejo de maior possível de armas brancas possíveis bastões e facas principalmente, a legislação em alguns estados limitam o tamanho das lâminas a qual você deve portar, mas existem ótimas lâminas no mercado, com aço de boa durabilidade e resistência e cursos muito bons. Uma vez que iniciar o combate acerte o oponente em todos os pontos vitas, se estiver com bastões acerte crânio, ossos, faça o maior dano possível, se estiver com uma lamina como eu aconselho, já que a própria constituição lhe dá o direito de proteção a vida, fure órgãos, acerte pontos vitais, garganta,  estomago, testículos, várias e várias vezes até o oponente cair. Lembre-se que em uma escalada de violência como discutimos anteriormente aqui neste momento você está se defendendo de um ataque letal.

e3 - Equipamentos não letais
 Aparelhos de choque,  bastão retrátil, sprays, soco inglês, caneta tática entre outras coisas podem ser úteis, desde que você tenha um conhecimento minimo de luta corporal, pois muitos criminosos e lutadores de rua tem um nível de resistência a dor muito grande e estes itens muitas vezes podem não ser muito efetivos, como pode ser vistos em vários vídeos difundidos pela internet, então é bom te-los, mas não dependa deles.


e4 - Forma física
Procure manter sua capacidade cardiorrespiratória boa, faça exercícios, mantenha a forma.
e5 - Técnicas de combate corpo a corpo
Lembre-se na hora do combate, você não terá tempo, nem memória para lembrar de técnicas fantásticas e rebuscadas, o simples é sempre o melhor. Cabeçada na cara, joelhada, mordida na garganta, tijolada na cabeça, cotovelada, e todo tipo de coisa que poder causar maior dano possível deve ser usado. Como disse no inicio desse post, cuidado com professores que se fantasiam como personagens de filmes, compram meia duzia de livros de auto ajuda na sebo, e enchem a cabeça de seus alunos com fantasias e cenas de filmes de ação. Procure cursos de qualidade, hoje tem vários, é só pesquisar cursos específicos voltados para defesa de rua, cursos táticos, e treine com seriedade, compre um saco de treino e sempre use.  Sempre seja crítico observe as coisas que seu mestre fala, sempre pesquise para ver se tem coerência. lembre-se todas as artes marciais são boas, porém cada uma tem um  objetivo, mesmo que tenha alguns golpes interessantes, umas são mais voltadas para competição, outras para  apresentação, coreografias e saúde.
e6 - Comunicação
Carregue sempre um celular e um cartão telefônico, depois que passar a situação de confronto, pode ser necessário para chamar socorro médico e a polícia, ou mesmo dizer a sua localização para seus familiares.
Conclusão
Espero que depois dessa análise, aquelas pessoas que estão procurando algum sistema de combate para se defender leve em conta os apontamentos feitos acima, são de extrema importância. Você e somente você tem o direito, dever e obrigação de zelar pelo seu bem estar e de sua família, não delegue esse direito e nem responsabilize terceiro. Apesar de ser um investimento alto, priorize, não deixe para depois que o lobo aparecer.
                                                                                            Marcos Ribeiro
Obras indicadas
Livro: Arte da Gerra, Sun Tzu

Filosofia do Combate - J R R Abrahão

Defenda-se, Sanford Strong

Filmes: A Arte de Lutar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...